
A Câmara Municipal de Descalvado recebeu, na manhã deste sábado (22), uma mobilização do Agosto Lilás voltada ao enfrentamento da violência contra a mulher. Promovido por iniciativa da presidente da Casa, vereadora Dra. Vanisse Gonçalves, e da Procuradoria Especial da Mulher de Descalvado, o encontro lotou o plenário e reuniu autoridades, representantes do Legislativo e profissionais ligados à rede de proteção e atendimento às vítimas.
Entre os participantes estiveram o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes, o juiz da Vara da Família de São Carlos, Dr. Paulo César Scanavez, o defensor público Dr. Lucas Pinheiro, presidentes de Câmaras Municipais da região e vereadores. A programação incluiu ainda palestra de Claudia Cury, com foco na conscientização, prevenção e fortalecimento das ações de combate à violência contra a mulher.

Durante o evento, Lucão Fernandes ressaltou a importância de ampliar o acesso da população às informações sobre os serviços disponíveis para acolhimento e proteção. “Quero parabenizar a Dra. Vanisse por trazer esse debate para dentro da Câmara e proporcionar conhecimento para a população. É fundamental que todos saibam que existe uma rede de apoio e proteção e conheçam os caminhos que uma mulher pode buscar quando estiver vivendo uma situação de violência”, afirmou.
O presidente da Câmara de São Carlos acrescentou que a informação é um dos instrumentos necessários para melhorar a resposta aos casos de violência. “Quanto mais informação tivermos, mais preparados estaremos para acolher e proteger”, declarou. Durante a palestra, Claudia Cury também homenageou Lucão Fernandes, destacando sua atuação e o trabalho desenvolvido na defesa e no enfrentamento à violência contra a mulher.
A presidente da Câmara de Descalvado, Dra. Vanisse Gonçalves, destacou a necessidade de ampliar a articulação entre os municípios. Segundo ela, a participação em iniciativas promovidas pela Câmara de São Carlos, entre elas o São Carlos por Elas, contribuiu para reforçar a importância de uma atuação integrada entre diferentes cidades e setores envolvidos na proteção das mulheres.
Na avaliação da vereadora, o enfrentamento à violência doméstica não deve ficar limitado às fronteiras de cada município. A proposta é fortalecer uma rede regionalizada, capaz de integrar Legislativo, Judiciário, Defensoria Pública e demais serviços responsáveis pelo acolhimento, orientação e encaminhamento das vítimas.
Ao final do encontro, foi assinado o Protocolo Lilás, instrumento criado para estabelecer um fluxo de atendimento e organizar a atuação da rede de proteção. A medida busca melhorar a integração entre os órgãos e serviços responsáveis por receber, orientar e encaminhar mulheres em situação de violência.
A presença de representantes de diferentes municípios reforçou a necessidade de ações conjuntas no enfrentamento à violência contra a mulher. A articulação regional, associada à informação, capacitação e definição de fluxos de atendimento, é considerada fundamental para garantir que as vítimas encontrem acolhimento, proteção e orientação quando procurarem ajuda.























