Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

Gustavo Pozzi avalia Parlamento Jovem e defende educação cívica nas escolas

Projeto reuniu 22 propostas de estudantes de 17 escolas estaduais entre 19 e 21 de agosto; parlamentar destaca parceria com a Diretoria de Ensino como fundamental para o projeto
Redação 22 de agosto de 2026
pozzi2

PAULO MELLO

O vereador Gustavo Pozzi (PP) avaliou positivamente a 8ª edição do Parlamento Jovem, realizada entre quarta-feira (19) e sexta-feira (21) na Câmara Municipal de São Carlos, durante entrevista concedida neste sábado (22) ao programa Primeira Página no Ar, da São Carlos FM 107,9. Professor da rede estadual e coordenador do projeto, Pozzi destacou a importância da iniciativa para a formação política dos jovens e para a aproximação dos estudantes com o Poder Legislativo.

O Parlamento Jovem reproduz etapas de uma sessão da Câmara e coloca os estudantes em contato direto com as atividades desempenhadas pelos vereadores. Na edição deste ano, foram apresentados 22 projetos elaborados por alunos de 17 escolas estaduais do município. Os participantes assumiram funções de vereadores e assessores, elegeram a Mesa Diretora, utilizaram a tribuna, discutiram propostas e participaram das votações.

Para Pozzi, um dos principais resultados do projeto é permitir que o estudante deixe de observar a política apenas de fora e passe a compreender como as decisões são construídas. “O interesse dos estudantes de ensino médio de vivenciarem na prática o trabalho dos vereadores e vereadoras, elaborando projetos de leis e debatendo na Câmara Municipal temas de grande importância para o nosso município e, principalmente, para formação política dos jovens”, afirmou o parlamentar ao falar sobre a preparação da edição deste ano.

Durante a entrevista, o vereador também chamou atenção para o caráter de educação cívica da iniciativa. Segundo ele, aproximar os jovens do Legislativo não significa direcioná-los partidariamente, mas oferecer conhecimento sobre as instituições, sobre o processo de elaboração das leis e sobre os instrumentos que a população possui para participar das decisões públicas.

A parceria com a Unidade Regional de Ensino de São Carlos foi apontada pelo vereador como essencial para que o Parlamento Jovem alcance os estudantes da rede estadual. “Se não existisse essa parceria, dificilmente conseguiríamos fazer o Parlamento Jovem acontecer, porque quem tem a capacidade de reunir todos esses alunos é a Unidade Regional de Ensino”, afirmou Pozzi. Segundo ele, a cooperação permite que a Câmara leve às escolas “esse projeto de educação cívica e uma orientação geral de como funciona a política para os estudantes de ensino médio de São Carlos”.

Professor efetivo da rede estadual, onde leciona disciplinas da área de Ciências Humanas, Pozzi relaciona a experiência em sala de aula ao trabalho desenvolvido no Legislativo. Para o parlamentar, o contato dos estudantes com situações concretas de debate, argumentação, elaboração de propostas e votação contribui para desenvolver o senso crítico e ampliar a compreensão sobre cidadania e responsabilidade pública.

Criado em 2018, o Parlamento Jovem é de autoria de Gustavo Pozzi e Paraná Filho e busca oferecer aos participantes uma jornada semelhante ao processo legislativo real. “A Câmara tem boa vontade, estrutura, tem como fazer, mas a Diretoria de Ensino tem a matéria-prima, os alunos, que vão receber formação e ter oportunidade de vivenciar o momento do que é o Parlamento”, explicou Pozzi sobre a importância da participação das escolas no projeto.

Na avaliação do vereador, a experiência também contribui para diminuir a distância entre a sociedade e a Câmara Municipal. Ao conhecer o funcionamento do Legislativo, os estudantes passam a entender que questões relacionadas à educação, saúde, mobilidade, segurança, meio ambiente e outros serviços públicos também são objeto de discussões políticas e decisões que interferem diretamente no cotidiano da população.

Pozzi defende, por isso, a continuidade e o fortalecimento do Parlamento Jovem. Para o vereador, permitir que estudantes ocupem o plenário, apresentem ideias, defendam propostas e participem de votações é uma forma de transformar conceitos de cidadania ensinados na escola em experiência prática — contribuindo, segundo sua avaliação, para formar jovens mais preparados para acompanhar, cobrar e participar das decisões que envolvem o futuro de São Carlos.

 

 


Post navigation

Previous: Justiça de São Carlos reconhece imunidade de ICMS-Importação para a Santa Casa em compra de equipamento contra o câncer
Next: Agosto Lilás reúne autoridades em Descalvado e reforça rede regional de proteção às mulheres

LEIA TAMBÉM

nanny
  • SÃO CARLOS

Nany Lê Du mais que dobra de tamanho e vai inaugurar loja no Shopping São Carlos

Redação 8 de outubro de 2026
sangue
  • SÃO CARLOS

Santa Casa de São Carlos fica sem sangue O negativo

Redação 8 de outubro de 2026
rede
  • SÃO CARLOS

São Carlos fortalece rede de proteção a crianças e adolescentes com deficiência

Redação 7 de outubro de 2026
Supermercados-Ruscito-Dia-das-Crianças
mix-lateral
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Nany Lê Du mais que dobra de tamanho e vai inaugurar loja no Shopping São Carlos
  • Guarda apreende drogas em terreno no Jardim Icaraí, em Ibaté
  • Santa Casa de São Carlos fica sem sangue O negativo
  • Guarda flagra furto de fiação em casa no Centro
  • São Carlos fortalece rede de proteção a crianças e adolescentes com deficiência

Você pode ter perdido

nanny
  • SÃO CARLOS

Nany Lê Du mais que dobra de tamanho e vai inaugurar loja no Shopping São Carlos

Redação 8 de outubro de 2026
Guarda apreende drogas em terreno no Jardim Icaraí, em Ibaté
  • POLÍCIA

Guarda apreende drogas em terreno no Jardim Icaraí, em Ibaté

Redação 8 de outubro de 2026
sangue
  • SÃO CARLOS

Santa Casa de São Carlos fica sem sangue O negativo

Redação 8 de outubro de 2026
fios
  • POLÍCIA

Guarda flagra furto de fiação em casa no Centro

Redação 8 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Nany Lê Du mais que dobra de tamanho e vai inaugurar loja no Shopping São Carlos 8 de outubro de 2026
  • Guarda apreende drogas em terreno no Jardim Icaraí, em Ibaté 8 de outubro de 2026
  • Santa Casa de São Carlos fica sem sangue O negativo 8 de outubro de 2026
  • Guarda flagra furto de fiação em casa no Centro 8 de outubro de 2026
  • São Carlos fortalece rede de proteção a crianças e adolescentes com deficiência 7 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}