Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Audiência em Santa Eudóxia discute expansão urbana, proteção ambiental e “chacreamento”
  • SÃO CARLOS

Audiência em Santa Eudóxia discute expansão urbana, proteção ambiental e “chacreamento”

O assessor especial João Muller afirma que encontro nesta quarta (17) abre debate inédito no distrito de Santa Eudóxia
Redação 16 de dezembro de 2025
MULLER3

PAULO MELLO
Da redação

A revisão do Plano Diretor de São Carlos terá, nesta quarta-feira (17), uma audiência pública no distrito de Santa Eudóxia, às 18h, no salão/pátio da Igreja São Sebastião, com participação aberta à população. Em entrevista à São Carlos FM, o assessor especial do prefeito Netto Donato (PP), João Muller, disse que “todo e qualquer cidadão pode participar”, inclusive se inscrevendo para falar e apresentar “sugestões, propostas, críticas”.

Segundo Muller, a audiência marca um movimento inédito da administração municipal ao levar o debate aos distritos. “É a primeira vez que a administração pública vai até Santa Eudóxia e Água Vermelha ouvir as duas comunidades”, afirmou. Ele explicou que preparou a apresentação com levantamento de dados e imagens, incluindo consultas a bases como o IBGE. “As pessoas às vezes não entendem como é que funciona… você tem que fazer consulta, buscar imagem, buscar informações”.

O foco, em Santa Eudóxia, será a possível expansão urbana e seus limites. Muller criticou o Plano Diretor de 2016 por não prever crescimento no distrito. “O último Plano Diretor, 2016, não deixou nenhuma possibilidade de expansão urbana… alegando que era uma região de interesse paisagístico”, disse. Para ele, a realidade local exige outra leitura: “O distrito… é cercado por produção de cana-de-açúcar. Como que você não vai deixar essa possibilidade?”.

Além do tema urbanístico, o assessor citou a proposta de criação de uma Área de Interesse Ambiental (AIA) para proteger uma mata local. “Nós queremos decretar ela no Plano Diretor como Área de Interesse Ambiental, para que nunca se pense em fazer a supressão dela”, afirmou, referindo-se a uma área de cerca de dois alqueires. Muller chamou o trecho de “pulmão do distrito”, destacando a intenção de dar blindagem legal permanente.

Um terceiro ponto do encontro será o que ele chamou de “chacreamento”, com definição de zonas para condomínios de chácaras ligados ao potencial turístico e ambiental. “A gente começou a entender que… tem uma possibilidade de definir algumas zonas de expansão para chacreamento”, explicou, citando a presença de rios importantes na região, como Quilombo e Mogi Guaçu, e a ideia de atrair moradores de São Carlos e de outras cidades para uso em fins de semana e feriados.

Muller contextualizou as dificuldades históricas de crescimento do distrito, apontando distância e gargalos de acesso. “Santa Eudóxia… desde a sua fundação, tem só setecentas casas… três mil pessoas”, afirmou, lembrando que a primeira ampliação relevante teria ocorrido apenas em 1979 e citando, depois, conjuntos e ocupações regularizadas ao longo das décadas. Ele atribuiu parte do travamento à falta de emprego local e ao impacto de regras urbanísticas. “Não tem grandes demandas… porque você também não tem muito emprego naquela região”. Ainda assim, citou como exemplo a aquisição (em andamento) de uma área para viabilizar cerca de 30 a 33 unidades habitacionais, e defendeu que o Plano Diretor deixe prevista a possibilidade de novas indústrias: “Nós devemos deixar tudo isso previsto… a possibilidade inclusive de novas indústrias”.

Na entrevista, o assessor também comentou o tema da transposição do Rio Mogi, dizendo que não vê viabilidade de uma ponte pelo custo e pela lógica viária atual. “Uma ponte dessa hoje seria coisa de trinta e sete, cinquenta milhões de reais”, afirmou, sugerindo que uma alternativa poderia ser uma balsa motorizada, diante da redução do nível do rio: “O nível do Mogi é muito baixo… tem período que você fica só com o fundo”.

Com exclusividade ao Primeira Página no Ar, Muller relatou uma visita realizada na véspera [segunda-feira, 15] com o vice-prefeito Roselei Françoso (MDB) e secretários, em reuniões no DER, Artesp e na Secretaria de Parcerias e Investimentos (SPI). Ele disse que levaram três pedidos e classificou como mais urgente a duplicação no trecho conhecido como “da TAM até a entrada de São Carlos”. “Nós não podemos mais ficar sem essa duplicação”. O segundo pedido, de acordo com ele, trata de melhorias/duplicação na estrada em direção a Descalvado até a região do Santuário da Babilônia, citando acessos “em nível” e risco de acidentes. O terceiro ponto foi uma intervenção para aliviar o congestionamento na entrada de São Carlos para quem chega pela SP-318, com discussão sobre alargamento e estudos de tráfego.

Ao final, Muller respondeu a perguntas sobre aterro sanitário e cemitérios. Sobre resíduos, afirmou que o município tem contrato de PPP até 2030, sem “preocupação” no curto prazo. Já sobre sepultamentos, alertou que a capacidade atual seria de cerca de dois anos e disse que a Prefeitura discute alternativas, incluindo parceria para um novo cemitério e tratativas com a Igreja Católica para uma proposta no Santuário da Babilônia. “Se a gente encontrar nesses dois anos um parceiro, ótimo”, disse, citando ainda a possibilidade de nova ampliação do Nossa Senhora do Carmo e mencionando um projeto de cemitério vertical em área já aprovada.

Ao lado de Muller, o coornador de revisão do Plano Diretor, Agnaldo Spaziani Junior, reforçou o convite para a audiência desta quarta (17) e detalhou os próximos passos da revisão: a partir de 28 de janeiro de 2026, haverá nova audiência às 18h com público específico (setores produtivos e entidades), seguida de mais encontros em fevereiro e oficinas em março. A expectativa, segundo ele, é concluir o processo e encaminhar o texto à Câmara até maio: “Estamos trabalhando para conseguir fazer tudo isso até maio”.

 

Assista a entrevista na íntegra:

 

 



Post navigation

Previous: Casa em construção é alvo de furto no Jequitibá; prejuízo de R$ 3,5 mil
Next: Campanha “Um Bom Natal Para Todos” quer garantir ceia a 500 famílias em situação de vulnerabilidade

LEIA TAMBÉM

FEIRA0PET
  • SÃO CARLOS

Feira no Canil Municipal garante adoção de 13 animais em São Carlos

Redação 13 de abril de 2026
BBB2
  • SÃO CARLOS

Big Fone movimenta Praça do Mercado e reúne centenas de fãs em ação da ACISC em São Carlos

Redação 13 de abril de 2026
nei
  • SÃO CARLOS

Greve dos servidores avança e Sindspam cobra reabertura de negociação com a Prefeitura

Redação 13 de abril de 2026
350x350
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(17)-1
Jornal-Ruscito-(17)-2
Jornal-Ruscito-(17)-3
Jornal-Ruscito-(17)-4
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Cartório Eleitoral Itinerante realiza 215 atendimentos no Paço de Ibaté
  • GCM de Ibaté inicia Estágio de Qualificação Profissional 2026
  • Feira no Canil Municipal garante adoção de 13 animais em São Carlos
  • Big Fone movimenta Praça do Mercado e reúne centenas de fãs em ação da ACISC em São Carlos
  • Karatê de Ibaté conquista medalhas nas finais do Campeonato Paulista em São Bernardo do Campo

Você pode ter perdido

eleitoral1
  • IBATÉ

Cartório Eleitoral Itinerante realiza 215 atendimentos no Paço de Ibaté

Redação 13 de abril de 2026
GCMIBATE2
  • IBATÉ

GCM de Ibaté inicia Estágio de Qualificação Profissional 2026

Redação 13 de abril de 2026
FEIRA0PET
  • SÃO CARLOS

Feira no Canil Municipal garante adoção de 13 animais em São Carlos

Redação 13 de abril de 2026
BBB2
  • SÃO CARLOS

Big Fone movimenta Praça do Mercado e reúne centenas de fãs em ação da ACISC em São Carlos

Redação 13 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}