Com a chegada da Black Friday e do período de compras de Natal, o Sicoob Crediacisc reforça a importância do planejamento financeiro para evitar endividamento e garantir uma experiência de consumo mais segura e consciente.
Estudo Black Friday 2025, realizado pela consultoria Gauge em parceria com a agência W3haus, citado pela Revista Exame, aponta expectativa para a semana oficial do evento de movimentação de R$ 13,6 bilhões, 16,5% a mais do que em 2024.
O diretor-presidente do Sicoob Crediacisc, José Fernando Domingues, destaca o papel da cooperativa em apoiar o consumo responsável. “Nosso compromisso é orientar os cooperados para que aproveitem as oportunidades sem prejudicar o orçamento. Planejamento e informação são essenciais para transformar esse período em algo positivo para as famílias e para a economia local”, afirma.
Para enfrentar um mês de grande volume de ofertas e evitar compras por impulso, os consumidores devem fazer um diagnóstico das finanças, definir limites de gastos, pesquisar preços com antecedência e optar por pagamentos à vista sempre que possível.
O cuidado deve ser redobrado quanto aos sites falsos, e-mails suspeitos, práticas de preços maquiados e condições de parcelamento que podem comprometer os primeiros meses de 2026.
O educador financeiro e secretário executivo do Sicoob Crediacisc, Marcos Alberto Martinelli, reforça que a Black Friday pode ser uma aliada — desde que usada com estratégia.
“A Black Friday é uma oportunidade para antecipar compras de Natal, economizar e distribuir melhor o impacto financeiro do fim de ano. Quando o consumidor utiliza educação financeira, evita frustrações, dívidas e mantém a saúde financeira em dia”, orienta.
Para apoiar esse processo, o Sicoob disponibiliza ferramentas e soluções que auxiliam no controle de gastos durante todo o período de compras. No App Sicoob, é possível acompanhar despesas em tempo real, simular compras e organizar limites. Já o Cartão Sicoob oferece opções de crédito com condições diferenciadas e benefícios no programa Coopera, que permite acumular pontos e resgatar recompensas. Produtos como conta poupança e investimentos também contribuem para proteger metas financeiras, mesmo em épocas de maior consumo.
“É preciso ter em mente que logo após as festas o próximo ano começa com IPTU, IPVA, matrícula escolar e uma série de compromissos batendo à porta”, frisa Martinelli. Os cooperados do Sicoob Crediacisc são orientados em procurar as unidades presenciais em São Carlos, Dourado e Ribeirão Bonito para mais orientações e informações.

















