A Câmara Municipal de Ibaté realizou na noite desta quarta-feira (29), às 18h30, a 20ª Sessão Ordinária da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, sob a presidência da vereadora Viviane Serafim Makiyama e secretariada pelo vereador Hícaro Costa. Estiveram presentes os vereadores Elizeu Rosa Sales, Gilmar Cardoso dos Santos, Hícaro Costa, Ivani Almeida da Silva, Jaqueline Inácio Mota, Jonas Davi Peruchi, Valdecir Emílio de Souza, Viviane Serafim Makiyama e Waldir Siqueira.
Durante a sessão, foi aprovada a ata da reunião anterior, de 13 de outubro, por seis votos favoráveis e dois contrários. A abertura dos trabalhos contou com a leitura de um trecho da Bíblia, feita pelo vereador Val Construtor. Entre os destaques, os vereadores Gilmar Santos e Ivani do Cruzado apresentaram um projeto de lei que propõe denominar a atual Praça dos Três Poderes como Praça dos Três Poderes Zé Parrella, em homenagem ao ex-prefeito José Luiz Parrella, encaminhado às comissões permanentes para análise.
A vereadora Ivani do Cruzado também apresentou uma indicação para melhorias no trânsito municipal, incluindo a instalação de um semáforo na Avenida São João, na rotatória do Jardim Cruzado, e lombadas eletrônicas em diversas vias, como as avenidas XV de Novembro, São Paulo, Maestro Adão de Oliveira e Antonio Guaraty, entre outras — todas aprovadas por unanimidade. Além disso, apresentou moções de pesar pelos falecimentos de Angelo Donizete Lorençoni e Rodrigo Pedro, bem como moção de congratulações aos professores pelo Dia do Professor, todas aprovadas por unanimidade.
A vereadora Jaqueline Inácio Mota (Jaque Motta) propôs estudos técnicos sobre árvores com risco de queda em locais públicos e reparos na Rua Conselheiro Moreira de Barros e na Praça São Benedito, além de moção de congratulações aos servidores públicos municipais pelo Dia do Servidor Público — também aprovada por unanimidade. Já a presidente Viviane da ONG apresentou requerimentos sobre castração e adoção de animais, solicitando informações sobre a lista de espera, espécies e fichas de adoção, além de indicar que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) entregue os animais somente a partir dos 60 dias de vida, já vermifugados, castrados e microchipados. Ela também sugeriu o cadastramento de protetores independentes e colônias de gatos no programa Ibaté em Ação, e apresentou moção de reconhecimento aos protetores de animais, aprovada por unanimidade.
Os vereadores Elizeu do Cruzado e Waldir Siqueira apresentaram projeto de lei que institui o Selo “Amigo dos Animais”, destinado a reconhecer estabelecimentos e cidadãos que promovem ações de proteção e bem-estar animal, encaminhado às comissões. A dupla também protocolou requerimentos solicitando informações ao Executivo sobre o transporte de pacientes da zona rural, o quadro de servidores da Secretaria de Obras, os concursos públicos municipais e o serviço de tapa-buracos na Rua Pedro Pereira com José Giro, todos aprovados — três deles por maioria e um por unanimidade.
Na Ordem do Dia, os vereadores aprovaram, por unanimidade, três projetos enviados pela Prefeitura Municipal: o Projeto de Lei nº 804/2025, que trata da modernização da estrutura administrativa do Poder Executivo; o Projeto nº 826/2025, que autoriza concessões de uso de bens públicos a entidades privadas conforme a Lei Municipal nº 2.497/2009; e o Projeto nº 827/2025, que autoriza abertura de crédito adicional suplementar de R$ 2.472.000,00 para cobrir parte da folha de pagamento de outubro e despesas operacionais.
Na tribuna, fizeram uso da palavra os vereadores Jaque Motta, Gilmar Santos, Elizeu do Cruzado, Professor Hícaro e Val Construtor. Encerrando a sessão, as vereadoras Ivani do Cruzado e Viviane da ONG utilizaram o espaço de Explicação Pessoal. A 20ª sessão foi marcada por debates propositivos, homenagens e aprovações unânimes em pautas de relevância social, administrativa e ambiental para o município de Ibaté.


















