
O Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos”, em São Carlos, recebeu 320 estudantes de escolas do município em setembro. As turmas, da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, participaram de atividades sobre a história e a cultura afro-brasileira, com música, dança e visitas às exposições. O número considera apenas os alunos, sem contar os professores e coordenadores que acompanharam os grupos.
As visitas foram organizadas de acordo com a faixa etária. Participaram crianças de 5 e 6 anos, da Educação Infantil, e estudantes de diferentes anos do Ensino Fundamental, incluindo turmas de 8º e 9º anos.
Durante as atividades, os alunos conheceram aspectos da história da população negra e suas contribuições para a formação da sociedade brasileira e de São Carlos. As turmas também conheceram a trajetória de Odette dos Santos, referência da comunidade negra são-carlense que dá nome ao espaço.
Instrumentos e dança
A programação foi além das exposições. Os estudantes puderam manusear instrumentos de origem africana, conhecer seus sons e explorar diferentes ritmos, atividade que despertou especialmente o interesse das crianças menores. As turmas também participaram de uma vivência de dança afro e conheceram a biblioteca e os demais espaços do Centro.
Para a chefe da Seção de Promoção da Igualdade Racial, Carmelita Maria da Silva, as visitas reforçam o papel educativo do espaço. “O Centro de Cultura Afro precisa ser um lugar vivo, de encontro, aprendizado, memória e pertencimento. Quando as crianças e os adolescentes conhecem a história da população negra por meio da música, da dança, da literatura e das experiências que o espaço oferece, contribuímos para uma educação mais respeitosa, representativa e antirracista”, afirmou.





















