Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • DESTAKE
  • GERAL

COVID-19 | SP anuncia vacinação de novos grupos com comorbidades e deficiências

Redação 5 de maio de 2021
CORONAVAC02
Doses serão disponibilizadas a partir da próxima semana para grávidas, puérperas e pessoas com idade de 55 a 59 anos com doenças crônicas, além de deficientes permanentes nessa faixa etária

 

O Governador João Doria anunciou nesta quarta-feira (5) a vacinação contra COVID-19 para novos grupos com comorbidades e deficiências a partir da próxima semana, incluindo grávidas, puérperas e adultos com idade de 55 a 59 anos.

“O Governo do Estado de São Paulo vai iniciar a vacinação das pessoas com deficiência, grávidas e adultos com comorbidades. No total, nestes três grupos de vacinação que estamos anunciando hoje, serão vacinadas mais de um milhão de pessoas no Estado de São Paulo”, afirmou Doria.

No dia 11 de maio, começa a vacinação das gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto) com idade acima de 18 anos e com comorbidades, totalizando 100 mil mulheres no Estado. A partir dessa data, também serão imunizadas as pessoas com deficiência permanente que têm entre 55 e 59 anos e recebem benefício de prestação continuada da assistência social, o BPC. Serão contempladas outras 30 mil pessoas neste grupo.

A partir do dia 12 de maio, doses serão ofertadas às pessoas nesta mesma faixa etária (55 a 59) que possuem uma ou mais comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde (verifique a lista disponível no final do texto). A expectativa é imunizar 900 mil pessoas com este perfil em SP.

“Nós estamos caminhando e gostaríamos de ter mais celeridade neste processo, mas precisamos de mais vacinas. O Estado de São Paulo, em números absolutos, é aquele que mais vacina. Estamos com todas as unidades trabalhando, tanto a unidade básica como o sistema drive-thru, e continuaremos vacinando, mas precisamos de mais vacinas”, disse a Coordenadora Geral do Programa Estadual de Imunização, Regiane de Paula.

As orientações referentes aos requisitos para os que pertencem a estes três novos grupos podem ser conferidas abaixo.

Nesta quinta-feira (6), começa a vacinação dos idosos com 60, 61 e 62 anos. Já na próxima segunda-feira (10), será a vez dos adultos que fazem parte dos seguintes grupos: Síndrome de Down, pacientes em tratamento de hemodiálise (Terapia Renal Substitutiva) e transplantados que utilizam imunossupressores.

Orientações e requisitos para vacinação dos novos grupos:

Para receber as doses, qualquer pessoa com comorbidades e que integre os grupos anunciados deve apresentar comprovante da condição de risco por meio de exames, receitas, relatório ou prescrição médica. Os cadastros previamente existentes em Unidades Básicas de Saúde (UBS) também podem ser utilizados.

A orientação vale tanto para as pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos quanto para as pessoas com Down, em hemodiálise e transplantados – para este último grupo, é também recomendável a apresentação de receita médica do medicamento imunossupressor em utilização pelo paciente.

As grávidas em qualquer período gestacional deverão também apresentar comprovante de acompanhamento e/ou pré-natal ou laudo médico. As puérperas, ou seja, as mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias, podem utilizar a declaração de nascimento da criança.

Já as pessoas com deficiência permanente precisam apresentar o comprovante do recebimento do Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC).

Relação de comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde:

• Doenças Cardiovasculares
• Insuficiência cardíaca (IC)
• Cor-pulmonale (alteração no ventrículo direito) e Hipertensão pulmonar
• Cardiopatia hipertensiva
• Síndromes coronarianas
• Valvopatias
• Miocardiopatias e Pericardiopatias
• Doença da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas
• Arritmias cardíacas
• Cardiopatias congênitas no adulto
• Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados
• Diabetes mellitus
• Pneumopatias crônicas graves
• Hipertensão arterial resistente (HAR)
• Hipertensão arterial – estágio 3
• Hipertensão arterial – estágios 1 e 2 com lesão e órgão-alvo e/ou comorbidade
• Doença Cerebrovascular
• Doença renal crônica
• Imunossuprimidos (transplantados; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas em uso de corticoides; pessoas com câncer).
• Anemia falciforme e talassemia maior (hemoglobinopatias graves)
• Obesidade mórbida
• Cirrose hepática

 

 

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: POLÍTICA | Governo anuncia investimento de R$ 1,2 bilhão no ‘Novas Estradas Vicinais’
Next: SÃO CARLOS | ‘Vida Nova São Carlos’ entrega obras de contrapartida à Prefeitura

LEIA TAMBÉM

GOV-SP
  • GERAL

Seis candidatos disputam o governo de São Paulo; estado tem 34,1 milhões de eleitores

Redação 27 de setembro de 2026
sertaneja
  • GERAL

Aparecida Sertaneja promove encontro de Ricky Vallen e Ivan Barreto nesta segunda-feira

Redação 27 de setembro de 2026
terra
  • GERAL

Leyde & Laura e Jayne são destaques do Terra da Padroeira neste domingo

Redação 26 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • PM usa helicóptero Águia e localiza Hilux dentro de canavial às margens da SP-318
  • ACISC apoia Congresso de Saúde no Trabalho e Corrida da Unimed no fim de semana
  • ACISC debate impactos da Reforma Tributária para empresas em São Carlos
  • APIMENTANDO: “não vai ficar impune”, “aqui não passa nada” e recado ao prefeito
  • Reunião no 38º Batalhão define estratégia de segurança, transporte e atendimento médico para a 47ª TUSCA

Você pode ter perdido

hilux
  • POLÍCIA

PM usa helicóptero Águia e localiza Hilux dentro de canavial às margens da SP-318

Redação 29 de setembro de 2026
acisc-eventos
  • SÃO CARLOS

ACISC apoia Congresso de Saúde no Trabalho e Corrida da Unimed no fim de semana

Redação 29 de setembro de 2026
acisc-mrz
  • SÃO CARLOS

ACISC debate impactos da Reforma Tributária para empresas em São Carlos

Redação 29 de setembro de 2026
APIMENTANDO
  • APIMENTANDO

APIMENTANDO: “não vai ficar impune”, “aqui não passa nada” e recado ao prefeito

Redação 29 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • PM usa helicóptero Águia e localiza Hilux dentro de canavial às margens da SP-318 29 de setembro de 2026
  • ACISC apoia Congresso de Saúde no Trabalho e Corrida da Unimed no fim de semana 29 de setembro de 2026
  • ACISC debate impactos da Reforma Tributária para empresas em São Carlos 29 de setembro de 2026
  • APIMENTANDO: “não vai ficar impune”, “aqui não passa nada” e recado ao prefeito 29 de setembro de 2026
  • Reunião no 38º Batalhão define estratégia de segurança, transporte e atendimento médico para a 47ª TUSCA 29 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}