
A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, abriu inscrições para o curso gratuito de processamento caseiro de carnes, realizado em parceria com o SENAR São Paulo. A formação é voltada à qualificação profissional e ao incentivo ao empreendedorismo local.
O curso será oferecido entre os dias 27 e 31 de julho, no SENAR, localizado na Rua Jesuíno de Arruda, nº 2.431, no Centro. As aulas ocorrerão de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 22h30, com carga horária total de 24 horas.
As inscrições podem ser feitas até esta quinta-feira, 23 de julho, na Casa do Trabalhador “Antônio Cabeça Filho”, situada na Avenida São Carlos, nº 1.839. O atendimento acontece das 8h30 às 16h30.
Ao todo, estão disponíveis 15 vagas. O curso é destinado a pessoas alfabetizadas e maiores de 16 anos. Para efetuar a inscrição, os interessados devem apresentar RG, CPF e comprovante de endereço.
Durante a formação, os participantes aprenderão técnicas de processamento artesanal de carnes, boas práticas de higiene, manipulação segura de alimentos, conservação e armazenamento. O conteúdo também inclui a produção de embutidos e derivados.
A programação ainda abordará possibilidades de geração de renda e empreendedorismo, com orientações que podem contribuir para a criação de pequenos negócios no setor alimentício.
A iniciativa busca ampliar as oportunidades de qualificação e inserção profissional em São Carlos, oferecendo conhecimento prático a quem pretende aprender uma nova atividade e transformar a capacitação em fonte de renda.





















