Foto: Agência Brasil
A Guarda Municipal de Ibaté deteve na tarde desta terça-feira (18), um homem por desacato, ameaça, desobediência e resistência durante patrulhamento preventivo no Jardim Cruzado. A ocorrência foi registrada na Rua Matão, esquina com a Rua Itirapina, próximo à Rua Benedito Barreto.
De acordo com o relatório da corporação, a equipe realizava ronda preventiva quando avistou o indivíduo, que, ao perceber a aproximação da viatura, passou a gritar: “moio, é a Guarda Municipal!”. Segundo informações da GCM, “o mesmo indivíduo já havia sido orientado em outras oportunidades pelas equipes de serviço acerca da ilicitude de associar-se à atividade de tráfico de drogas”.
Diante da fundada suspeita, a equipe determinou ordem de parada para realização da abordagem. O indivíduo, porém, recusou-se a obedecer e passou a hostilizar os agentes com palavras de baixo calão. Com a resistência e a negativa em acatar a ordem legal, foi necessário o uso moderado e proporcional da força para contê-lo.
Mesmo após imobilizado, o suspeito permaneceu exaltado e teria ameaçado os guardas, afirmando que “com a farda eles eram machões” e que “sem ela veriam o que aconteceria”. Para garantir a segurança da equipe e do próprio detido, os agentes utilizaram algemas conforme a Súmula Vinculante nº 11, que autoriza o uso em casos de risco de fuga ou agressão.
O homem foi conduzido à Delegacia de Polícia de Ibaté, onde permaneceu à disposição da autoridade policial para as providências cabíveis. Ele responderá pelos crimes de desacato, ameaça, desobediência e resistência.

















