Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • GERAL | Pesquisadora produz vídeos para ensinar professores a lidar com crianças com autismo
  • SÃO CARLOS

GERAL | Pesquisadora produz vídeos para ensinar professores a lidar com crianças com autismo

Redação 26 de agosto de 2020
PESQUISADORA
Tutoriais deverão estar disponíveis para consulta no final de setembro

 

Relatos de educadores e pesquisas científicas apontam que a realidade de muitos professores da Educação Básica tem sido frustrante quando precisam lidar com crianças com autismo e que mesmo os profissionais formados em Educação Especial encontram dificuldades na hora de trabalhar com elas.

Pensando nisso, a professora da rede municipal de São Carlos, Viviane Macedo, mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), produziu três vídeos que ensinam algumas técnicas baseadas na Análise do Comportamento Aplicada para quem ainda não conhece a maneira correta de ensinar pessoas com autismo.

Com o material, os professores poderão aprender a aplicar uma das várias avaliações de preferência de escolha que existem na literatura científica. A educadora, que também se especializou no Instituto LAHMIEI Autismo da UFSCar, explica que identificar os itens reforçadores de uma criança é uma das ferramentas fundamentais para instalar e fortalecer novos comportamentos.

Nos vídeos, são ensinados desde como organizar o ambiente, até o registro de informações da maneira correta e a aplicação de procedimentos. A pesquisadora espera que os educadores possam entender como analisar o comportamento das crianças com autismo, para que seja mais fácil saber quais tarefas ensinar e como ensinar. A dissertação de mestrado de Macedo, que deu origem aos vídeos, tem a orientação de Celso Goyos, docente do Departamento de Psicologia (DPsi) da UFSCar, e será defendida no fim de setembro. Os tutoriais serão divulgados após a defesa.


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: IBATÉ | Rogério Machado dos Santos perdeu todos seus documentos e pede ajuda para reencontrar. Compartilhe!
Next: POLÍTICA | TSE aprova reserva de recursos para negros nas eleições de 2022

LEIA TAMBÉM

luisa
  • SÃO CARLOS

Professora de São Carlos recebe veículo zero quilômetro da campanha de Natal da ACISC

Redação 6 de fevereiro de 2026
ecovias
  • SÃO CARLOS

Viaduto do Tangará será interditado neste fim de semana para instalação de passarela metálica

Redação 6 de fevereiro de 2026
CARNAFESC
  • SÃO CARLOS

Carnaval da FESC 2026 promete folia para todas as gerações em São Carlos

Redação 6 de fevereiro de 2026
banner_350x550
drogaria2
Jornal-Ruscito-(15)-1
Jornal-Ruscito-(15)-2
Jornal-Ruscito-(15)-3
Jornal-Ruscito-(15)-4
banner_350x350
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Professora de São Carlos recebe veículo zero quilômetro da campanha de Natal da ACISC
  • Viaduto do Tangará será interditado neste fim de semana para instalação de passarela metálica
  • Carnaval da FESC 2026 promete folia para todas as gerações em São Carlos
  • Audiência pública sobre Plano Diretor acontece no Onovolab com foco em inovação
  • São Carlos fecha 2025 com saldo positivo de 1.893 empregos formais, aponta Informativo Econômico da ACISC

Você pode ter perdido

luisa
  • SÃO CARLOS

Professora de São Carlos recebe veículo zero quilômetro da campanha de Natal da ACISC

Redação 6 de fevereiro de 2026
ecovias
  • SÃO CARLOS

Viaduto do Tangará será interditado neste fim de semana para instalação de passarela metálica

Redação 6 de fevereiro de 2026
CARNAFESC
  • SÃO CARLOS

Carnaval da FESC 2026 promete folia para todas as gerações em São Carlos

Redação 6 de fevereiro de 2026
ONOVOLAB
  • SÃO CARLOS

Audiência pública sobre Plano Diretor acontece no Onovolab com foco em inovação

Redação 6 de fevereiro de 2026

Calendário

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Professora de São Carlos recebe veículo zero quilômetro da campanha de Natal da ACISC 6 de fevereiro de 2026
  • Viaduto do Tangará será interditado neste fim de semana para instalação de passarela metálica 6 de fevereiro de 2026
  • Carnaval da FESC 2026 promete folia para todas as gerações em São Carlos 6 de fevereiro de 2026
  • Audiência pública sobre Plano Diretor acontece no Onovolab com foco em inovação 6 de fevereiro de 2026
  • São Carlos fecha 2025 com saldo positivo de 1.893 empregos formais, aponta Informativo Econômico da ACISC 6 de fevereiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}