Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

DELICIA
RCSERVICOSTOPO
CORTAFOGO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • GERAL | UFSCar desenvolve sistema para auxílio no combate à COVID-19
  • SÃO CARLOS

GERAL | UFSCar desenvolve sistema para auxílio no combate à COVID-19

Redação 12 de julho de 2020
UFSCAR01
Pesquisadores desenvolvem sistema inteligente para intubações traqueais decorrentes do coronavírus e outras complicações

Em virtude da preocupação mundial sobre o crescimento de casos da COVID-19 no Brasil e no mundo, a atenção dos pesquisadores voltados para a área da saúde ganhou destaque. Além da busca por soluções que evitem o contágio e transmissão do novo Coronavírus, a dinâmica dos ambientes hospitalares também apresenta fatores de risco, a exemplo do procedimento que pode estabilizar um quadro de falência respiratória: a intubação traqueal. Questionando a pouca disponibilidade de dispositivos para realizar o controle da pressão dos balonetes dos tubos traqueais visando preservar a respiração do paciente durante cirurgias que envolvem anestesia geral ou quadros de complicação respiratória grave, um pesquisador do Departamento de Medicina da UFSCar trouxe o tema para a universidade visando discutir uma solução que facilitasse o trabalho de todos os profissionais da área da saúde através da utilização de um dispositivo nacional. Foi assim que teve origem a patente de invenção “Sistema para aquisição, armazenamento e transmissão da pressão do balonete de próteses endotraqueais” – o Cuffômetro inteligente – cujo depósito de pedido de patente foi realizado nesta sexta-feira (10/07) junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial com titularidade da Universidade Federal de São Carlos.

Com o início da pandemia, o pesquisador e médico Rafael Luís Luporini percebeu a necessidade da Santa Casa de São Carlos em adquirir aparelhos de medição da pressão do balonete de próteses endotraqueais para garantir a vedação adequada do tubo orotraqueal à traqueia do paciente e assim levar a ventilação correta do mesmo. Isso porque os fabricantes e representantes nacionais que possuem licença junto a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não deram conta de suprir o estoque internacional, além de elevar o preço do material. Entendendo que a intubação traqueal é considerada um método de suporte avançado à vida, mas que a técnica poderia se popularizar e tornar mais necessária durante a pandemia, Luporini se reuniu com os pesquisadores Rafael Vidal Aroca da Computação; Fernando Guimarães Aguiar, Leonildo Bernardo Pivotto e Marcos Tan Endo da Engenharia Mecânica; e Heitor Vinicius Mercaldi da Engenharia Elétrica e, em menos de 30 dias, foi desenvolvido o cuffômetro inteligente, um dispositivo inédito capaz de manter e auxiliar na vedação adequada do sistema de intubação traqueal em pacientes em terapia intensiva e emergência intubados.

Num procedimento de intubação hospitalar convencional, um tubo de plástico é conectado ao respirador que é inserido na traqueia do paciente. No entanto, para realizar a ventilação, é necessário vedar este tubo com a traqueia do paciente através de balões infláveis. Para isso, após a inserção do tubo, uma seringa de ar é utilizada para insuflar o balonete até completa vedação a fim de evitar a transferência de secreções e permitir uma ventilação mecânica adequada.

De acordo com um dos inventores, Fernando Aguiar, a ausência deste equipamento de medição da pressão dos balonetes pode trazer danos ao paciente e profissionais de saúde, mesmo que o procedimento seja feito com todas as recomendações necessárias, pois um insuflamento de ar inferior ao necessário pode não garantir a vedação adequada do sistema. “Se a vedação não acontece corretamente, as secreções das vias aéreas superiores e trato digestivo podem passar para as vias aéreas inferiores do paciente, podendo ocasionar uma pneumonia ou mesmo contaminar os profissionais de saúde, como, por exemplo, com o coronavírus. Por outro lado, o hiperinsuflamento – ar em excesso pressionando a traqueia -pode diminuir significativamente a perfusão de sangue, ocasionando lesões e estenose, e levando a um quadro cirúrgico que pode trazer sequelas crônicas ao paciente”, explicou Aguiar.

Nesse sentido, para que a quantidade de ar correta seja inserida no balonete, há a necessidade de um sistema de monitoramento de pressão – o cuffômetro. A proposta desta tecnologia é justamente encaixar uma seringa em uma válvula com três conexões, possibilitando a conexão entre o cuffômetro inteligente, o balonete e a seringa para injeção de ar, de acordo com todas as normas da Organização Mundial da Saúde (OMS), segundo Aguiar. “A tecnologia possui um sistema de auto calibração, cartão de memória interno para armazenamento de dados e capacidade de comunicação via Bluetooth, Wi-Fi e modem 4G. Tudo isso permite o monitoramento instantâneo do paciente ao longo do período em que estiver intubado e, inclusive, durante um transporte intra-hospitalar dentro de uma Unidade de Terapia Intensiva móvel, além de permitir o envio de dados e gráficos para um servidor, fazendo com o que a equipe médica consulte seu histórico completo a qualquer hora em qualquer lugar”.

Levando cerca de 30 dias para ser desenvolvida, entre a demanda e união das áreas técnicas até a confecção do primeiro protótipo, o principal diferencial desta tecnologia é o fato de todos os produtos disponíveis no mercado brasileiro serem analógicos. O cuffômetro inteligente é microprocessado e permite a autocalibração quando o equipamento é inicializado, equalizando a pressão externa com a pressão da medição. “A invenção superou as nossas expectativas porque a ideia inicial era a medição de pressão do balonete para monitorar a quantidade correta de ar injetado, mas com a união das áreas, investimos na aplicação por telemedicina, o que torna o dispositivo ainda mais atrativo ao mercado”, sugeriu Aguiar.

Segundo o inventor, para a fabricação deste equipamento, considerando o licenciamento da tecnologia junto a UFSCar, bem como o licenciamento do produto junto a  Anvisa, os pesquisadores estimam que o custo de sua produção será compatível aos modelos analógicos existentes, mas com maior abrangência em suas funcionalidades, dado que os equipamentos atuais não possuem display, não gravam e não fazem o compartilhamento de informações através de um sistema inteligente.

Dada a necessidade atual, em função da preocupação com o novo coronavírus, os pesquisadores já receberam contato de empresas interessadas no licenciamento da tecnologia e, paralelamente a isso, investem na aplicação de testes clínicos. Neste momento, Aguiar conta que a equipe atua na construção de dois protótipos, acreditando que a tecnologia pode transformar o trabalho dos profissionais e a segurança dos pacientes intubados. “Além de suprir uma demanda nacional, com a escassez de equipamentos importados, esta solução tecnológica ganha importância porque reduz a chance de complicações ao paciente, e evita a dispersão e contaminação da equipe de saúde e familiares ao redor. Ou seja, protegendo a vida do paciente e facilitando o trabalho dos profissionais de saúde, ela salva vidas. Adicionado a isso, o monitoramento remoto também é uma realidade cada dia mais necessária”, finalizou.


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: IBATÉ | Nas últimas 24 horas, os dados de Covid-19 não sofreram nenhuma alteração
Next: COVID-19 | São Carlos registra mais 24 casos confirmados; 579 se recuperaram

RELACIONADAS

led02
  • SÃO CARLOS

Parceria entre CPFL e Prefeitura resulta na troca de cerca de 3 mil lâmpadas por LED

Redação 2 de agosto de 2025
saaee1
  • SÃO CARLOS

SAAE marca presença no ‘Integra Resíduos SP’ em São Paulo e reforça compromisso com sustentabilidade

Redação 1 de agosto de 2025
saae0108-2
  • SÃO CARLOS

SAAE São Carlos anuncia interdições em vias para obras neste domingo (3)

Redação 1 de agosto de 2025
REGIÃO EM DESTAKE_banner_vertical lateral 350x550px
policenter-banner-lateral
1Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-4
4Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329
3Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-2
2Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-3
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner-Vertical-lateral-500x350px
REGIÃO EM DESTAKE_banner_quadrado lateral 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

sidertec
  • IBATÉ

Metalúrgicos na Sidertec aprovam aviso de greve durante assembleia com trabalhadores

Redação 2 de agosto de 2025
jonatan02
  • IBATÉ

Motociclista que morreu em acidente na SP-310 será sepultado neste sábado em Ibaté

Redação 2 de agosto de 2025
jonatan
  • OBITUÁRIO

Nota de Falecimento – Jonatas Cabral dos Santos, aos 38 anos de idade

Redação 2 de agosto de 2025
led02
  • SÃO CARLOS

Parceria entre CPFL e Prefeitura resulta na troca de cerca de 3 mil lâmpadas por LED

Redação 2 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
« jul    

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
DELICIA
RCSERVICOSTOPO
CORTAFOGO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}