Um morador idoso de Ibaté procurou a Polícia Civil após relatar ter sido vítima de estelionato praticado por meio de aplicativo de mensagens. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia do município e aponta que o golpe teria começado com uma ligação recebida pelo WhatsApp, na qual uma mulher se apresentou como suposta perita do INSS.
De acordo com o boletim de ocorrência, a vítima foi informada durante a conversa de que seria necessária a realização de uma perícia previdenciária. Ainda segundo o relato, houve uma chamada de vídeo e, logo depois, foi identificado um empréstimo pessoal contratado indevidamente em nome do aposentado, no valor de R$ 5,5 mil.
Na sequência, também foram registradas transferências via Pix realizadas pouco depois da contratação do crédito. Os comprovantes apresentados pela vítima foram entregues à Polícia Civil para auxiliar na apuração do caso. A ocorrência foi registrada como estelionato consumado cometido por meio fraudulento eletrônico contra idoso.
O caso agora deverá ser investigado pela Polícia Civil de Ibaté. O episódio serve de alerta, especialmente para aposentados e pensionistas, sobre os riscos de golpes praticados por telefone e aplicativos de mensagem, principalmente quando criminosos se passam por representantes de órgãos oficiais para induzir vítimas ao erro.


















