Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • IBATÉ
  • IBATÉ | Escola Municipal promove palestra sobre Primeiros Socorros com Bombeiros
  • IBATÉ

IBATÉ | Escola Municipal promove palestra sobre Primeiros Socorros com Bombeiros

Redação 5 de abril de 2018
IBATE-ESCOLA

Como prevenir acidentes no ambiente escolar e doméstico, como prestar os primeiros socorros em caso de desmaios, contusões, luxações e fraturas foram os assuntos abordados na palestra realizada para os professores, alunos e funcionários da Escola Municipal “Julio B. Mendes”, em Ibaté.

Nos dias 2 e 3 de abril, o cabo do Corpo de Bombeiros de São Carlos, Abimael Gonçalves Ramos, ministrou duas palestras sobre primeiros socorros na unidade de ensino.

Segundo o diretor da escola, Alexandre Moraes Gaspar, a principal finalidade foi contribuir para minimizar as possibilidades de acidentes e estimular a autonomia dos profissionais e dos alunos para os primeiros cuidados em situações de urgência e emergência. “Sabemos que tanto os adultos quanto as crianças podem vivenciar situações de emergência por causa de acidentes ou lesões. É muito importante que os professores e os funcionários tenham um conhecimento básico de primeiros socorros. Além de tranquilizar a criança, um docente ou um funcionário treinado saberá como proceder até a chegada do socorro especializado”, comentou.

Nos dois períodos, o cabo Abimael explanou sobre como evitar acidentes e como proceder em situações de emergência, demonstrando como prestar os primeiros socorros em casos de ocorrência, seja na escola, no trânsito ou no ambiente doméstico.

Para o diretor da unidade de ensino, as escolas e os professores têm um papel importante na promoção da saúde e na prevenção de doenças e acidentes entre crianças e adolescentes no âmbito escolar. “Em muitas situações, a falta de conhecimento acarreta em inúmeros problemas como estado de pânico ao ver a vítima, manipulação incorreta e solicitação desnecessária do socorro especializado em emergência. É nesse contexto que se torna importante o conhecimento sobre primeiros socorros entre professores e funcionários. A escola deve ser protagonista nas ações de proteção da saúde e do bem-estar, sendo responsável pela idealização e manutenção de planos de segurança com o intuito de reduzir o número de acidentes, garantindo dessa forma um local protegido para brincadeiras e atividades. Apesar dos alunos terem pouca idade, é necessário que saibam as noções básicas de primeiros socorros. Essa orientação é de fundamental importância para a formação integral dos alunos como cidadãos”, destacou Gaspar.

Segundo o prefeito José Luiz Parrella (PSDB), é importante que o tema seja trabalhado e discutido dentro do ambiente escolar. “Dessa forma eles (professores e funcionários) estão aptos a prestar um atendimento a fim de assegurar e preservar a vida dos alunos. Eventos como esse podem fazer a diferença! Além disso, os alunos ao chegarem em suas casas realizam um importante papel, que é de multiplicar as informações que aprenderam na escola. Parabéns a direção e coordenação da escola E.M. Julio B. Mendes”, finalizou o chefe do Executivo.

Post navigation

Previous: NACIONAL | Dia do Desafio: Lobbe Neto tem mais um projeto de lei sancionado no país
Next: IBATÉ | Em operação, Polícia Militar localiza drogas em área rural próximo ao Jardim Cruzado

LEIA TAMBÉM

fisio1
  • IBATÉ

Prefeitura de Ibaté inaugura Unidade de Fisioterapia no Jardim Mariana

Redação 7 de fevereiro de 2026
camara-ibate
  • IBATÉ

INFORME INSTITUCIONAL: pauta da sessão ordinária de segunda-feira, 9 de fevereiro, da Câmara de Ibaté

Redação 6 de fevereiro de 2026
AMANDA05
  • IBATÉ

Amanda Françozo alerta para os impactos das doenças crônicas em programa da TV Aparecida

Redação 6 de fevereiro de 2026
banner_350x550
drogaria2
Jornal-Ruscito-(15)-1
Jornal-Ruscito-(15)-2
Jornal-Ruscito-(15)-3
Jornal-Ruscito-(15)-4
banner_350x350
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Prefeitura de Ibaté inaugura Unidade de Fisioterapia no Jardim Mariana
  • Vereador cobra informações sobre convocação de médicos aprovados em concurso em São Carlos
  • Dieta adequada fortalece o corpo no tratamento do câncer de mama
  • 2º Encontro de Gatos Exóticos reúne raças raras e programação educativa no Shopping
  • Audiência pública vai debater mudanças na Lei de Motofrete em São Carlos

Você pode ter perdido

fisio1
  • IBATÉ

Prefeitura de Ibaté inaugura Unidade de Fisioterapia no Jardim Mariana

Redação 7 de fevereiro de 2026
julio
  • SÃO CARLOS

Vereador cobra informações sobre convocação de médicos aprovados em concurso em São Carlos

Redação 7 de fevereiro de 2026
hac
  • REGIÃO

Dieta adequada fortalece o corpo no tratamento do câncer de mama

Redação 7 de fevereiro de 2026
gatos1
  • SÃO CARLOS

2º Encontro de Gatos Exóticos reúne raças raras e programação educativa no Shopping

Redação 7 de fevereiro de 2026

Calendário

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Prefeitura de Ibaté inaugura Unidade de Fisioterapia no Jardim Mariana 7 de fevereiro de 2026
  • Vereador cobra informações sobre convocação de médicos aprovados em concurso em São Carlos 7 de fevereiro de 2026
  • Dieta adequada fortalece o corpo no tratamento do câncer de mama 7 de fevereiro de 2026
  • 2º Encontro de Gatos Exóticos reúne raças raras e programação educativa no Shopping 7 de fevereiro de 2026
  • Audiência pública vai debater mudanças na Lei de Motofrete em São Carlos 7 de fevereiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}