Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • IBATÉ
  • Ibaté sedia a 2ª edição do Julho das Pretas com foco em reparação e bem viver
  • IBATÉ

Ibaté sedia a 2ª edição do Julho das Pretas com foco em reparação e bem viver

Redação 29 de julho de 2025
evento02

A cidade de Ibaté, no interior de São Paulo, foi palco nesta terça-feira (29) da 2ª edição do Julho das Pretas, evento que celebrou a resistência, o protagonismo e as trajetórias das mulheres negras. Com o tema “Mulheres negras em marcha por reparação e bem viver”, a programação contou com rodas de conversa, apresentações culturais, homenagens e momentos de reflexão sobre as desigualdades sociais, raciais e de gênero.

O encontro teve como objetivo acolher, fortalecer e valorizar as vivências de mulheres negras — pretas e pardas —, além de indígenas e todas aquelas que atuam na defesa das pautas antirracistas e de equidade de gênero. A iniciativa buscou evidenciar a importância da luta coletiva, da memória histórica e da reparação social como caminhos para uma sociedade mais justa e inclusiva.

Ao longo da programação, falas emocionadas marcaram os depoimentos de participantes que, em suas trajetórias, enfrentaram o racismo estrutural e o apagamento histórico. Mulheres da cidade e da região compartilharam experiências e projetos de empoderamento feminino e comunitário, reforçando a importância de espaços como esse para visibilidade, escuta ativa e construção de redes de apoio.

O Julho das Pretas foi instituído em alusão ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado em 25 de julho. Em Ibaté, a iniciativa vem ganhando força como um importante instrumento de educação antirracista, formação cidadã e valorização da cultura afro-brasileira.

A realização do evento foi fruto da articulação entre lideranças comunitárias, movimentos sociais e o poder público local. Para as organizadoras, a continuidade e ampliação de ações como essa são fundamentais para enfrentar o racismo e promover a equidade de oportunidades.

“A gente não quer apenas resistir. Queremos viver com dignidade, ocupar espaços e ter nossas vozes ouvidas. Esse encontro é parte dessa caminhada coletiva”, destacou uma das participantes.

evento01

 

Post navigation

Previous: Prefeitura de São Carlos e CPFL firmam parceria para a troca de lâmpadas
Next: Prefeitura entrega USF Presidente Collor totalmente revitalizada no Grande Cidade Aracy

LEIA TAMBÉM

gilmar-mirian01
  • IBATÉ

Vereador Gilmar Santos anuncia emenda de R$ 100 mil para a Casa do Idoso de Ibaté

Redação 28 de janeiro de 2026
juju2
  • IBATÉ

Cadela desaparecida é encontrada e retorna ao lar após mobilização em Ibaté

Redação 28 de janeiro de 2026
juju
  • IBATÉ

Cadela desaparecida mobiliza moradores de Ibaté; tutora pede ajuda para encontrar Juju

Redação 27 de janeiro de 2026
sc_dengue_banner_350x550
drogaria2
banner_350x350
Jornal-Ruscito-(15)-1
Jornal-Ruscito-(15)-2
Jornal-Ruscito-(15)-3
Jornal-Ruscito-(15)-4
terezinha-jesus-2020
funerais pet
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
sc_dengue_banner_350x350px
funerais pet
banner_350x550

Posts recentes

  • Guarda Municipal localiza veículo roubado às margens da Represa do 29, em São Carlos
  • Curso de sutura capacita enfermeiros de São Carlos e da região
  • SAAE promove oficina de educação ambiental para elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva
  • Educação de São Carlos amplia número de alunos leitores em 2025
  • Inscrições para o 3º Bike Fest entram na reta final em São Carlos

Você pode ter perdido

duster03
  • POLÍCIA

Guarda Municipal localiza veículo roubado às margens da Represa do 29, em São Carlos

Redação 28 de janeiro de 2026
sutura
  • SÃO CARLOS

Curso de sutura capacita enfermeiros de São Carlos e da região

Redação 28 de janeiro de 2026
sae05
  • SÃO CARLOS

SAAE promove oficina de educação ambiental para elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva

Redação 28 de janeiro de 2026
EDUCA01
  • SÃO CARLOS

Educação de São Carlos amplia número de alunos leitores em 2025

Redação 28 de janeiro de 2026

Calendário

janeiro 2026
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« dez    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Guarda Municipal localiza veículo roubado às margens da Represa do 29, em São Carlos 28 de janeiro de 2026
  • Curso de sutura capacita enfermeiros de São Carlos e da região 28 de janeiro de 2026
  • SAAE promove oficina de educação ambiental para elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva 28 de janeiro de 2026
  • Educação de São Carlos amplia número de alunos leitores em 2025 28 de janeiro de 2026
  • Inscrições para o 3º Bike Fest entram na reta final em São Carlos 28 de janeiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}