Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

Associação de São Carlos orienta sobre manejo legal de javalis

Entidade reúne mais de 200 associados, promove cursos e orientações e prepara o terceiro encontro de caçadores para o dia 5.
Redação 28 de agosto de 2026
cacadores

PAULO MELLO

O manejo de javalis em São Carlos e região foi tema de entrevista no programa Primeira Página no Ar, da São Carlos FM, nesta sexta-feira, 28 de agosto, com o presidente da Associação de Caçadores de São Carlos e Região, Davi Costa, e o tesoureiro Lucas Gomes. Os dirigentes explicaram a atuação da entidade, os requisitos para o manejo legal da espécie e os impactos provocados pelos animais em propriedades rurais e no meio ambiente.

Segundo os representantes, a associação foi criada para organizar manejadores, ampliar o acesso a informações e dar representatividade ao grupo diante dos órgãos públicos. “A associação foi criada com o intuito de organizar os manejadores, caçadores, e juntar todo esse povo para eles terem maior conhecimento e a gente ter representatividade perante os órgãos públicos”, explicou Davi.

A entidade promove orientações, cursos e palestras relacionados ao meio ambiente e ao manejo de javalis. De acordo com os dirigentes, qualquer pessoa pode integrar a associação, mesmo sem atuar diretamente na atividade. Para realizar o manejo, porém, são exigidas documentações e autorizações específicas. “Em todas as fazendas que nós vamos, nós temos que ter autorização do fazendeiro. Sem autorização do fazendeiro, nós somos ilegais”, afirmou Davi.

Impacto do javali nas propriedades rurais

Durante a entrevista, os representantes destacaram os prejuízos causados pelos javalis às lavouras e ao meio ambiente. Segundo eles, grupos desses animais podem destruir plantações em pouco tempo, com impacto especialmente significativo para pequenos produtores. “Um bando de javali destrói uma lavoura em uma noite. Imagina isso num produtor pequeno, que gasta para produzir e, numa noite, vê tudo perdido”, relatou Davi.

Lucas ressaltou que o foco da entidade está no controle da espécie e na conservação ambiental. “A importância principal é o manejo e a conservação do meio ambiente, e não tanto o consumo propriamente dito”, afirmou. Segundo ele, a manutenção da autorização para o controle da espécie ao longo dos anos está relacionada ao impacto ambiental causado pelo javali.

Os entrevistados também chamaram a atenção para a necessidade de identificação correta dos animais antes de qualquer ação. A associação oferece treinamento para diferenciar javalis e javaporcos de espécies nativas, como catetos e queixadas. “Nós formamos manejadores. Passamos para eles os tipos de animais semelhantes ao javali e ensinamos qual é a diferença”, explicou Davi.

Segurança e responsabilidade no manejo

Outro ponto abordado foi a segurança dos participantes. Segundo os dirigentes, as atividades são realizadas em grupo e seguem procedimentos prévios de observação e análise do local. “A preocupação da associação não é ir caçar, é a segurança do meio ambiente e a segurança dos manejadores, para que eles voltem para suas casas e para seus familiares bem”, afirmou Davi.

A associação também explicou que o comércio da carne dos animais abatidos não é permitido nas condições descritas durante a entrevista. O consumo pelo próprio responsável pelo abate pode ocorrer, segundo os dirigentes. A entidade conta ainda com veterinários e capacitação para identificar sinais de doenças. Quando há suspeita de contaminação, o animal é enterrado no próprio local para reduzir riscos a outros animais.

Atualmente, segundo os entrevistados, a Associação de Caçadores de São Carlos e Região reúne mais de 200 associados e recebe pedidos de produtores rurais de diferentes municípios. “Na verdade, a gente não dá conta, porque, se for atender todos os pedidos de fazenda que tem na região, é muita coisa”, disse Davi ao comentar a demanda pelo controle dos animais.

Os dirigentes também aproveitaram a participação no programa para divulgar o terceiro encontro promovido pela associação, previsto para o dia 5. A proposta é ampliar o diálogo sobre o manejo de javalis, esclarecer dúvidas da população e aproximar produtores rurais, manejadores e pessoas interessadas em conhecer melhor a atividade desenvolvida pela entidade.

Post navigation

Previous: INFORME INSTITUCIONAL: pauta da sessão ordinária de segunda-feira, 31 de agosto, da Câmara de Ibaté
Next: São Carlos Experience amplia acessibilidade com intérpretes de Libras

LEIA TAMBÉM

vacina1210
  • SÃO CARLOS

São Carlos terá vacinação até as 19h em cinco unidades de saúde na quinta-feira (15)

Redação 12 de outubro de 2026
tusca26
  • SÃO CARLOS

Dois furtos de celulares são registrados na Arena Tusca, em São Carlos

Redação 12 de outubro de 2026
Prefeitura de São Carlos, Governo do Estado, USP e UFSCar discutem implantação do Distrito de Inovação
  • SÃO CARLOS

São Carlos avança na criação do Distrito de Inovação com parceria entre Prefeitura, Estado, USP e UFSCar

Redação 10 de outubro de 2026
vertical-lateral-350x550
Supermercados-Ruscito-Dia-das-Crianças
mix-lateral
quadrado-lateral-350x350
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • GCM recupera objetos furtados e prende três homens no Jardim Brasil, em Araraquara
  • Homem de 33 anos é flagrado pela GCM após invadir Centro Dia do Idoso em Araraquara
  • São Carlos terá vacinação até as 19h em cinco unidades de saúde na quinta-feira (15)
  • Guarda Municipal de Ibaté apreende 136 porções de drogas escondidas em área de mata
  • Marquinho Amaral declara apoio a Flávio Bolsonaro e defende mudanças no cenário político nacional

Você pode ter perdido

GCM-ARARAQUARA
  • POLÍCIA

GCM recupera objetos furtados e prende três homens no Jardim Brasil, em Araraquara

Redação 12 de outubro de 2026
IDOSO-GCM
  • POLÍCIA

Homem de 33 anos é flagrado pela GCM após invadir Centro Dia do Idoso em Araraquara

Redação 12 de outubro de 2026
vacina1210
  • SÃO CARLOS

São Carlos terá vacinação até as 19h em cinco unidades de saúde na quinta-feira (15)

Redação 12 de outubro de 2026
drogas-1210
  • POLÍCIA

Guarda Municipal de Ibaté apreende 136 porções de drogas escondidas em área de mata

Redação 12 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • GCM recupera objetos furtados e prende três homens no Jardim Brasil, em Araraquara 12 de outubro de 2026
  • Homem de 33 anos é flagrado pela GCM após invadir Centro Dia do Idoso em Araraquara 12 de outubro de 2026
  • São Carlos terá vacinação até as 19h em cinco unidades de saúde na quinta-feira (15) 12 de outubro de 2026
  • Guarda Municipal de Ibaté apreende 136 porções de drogas escondidas em área de mata 12 de outubro de 2026
  • Marquinho Amaral declara apoio a Flávio Bolsonaro e defende mudanças no cenário político nacional 12 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}