Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • GERAL

Ministério das Comunicações abre investigação sobre falas de Ratinho contra Erika Hilton

Apresentador é alvo de ação administrativa e processo judicial após declarações consideradas transfóbicas em rede nacional
Redação 18 de março de 2026
erika-hilton

Foto: © Lula Marques/Agência Brasil

O Ministério das Comunicações abriu uma investigação para apurar as falas do apresentador Ratinho, do SBT, contra a deputada federal Erika Hilton (PSOL). As declarações, feitas ao vivo durante programa exibido em rede nacional, são alvo de questionamentos por possível teor transfóbico.

A análise será conduzida pela Secretaria de Radiodifusão (Serad), que avaliará os elementos apresentados na representação administrativa, seguindo os trâmites legais cabíveis. Em nota, o órgão reafirmou o compromisso com a transparência, o diálogo institucional e o cumprimento rigoroso da legislação vigente.

O caso teve início na última quarta-feira (11), quando Ratinho comentou a eleição de Erika Hilton para a presidência da Comissão de Defesa da Mulher da Câmara dos Deputados — a primeira vez que uma deputada trans assume o cargo. Durante o programa, o apresentador afirmou que não considerava “justo” que uma mulher trans representasse as mulheres, defendendo que a função deveria ser ocupada por uma “mulher de verdade”.

No dia seguinte (12), Erika Hilton anunciou que ingressou com ação contra o apresentador por transfobia e misoginia. Em publicação nas redes sociais, a parlamentar criticou as declarações e afirmou que houve deslegitimação de mulheres trans e de outras mulheres que não se enquadram nos critérios mencionados durante o programa.

Já na última sexta-feira (13), o Ministério Público Federal (MPF) ajuizou uma ação civil pública contra Ratinho e o SBT. A ação pede a condenação ao pagamento de R$ 10 milhões por danos morais coletivos, além da adoção de medidas para prevenir novas ocorrências de discriminação em conteúdos veiculados pela emissora.

Segundo o procurador regional dos Direitos do Cidadão no Rio Grande do Sul, Enrico Rodrigues de Freitas, responsável pela ação, o objetivo é coibir práticas discriminatórias difundidas em rede nacional e em plataformas digitais. O MPF também solicita que o SBT implemente mecanismos de autorregulação e fiscalização para evitar novas ofensas à comunidade LGBTQIA+.

Na segunda-feira (16), Ratinho se pronunciou sobre o caso em seu programa, afirmando que estaria sendo alvo de críticas por expressar uma opinião. O episódio segue em apuração nas esferas administrativa e judicial.

[Fonte de informação: Agência Brasil | *Estagiário da Agência Brasil sob supervisão de Odair Braz Junior]

 

 

 

 


Post navigation

Previous: FESC abre inscrições para curso gratuito de patchwork em parceria com o Senac
Next: Polícia Civil descarta suicídio e indicia tenente-coronel por feminicídio de PM em SP

LEIA TAMBÉM

abre
  • GERAL

Últimas pesquisas: Lula e Flávio chegam empatados; Tarcísio lidera em SP e Senado segue indefinido

Redação 4 de outubro de 2026
terra2
  • GERAL

Terra da Padroeira recebe Marcos Paulo e Marcelo neste domingo

Redação 2 de outubro de 2026
lito
  • GERAL

Morre Lito Sousa, especialista em aviação, aos 59 anos

Redação 1 de outubro de 2026
mix-lateral
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Últimas pesquisas: Lula e Flávio chegam empatados; Tarcísio lidera em SP e Senado segue indefinido
  • Força Tática apreende mais de 7,9 kg de drogas no Jardim Centenário, em São Carlos
  • Sophie, a querida Sosô, morre e deixa lembranças de carinho e companheirismo
  • Ex-namorado é preso após ocorrência de violência doméstica no Sesc São Carlos
  • Homem é detido após ser visto em telhado e fiação é apreendida no Centro de São Carlos

Você pode ter perdido

abre
  • GERAL

Últimas pesquisas: Lula e Flávio chegam empatados; Tarcísio lidera em SP e Senado segue indefinido

Redação 4 de outubro de 2026
drogas
  • POLÍCIA

Força Tática apreende mais de 7,9 kg de drogas no Jardim Centenário, em São Carlos

Redação 4 de outubro de 2026
Sophie
  • FUNERAIS PET

Sophie, a querida Sosô, morre e deixa lembranças de carinho e companheirismo

Redação 3 de outubro de 2026
policia militar
  • POLÍCIA

Ex-namorado é preso após ocorrência de violência doméstica no Sesc São Carlos

Redação 3 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Últimas pesquisas: Lula e Flávio chegam empatados; Tarcísio lidera em SP e Senado segue indefinido 4 de outubro de 2026
  • Força Tática apreende mais de 7,9 kg de drogas no Jardim Centenário, em São Carlos 4 de outubro de 2026
  • Sophie, a querida Sosô, morre e deixa lembranças de carinho e companheirismo 3 de outubro de 2026
  • Ex-namorado é preso após ocorrência de violência doméstica no Sesc São Carlos 3 de outubro de 2026
  • Homem é detido após ser visto em telhado e fiação é apreendida no Centro de São Carlos 3 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}