No fim de 2025, quando a maioria da população já estava de olho nas festas de Ano-Novo, a Câmara Municipal de Itirapina aprovou dois projetos de lei que caíram como um verdadeiro “presente de grego” no colo do contribuinte. Em sessão extraordinária realizada na manhã desta segunda-feira (29), os vereadores deram aval ao Projeto de Lei nº 40/2025, que aumenta em 20% a Taxa de Coleta de Lixo (TCL), a chamada Taxa do Lixo, com vigência já a partir de 1º de janeiro.
A votação foi apertada e expôs a divisão no Legislativo: seis vereadores votaram a favor do aumento e quatro foram contrários. A escolha pela sessão extraordinária não foi coincidência — a manobra garante que o reajuste aprovado em 2025 possa valer no ano seguinte, mesmo sem amplo debate público ou participação efetiva da população diretamente afetada.
Como se não bastasse o aumento da Taxa do Lixo, os vereadores também aprovaram mudanças na Planta Genérica de Valores, por meio do Projeto de Lei nº 041/2025, elevando o IPTU em 5% a partir de janeiro de 2026. Desta vez, o placar foi ainda mais confortável: sete votos favoráveis contra apenas três contrários, ampliando a pressão sobre moradores e comerciantes da cidade.
Para tentar suavizar o impacto político das decisões, foi aprovado ainda o Projeto de Lei nº 042/2025, que cria o programa “Bom Pagador”, oferecendo desconto de 4% no IPTU para quem estiver em dia, somado aos 4% já concedidos no pagamento à vista. A medida, no entanto, é vista por muitos como paliativa. Sob a gestão da prefeita Graça Zucchi, Executivo e Legislativo encerram o ano deixando uma mensagem clara: enquanto o discurso fala em responsabilidade, a fatura de 2026 será paga, mais uma vez, pela população.















