Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • Nova presidente do PT de São Carlos reforça defesa do governo Lula e aposta na renovação interna
  • SÃO CARLOS

Nova presidente do PT de São Carlos reforça defesa do governo Lula e aposta na renovação interna

Redação 18 de agosto de 2025
rita-fajardo

Rita Fajardo falou sobre os desafios da legenda, a renovação de quadros e a relação com o governo municipal.

Na manhã desta segunda-feira (18), a presidente do diretório municipal do PT de São Carlos, Rita de Cássia Fajardo, foi a entrevistada do jornal Primeira Página no Ar, da São Carlos FM [107,9]. Em sua primeira participação no programa após assumir a presidência do partido, Rita falou sobre os desafios da legenda, a renovação de quadros e a relação com o governo municipal.

Ela destacou que o PT local passa por uma fase de reorganização após o Processo de Eleições Diretas (PED), realizado em todo o país. Segundo Rita, o diretório municipal teve chapa única e conseguiu unir diferentes grupos em torno de um programa comum. Agora, os principais desafios são fortalecer a presença do partido nos bairros e ampliar o diálogo com a população. “Precisamos enraizar o PT na sociedade e mostrar a importância das políticas do governo Lula, que já garantiram R$ 139 milhões em repasses para São Carlos só neste ano, entre Bolsa Família, Pé-de-Meia e Minha Casa Minha Vida”, ressaltou.

A dirigente também afirmou que a renovação interna é uma prioridade. Ela citou como exemplo a entrada da jovem Gabriela, de 18 anos, que assumirá a área de comunicação. “Estamos em um processo de transição, preparando novos quadros. Todo partido precisa oxigenar sua militância, trazendo novas lideranças para o futuro”, disse. Atualmente, o PT de São Carlos tem cerca de 3.200 filiados, mas apenas 1.200 ativos. “Nosso desafio também é reorganizar esse cadastro e fortalecer a participação da base”, completou.

Sobre o cenário eleitoral de 2026, Rita confirmou que o ex-prefeito Newton Lima colocou seu nome à disposição como pré-candidato a deputado estadual e revelou que a legenda deve lançar também uma candidatura a deputado federal, provavelmente de um nome mais jovem. Questionada sobre Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e novo presidente nacional do PT, ela avaliou que sua candidatura a deputado federal ainda é incerta devido às responsabilidades nacionais que ele assumiu.

Em relação à política municipal, Rita defendeu as críticas feitas por Newton Lima ao prefeito Netto Donato (PP), especialmente sobre a polêmica taxa do lixo. “A população se indignou porque não houve diálogo. Faltou participação popular, que é uma marca do PT. Se fosse obrigatório cobrar, como determina a lei federal, poderíamos ter feito de outra forma, com valores menores e audiências públicas”, afirmou.

Ao comentar a derrota de Newton Lima nas últimas eleições municipais, mesmo após liderar as pesquisas, Rita avaliou que o partido pecou pela falta de campanha de rua e por falhas na coordenação. “Não foi salto alto, mas houve desorganização. Faltou diálogo entre militância e coordenação. A nossa marca sempre foi a campanha de rua, e dessa vez não fizemos bem”, reconheceu.

A entrevista também abordou a relação com outras forças da esquerda na cidade, como o vereador Djalma Nery (PSOL). Para Rita, eventuais desentendimentos não devem comprometer a construção de uma frente ampla em defesa da reeleição do presidente Lula. “Os objetivos maiores superam as diferenças pontuais. Vamos ampliar as articulações para fortalecer a oposição local e nacionalmente”, afirmou.

Rita encerrou sua participação defendendo maior envolvimento da sociedade nos conselhos municipais e nos espaços de participação popular. “Um conselho é fundamental porque aproxima a sociedade civil das decisões públicas. São Carlos precisa retomar esse protagonismo perdido em gestões anteriores. O cidadão comum também tem deveres com a cidade e pode interferir nas prioridades do orçamento”, concluiu.

Ouça a entrevista completa clicando no play abaixo:

https://jornalpp.com.br/wp-content/uploads/2025/08/RITA-PT.mp3

 


POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: Patrulhamento da Guarda Civil de Ibaté resulta na apreensão de drogas em área de caminhada
Next: Estelionato digital em Ibaté: vítima perde dinheiro em compra de ingresso por rede social
Portal Região em Destaque - 350x550
drogaria2
acisc-pontencialize-ok
Jornal-Ruscito-(35)-1
Jornal-Ruscito-(35)-2
Jornal-Ruscito-(35)-3
Jornal-Ruscito-(35)-4
policenter-banner-lateral
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

scx002
  • SÃO CARLOS

Inovação e transparência pautam debates no São Carlos Experience 2025

Redação 13 de novembro de 2025
simulad02
  • SÃO CARLOS

Simulado de emergência no Aeroporto de São Carlos testa integração das equipes de resgate e atendimento hospitalar

Redação 13 de novembro de 2025
cao01
  • SÃO CARLOS

Cão é resgatado de laje em operação conjunta em São Carlos

Redação 13 de novembro de 2025
natal01
  • IBATÉ

Ibaté abre dispensa para contratar empresa para montagem de decoração natalina após anos de serviço interno

Redação 13 de novembro de 2025

Calendário

novembro 2025
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
30  
« out    

Posts recentes

  • Inovação e transparência pautam debates no São Carlos Experience 2025
  • Simulado de emergência no Aeroporto de São Carlos testa integração das equipes de resgate e atendimento hospitalar
  • Cão é resgatado de laje em operação conjunta em São Carlos
  • Ibaté abre dispensa para contratar empresa para montagem de decoração natalina após anos de serviço interno
  • SAAE interdita vias nesta sexta-feira para reparos emergenciais em redes de água e esgoto
  • São Carlos fortalece turismo e amplia oferta cultural, afirma secretário em entrevista à São Carlos FM

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2025 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Manage {vendor_count} vendors
  • Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}