Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • POLÍCIA

Polícia Civil apreende 50 mil figurinhas falsas da Copa em operação contra pirataria

Ação do Deic ocorreu em centros de comércio popular no Brás e no Canindé e também resultou na apreensão de álbuns e camisetas da seleção brasileira
Redação 9 de junho de 2026
figurinhas

Álbuns e figurinhas apreendidos pela Polícia Civil de São Paulo. Fotos: Governo de São Paulo/Divulgação

A Polícia Civil de São Paulo realizou nesta terça-feira, 9 de junho, uma operação contra a falsificação de figurinhas, álbuns e materiais esportivos relacionados à Copa do Mundo de 2026. A ação foi conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais, o Deic, em centros de comércio popular nos bairros do Brás e do Canindé, na região central da capital.

Coordenada pela 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais, especializada no combate à pirataria, a operação resultou na apreensão de 50 mil figurinhas, mil álbuns e 1.039 camisetas da seleção brasileira. O material foi encontrado durante fiscalizações em estabelecimentos localizados na Avenida Rangel Pestana, no Brás, e nas ruas Vautier e Alexandrino Pedroso, no Canindé.

Segundo a Polícia Civil, quatro pessoas flagradas nos locais vão responder por crime contra a propriedade industrial. Todo o material apreendido será encaminhado para perícia, que deverá confirmar a falsificação dos produtos e auxiliar na continuidade das investigações.

As equipes do Deic intensificaram as ações de combate à comercialização de produtos pirateados por causa da proximidade da Copa do Mundo de 2026, período em que aumenta a procura por itens ligados à competição esportiva. Em 28 de maio, os agentes já haviam apreendido cerca de 85 mil álbuns e figurinhas da Copa, além de duas mil camisas de seleções falsificadas em lojas no centro de São Paulo. Na ocasião, cinco pessoas foram presas em flagrante com base na Lei Geral do Esporte.

Para reduzir riscos de prejuízo, o Procon-SP orienta que os consumidores verifiquem a reputação da empresa ou do vendedor antes de efetuar o pagamento. O órgão também recomenda conferir se o fornecedor disponibiliza informações de identificação e canais de atendimento, além de evitar negociações feitas exclusivamente por aplicativos de mensagens sem garantias de segurança.

Outra orientação é desconfiar de promoções com valores muito abaixo dos praticados pelo mercado, guardar comprovantes, anúncios e demais registros da negociação, além de observar as condições de troca, devolução e prazo de entrega informadas pelo fornecedor. No caso de figurinhas, álbuns e itens colecionáveis, a recomendação é ter atenção redobrada quanto à origem dos produtos e à confiabilidade do vendedor.

Consumidores que se sentirem lesados ou tiverem seus direitos desrespeitados podem buscar orientação e registrar reclamações pelos canais oficiais de atendimento do Procon-SP. A ação reforça a importância da fiscalização contra a pirataria e da compra segura, especialmente em períodos de grande demanda por produtos ligados a eventos esportivos.

 

 

 

 


Post navigation

Previous: INFORME INSTITUCIONAL: resumo da sessão ordinária de segunda-feira, 08 de junho, da Câmara de Ibaté
Next: Arraiá da FESC terá música, cultura e solidariedade em São Carlos

LEIA TAMBÉM

pm-plantao
  • POLÍCIA

PM prende homem procurado pela Justiça por homicídio na Rua Coronel Leopoldo Prado

Redação 5 de outubro de 2026
pm
  • POLÍCIA

PM apreende 275 porções de drogas no CDHU e cumpre mandado contra adolescente

Redação 5 de outubro de 2026
policia militar
  • POLÍCIA

Mulher procurada pela Justiça é presa pela PM durante atendimento de ocorrência em São Carlos

Redação 5 de outubro de 2026
mix-lateral
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Candidato apoiado por Ronaldo Venturi tem baixa votação em Ibaté
  • Teatro leva prevenção contra a dengue às escolas municipais de São Carlos
  • ATENÇÃO COMERCIANTES: Oficina vai mapear pontos de alagamento no Centro de São Carlos
  • “Vou honrar cada voto com muito trabalho”, diz Edinho, eleito deputado federal
  • Fundo Social leva cerca de 200 crianças ao circo em São Carlos

Você pode ter perdido

romulo-ronaldo
  • IBATÉ

Candidato apoiado por Ronaldo Venturi tem baixa votação em Ibaté

Redação 5 de outubro de 2026
cacadores
  • SÃO CARLOS

Teatro leva prevenção contra a dengue às escolas municipais de São Carlos

Redação 5 de outubro de 2026
enchentes
  • SÃO CARLOS

ATENÇÃO COMERCIANTES: Oficina vai mapear pontos de alagamento no Centro de São Carlos

Redação 5 de outubro de 2026
edinho
  • REGIÃO

“Vou honrar cada voto com muito trabalho”, diz Edinho, eleito deputado federal

Redação 5 de outubro de 2026

Calendário

outubro 2026
DSTQQSS
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031
« set    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Candidato apoiado por Ronaldo Venturi tem baixa votação em Ibaté 5 de outubro de 2026
  • Teatro leva prevenção contra a dengue às escolas municipais de São Carlos 5 de outubro de 2026
  • ATENÇÃO COMERCIANTES: Oficina vai mapear pontos de alagamento no Centro de São Carlos 5 de outubro de 2026
  • “Vou honrar cada voto com muito trabalho”, diz Edinho, eleito deputado federal 5 de outubro de 2026
  • Fundo Social leva cerca de 200 crianças ao circo em São Carlos 5 de outubro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}