Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • GERAL
  • POLÍTICA | Governo de SP lança o programa Casa da Mulher
  • GERAL

POLÍTICA | Governo de SP lança o programa Casa da Mulher

Redação 23 de agosto de 2021
DORIA-MULHER

Política é voltada ao desenvolvimento de políticas públicas para as mulheres paulistas

 

O Governo de São Paulo lançou nesta segunda-feira (23/8), no Palácio dos Bandeirantes, o mais novo programa estadual voltado às mulheres paulistas. Intitulado Casa da Mulher, a iniciativa disponibilizará, em parceria com os municípios de SP, unidades regionais para o desenvolvimento de políticas públicas destinadas à mulher. O investimento será de cerca de R$ 14,5 milhões para a construção dos espaços e infraestrutura dos locais. Ao todo, serão 20 unidades nas 16 regiões administrativas do estado nesta primeira fase. Estão previstas outras 20 unidades em uma segunda fase.

Respeito à diversidade e proteção às minorias, atenção a integridade física, psicológica e sociocultural da mulher, diminuição da desigualdade socioeconômica e a garantia de acesso aos serviços de acolhimento e atendimento e programas do Governo do Estado são alguns dos pilares do novo programa estadual.

“A Casa da Mulher permitirá o acolhimento, suporte jurídico e psicológico, qualificação e acessibilidade. Serão 20 unidades no estado de São Paulo. Essa é a prova material do respeito do Governo de SP pelas mulheres”, destacou o Governador João Doria. “Esse programa veio para ficar e se torna um exemplo para outros estados e para o Brasil no tratamento da igualdade, proteção e direitos das mulheres” completou.

O programa está vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), em parceria com as pastas de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Justiça e Cidadania, Segurança Pública, Direitos da Pessoa com Deficiência e Saúde. Ele terá uma gestão integrada com a participação de Estado, municípios e sociedade civil, com descentralização dos serviços para o âmbito regional. As unidades oferecerão serviços descentralizados de acolhimento e atendimento ao público feminino, com foco especialmente em Saúde, Cidadania e Empreendedorismo, além de combate à discriminação e à violência.

“Se estamos aqui, hoje, superando uma pandemia sem precedentes, é porque as mulheres fizeram a diferença. Hoje estamos falando de um espaço moderno que congrega oportunidades de empreendimento para as mulheres, assistência social e psicossocial, além de assistência jurídica. Dia de muita alegria, dia de muito trabalho e dia da mulher no Estado de SP”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

O público alvo das Casas da Mulher são mulheres acima de 14 anos de idade de todas as raças, etnias, gêneros e deficiências, sem a exclusão de nenhuma categoria. Com isso, o programa promoverá a inclusão de novas políticas públicas voltadas para este grupo.

As unidades serão erguidas por meio de convênios entre a SDR e municípios das 16 regiões administrativas do estado. Cada espaço receberá R$ 725 mil e os projetos, desenvolvidos pela CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), contarão com salão principal e palco destinados a conferências e cursos em geral, salas de atendimento psicológico e jurídico, brinquedoteca, área de gastronomia, sanitários e depósito para manutenção e limpeza.

A Casa da Mulher atende as recomendações da lei número 11.340, a Lei Maria da Penha, o Pacto Nacional pelo enfrentamento a violência contra as mulheres, a Convenção Interamericana para prevenir, punir e erradicas a violência contra a mulher – “Convenção de Belém do Pará e considera o capítulo 5, de Equidade de Gênero, dos objetivos do desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

A Secretaria da Justiça e Cidadania, por meio da Coordenação de Políticas para a Mulher, contribuirá na coordenação de projetos e parcerias que acontecerão nas casas.

Capacitação e geração de renda

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico disponibilizará 11 mil vagas (presenciais e virtuais) do SP Tech Mulher para as cidadãs atendidas pelo projeto Casa da Mulher em SP. Por meio do programa, elas terão a oportunidade de participar de cursos gratuitos de formação continuada na área de Tecnologia da Informação. Além disso, a SDE também promoverá, dentro das unidades, ações do programa Empreenda Mulher, que incentiva a autonomia financeira possibilitando acesso a qualificação empreendedora e técnica, oferta de microcrédito e outras ações para geração de renda.

Projeto Justiceiras

Além disso, para capacitar os municípios que serão contemplados com as unidades voltadas ao público feminino, o Governo de SP autorizou o termo de cooperação a ser firmado com o “Projeto Justiceiras”, iniciativa do Instituto Justiça de Saia, para capacitação de servidoras dos municípios que contarão com as unidades da Casa da Mulher.

O projeto foi desenvolvido com a premissa de facilitar o acesso ao sistema de justiça e à rede de proteção voltada para meninas e mulheres em situação de violência e vulnerabilidade no Brasil e brasileiras que vivem no exterior. Ele oferece uma rede on-line de capacitação voluntária e multidisciplinar às mulheres vítimas de violência e disponibiliza atendimento e orientação em cinco áreas de atuação: jurídica, psicológica, socioassistencial, médica e rede de apoio e acolhimento. Criada em março de 2020, a iniciativa já atendeu, até o fim de maio deste ano, aproximadamente 5,5 mil mulheres vítimas de violência e conta com mais de 6 mil voluntárias justiceiras em todo o Brasil e em 19 países.

A SDR disponibilizou um QR Code para os municípios interessados em aderirem ao programa. Para isso, basta acessar o link: https://www.sdr.sp.gov.br/media/2021/08/QRCode-Casa-da-Mulher.pdf.

 

 

 

 

 

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: OBITUÁRIO | Sra. Maria Aparecida Furlan de Lima, com 67 anos de idade
Next: PANDEMIA | Araraquara confirma mais uma morte e 10 casos por Covid-19
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

eletrica05
  • POLÍCIA

Homem é preso em flagrante por furto de fios de cobre no Parque da Estação, em São Carlos

Redação 14 de outubro de 2025
roubo09
  • POLÍCIA

Roubo em Itápolis: PM prende quadrilha em São Carlos e recupera grande quantidade de objetos

Redação 13 de outubro de 2025
camara2
  • IBATÉ

Câmara de Ibaté aprova projetos e homenagens em sessão marcada por debates sobre saúde, segurança e inclusão

Redação 13 de outubro de 2025
prefeitura-sc-24
  • SÃO CARLOS

SENAR e Prefeitura ampliam oferta de cursos gratuitos presenciais de qualificação profissional

Redação 13 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Homem é preso em flagrante por furto de fios de cobre no Parque da Estação, em São Carlos
  • Roubo em Itápolis: PM prende quadrilha em São Carlos e recupera grande quantidade de objetos
  • Câmara de Ibaté aprova projetos e homenagens em sessão marcada por debates sobre saúde, segurança e inclusão
  • SENAR e Prefeitura ampliam oferta de cursos gratuitos presenciais de qualificação profissional
  • Fundo Social realiza Bazar Itinerante no bairro Santa Felícia com mais de 2,5 mil peças disponíveis
  • Sebrae e Prefeitura de São Carlos iniciam consultoria para fortalecer a gestão do turismo

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}