A Prefeitura de São Carlos liberou nesta semana o novo sistema viário implantado na região da USP 2, resultado de parceria com a iniciativa privada por meio de contrapartidas urbanísticas. A intervenção representa um avanço relevante na reestruturação urbana do Grande Santa Felícia, ao ampliar a capacidade de circulação e melhorar a fluidez do tráfego em um dos principais vetores de crescimento da cidade.
Com cerca de 2 quilômetros de extensão, a obra inclui pavimentação, drenagem, implantação de guias e sarjetas, além de calçamentos e ciclovia — esta última em fase final de execução, com previsão de conclusão e início de operação em fevereiro de 2026. A nova plataforma conecta os bairros Jardim do Porto, Faber 5 e Jardim Ipanema às regiões Norte e Noroeste do município, fortalecendo a integração urbana.
O investimento total é da ordem de R$ 5,2 milhões e vai além das melhorias viárias. O projeto também contempla a interligação de adutoras entre poços artesianos do Jardim Ipanema até o Faber 3, ampliando a segurança e a eficiência do abastecimento de água na região. A nova rota passa a funcionar como alternativa estratégica aos corredores já saturados.
Segundo o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Sebastião Batista, a via já está em funcionamento e traz impactos imediatos. “Com 34 metros de largura e leitos carroçáveis de 9 metros, essa ligação divide o fluxo da Avenida Miguel Petroni e reduz a pressão sobre os corredores mais congestionados da cidade”, afirmou.
O secretário de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, Michael Yabuki, destacou que a intervenção integra o Plano de Mobilidade Urbana. Já o vice-prefeito Roselei Françoso ressaltou o caráter planejado da obra, que alia fluidez, segurança e incentivo ao uso da bicicleta. Para o prefeito Netto Donato, a nova avenida compõe o grande anel viário previsto no Plano Diretor e reforça a importância das parcerias com empreendedores para o desenvolvimento sustentável da cidade.




















