Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

Prefeitura apresenta resultados da primeira fase da revisão do Plano Diretor

Processo reuniu mais de 1.500 participantes em audiências públicas e inaugura nova etapa de debates a partir de janeiro de 2026
Redação 20 de dezembro de 2025
diretor3

A Prefeitura Municipal de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Gestão da Cidade e Infraestrutura, concluiu na quarta-feira (17) a primeira fase da Revisão do Plano Diretor Estratégico do município. Iniciado em março, o processo foi marcado por ampla participação popular, com a realização da Pré-Conferência da Cidade, da Conferência da Cidade e de oito audiências públicas distribuídas pelas regiões norte, sul, leste, oeste, centro e pelos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia.

Ao longo dessa etapa, foram promovidas 32 horas de diálogo direto com a população, com média de 180 participantes por audiência e mais de 1.500 pessoas envolvidas no total. Cerca de 100 cidadãos utilizaram a palavra para apresentar sugestões, além do preenchimento de aproximadamente 400 questionários. Para ampliar o alcance do debate, a Prefeitura investiu em assessoria especializada, incorporou ferramentas de Inteligência Artificial para organização das contribuições e realizou campanha de comunicação com 96 publicações em redes sociais e 19 entrevistas em rádios locais.

Os encontros também contaram com palestras de cinco especialistas convidados e estrutura completa de apoio, incluindo painéis de LED, sonorização, distribuição de material informativo e convites por carros de som. Entre os temas mais debatidos estiveram soluções baseadas na natureza, mobilidade urbana, reformulação do transporte público, ajustes de zoneamento — com destaque para o Santa Mônica — e estratégias para o desenvolvimento sustentável. Pela primeira vez, as comunidades de Água Vermelha e Santa Eudóxia participaram formalmente da revisão.

A próxima fase começa em 28 de janeiro de 2026, com reunião na ACISC voltada a empresários e entidades como CIESP, CREA, SINDUSCON e Sindicato Rural. Em fevereiro, o processo ouvirá acadêmicos, pesquisadores, startups e organizações ambientais, antes de retornar às regiões com oficinas de propostas em março. Após a consolidação, o texto será analisado pelos conselhos COMDUSC e COMDEMA e enviado à Câmara Municipal em maio. Para o prefeito Netto Donato, a revisão busca “preparar São Carlos para crescer de forma sustentável, equilibrando desenvolvimento econômico e qualidade de vida”, com participação social em todas as etapas.



Post navigation

Previous: Câmara de Ibaté aprova crédito para a Saúde e garante estabilidade financeira a servidores
Next: Prefeitura de São Carlos libera nova plataforma viária na região da USP 2

LEIA TAMBÉM

STA-CASA
  • SÃO CARLOS

Santa Casa promove palestra sobre inclusão de PCDs no ambiente de trabalho em São Carlos

Redação 21 de setembro de 2026
pnab-2
  • SÃO CARLOS

PNAB convoca proponentes para procedimento de heteroidentificação em São Carlos

Redação 21 de setembro de 2026
museu
  • SÃO CARLOS

20ª Primavera dos Museus tem programação especial no Museu de São Carlos

Redação 21 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • GAM apreende mais de 380 porções de drogas e prende dois em São Carlos
  • Ibaté terá tarde especial de Dia das Crianças na Mata do Alemão
  • Ibaté recebe escritora Kiusam Oliveira em encontro sobre literatura, diversidade e representatividade
  • Helicóptero com Rick, da dupla Rick & Renner, desaparece em Santa Catarina; FAB faz buscas
  • Santa Casa promove palestra sobre inclusão de PCDs no ambiente de trabalho em São Carlos

Você pode ter perdido

trafico-drogas-22
  • POLÍCIA

GAM apreende mais de 380 porções de drogas e prende dois em São Carlos

Redação 22 de setembro de 2026
criancas
  • IBATÉ

Ibaté terá tarde especial de Dia das Crianças na Mata do Alemão

Redação 21 de setembro de 2026
Kiusam Oliveira
  • IBATÉ

Ibaté recebe escritora Kiusam Oliveira em encontro sobre literatura, diversidade e representatividade

Redação 21 de setembro de 2026
rick
  • GERAL

Helicóptero com Rick, da dupla Rick & Renner, desaparece em Santa Catarina; FAB faz buscas

Redação 21 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • GAM apreende mais de 380 porções de drogas e prende dois em São Carlos 22 de setembro de 2026
  • Ibaté terá tarde especial de Dia das Crianças na Mata do Alemão 21 de setembro de 2026
  • Ibaté recebe escritora Kiusam Oliveira em encontro sobre literatura, diversidade e representatividade 21 de setembro de 2026
  • Helicóptero com Rick, da dupla Rick & Renner, desaparece em Santa Catarina; FAB faz buscas 21 de setembro de 2026
  • Santa Casa promove palestra sobre inclusão de PCDs no ambiente de trabalho em São Carlos 21 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}