Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SAAE inicia mutirão para identificar vazamentos no Grande Santa Felícia
  • SÃO CARLOS

SAAE inicia mutirão para identificar vazamentos no Grande Santa Felícia

Ação terá duração de dez dias e utilizará geofonamento para localizar perdas ocultas na rede de abastecimento
Redação 13 de fevereiro de 2026
saae03

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de São Carlos (Saae) inicia neste sábado, 14 de fevereiro, um mutirão no Grande Santa Felícia, em São Carlos, com o objetivo de conter e identificar possíveis vazamentos na rede de água. A previsão é que as ações tenham duração de dez dias.

As equipes especializadas irão realizar o geofonamento das redes, técnica utilizada para detectar vazamentos não visíveis. O geofone é um detector eletrônico acústico, composto por amplificador, sensores de ruídos e fones de ouvido. O equipamento capta o som da água que escapa de forma subterrânea, funcionando como um “estetoscópio” da rede de abastecimento.

Tecnologia para reduzir perdas

Com o uso do geofone, é possível identificar a localização exata do problema antes de iniciar a manutenção. O diagnóstico mais preciso permite que os reparos sejam feitos de forma localizada, reduzindo intervenções desnecessárias e otimizando o tempo de resposta das equipes.

Segundo o presidente do Saae, Derike Contri, a iniciativa tem caráter estratégico e preventivo. “Estamos atuando de forma estratégica e preventiva, utilizando tecnologia para identificar vazamentos ocultos e preservar um recurso tão essencial. Cada litro de água recuperado representa mais eficiência para o sistema e mais segurança no abastecimento da população”, afirmou.

Aumento de vazão motivou ação

Recentemente, o sistema de telemetria do Saae identificou aumento no registro da vazão de saída dos reservatórios que abastecem o Grande Santa Felícia. Diante do cenário, a autarquia decidiu realizar a operação para minimizar perdas, otimizar o sistema de distribuição e reduzir desperdícios.

Os trabalhos serão executados de forma setorizada, abrangendo os bairros que compõem a região, a fim de garantir maior produtividade e eficiência nas ações.

Durante a execução dos serviços, dependendo do tipo de vazamento identificado e da necessidade de reparo nas redes, poderá haver redução de pressão em alguns pontos do bairro. O Saae informou que já adotou medidas para minimizar impactos e orienta a população a fazer uso racional da água durante o período do mutirão.

 

 

 

 

 


Post navigation

Previous: Nova placa de orientação viária é instalada na Avenida São Carlos
Next: Idoso é agredido após discussão em caixa eletrônico dentro de farmácia em Ibaté

LEIA TAMBÉM

PLACA-SC
  • SÃO CARLOS

Nova placa de orientação viária é instalada na Avenida São Carlos

Redação 13 de fevereiro de 2026
PEDREIRO
  • SÃO CARLOS

São Carlos abre chamada para empresas e organizações no Programa Periferia Viva

Redação 13 de fevereiro de 2026
ecoponto01
  • SÃO CARLOS

SAAE informa que Ecopontos funcionarão normalmente durante o Carnaval em São Carlos

Redação 13 de fevereiro de 2026
BANNER-CARNAVAL-350X550P-RG-EM-DESTAKE
drogaria2
BANNER-CARNAVAL-350X350P-RG-EM-DESTAKE
Jornal-Ruscito-(19)-1
Jornal-Ruscito-(19)-2
Jornal-Ruscito-(19)-3
Jornal-Ruscito-(19)-4
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Idoso é agredido após discussão em caixa eletrônico dentro de farmácia em Ibaté
  • SAAE inicia mutirão para identificar vazamentos no Grande Santa Felícia
  • Nova placa de orientação viária é instalada na Avenida São Carlos
  • André Mendonça assume relatoria de inquérito sobre Banco Master no STF
  • São Carlos abre chamada para empresas e organizações no Programa Periferia Viva

Você pode ter perdido

delegacia-polica
  • POLÍCIA

Idoso é agredido após discussão em caixa eletrônico dentro de farmácia em Ibaté

Redação 13 de fevereiro de 2026
saae03
  • SÃO CARLOS

SAAE inicia mutirão para identificar vazamentos no Grande Santa Felícia

Redação 13 de fevereiro de 2026
PLACA-SC
  • SÃO CARLOS

Nova placa de orientação viária é instalada na Avenida São Carlos

Redação 13 de fevereiro de 2026
andre
  • GERAL

André Mendonça assume relatoria de inquérito sobre Banco Master no STF

Redação 13 de fevereiro de 2026

Calendário

fevereiro 2026
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
« jan    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Idoso é agredido após discussão em caixa eletrônico dentro de farmácia em Ibaté 13 de fevereiro de 2026
  • SAAE inicia mutirão para identificar vazamentos no Grande Santa Felícia 13 de fevereiro de 2026
  • Nova placa de orientação viária é instalada na Avenida São Carlos 13 de fevereiro de 2026
  • André Mendonça assume relatoria de inquérito sobre Banco Master no STF 13 de fevereiro de 2026
  • São Carlos abre chamada para empresas e organizações no Programa Periferia Viva 13 de fevereiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}