Skip to content
logo-novo3

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • DESTAKE
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • OBITUÁRIO
    • FUNERAIS PET
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • SÃO CARLOS

Santa Casa promove palestra sobre inclusão de PCDs no ambiente de trabalho em São Carlos

Ação integra o Setembro Verde e reforça oportunidades, acessibilidade e respeito à autonomia das pessoas com deficiência.
Redação 21 de setembro de 2026
STA-CASA

A Santa Casa de São Carlos promoveu uma palestra voltada à inclusão de Pessoas com Deficiência (PCDs) no ambiente de trabalho, como parte das ações do Setembro Verde, mês dedicado à conscientização sobre inclusão social. A atividade antecedeu o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado neste domingo (21).

Com o tema “Além da deficiência: conscientizar para incluir”, o encontro reuniu colaboradores da instituição e foi conduzido pela psicóloga ocupacional Isabela Rissi. Durante a palestra, foram abordados temas como acessibilidade, capacitismo, autonomia e as diferentes necessidades das pessoas com deficiência.

Segundo Isabela, o processo de inclusão passa pelo reconhecimento de que cada pessoa possui características e formas próprias de interação. Ela destacou que atitudes tomadas com a intenção de ajudar podem, em algumas situações, acabar limitando a autonomia quando são baseadas em suposições.

“Às vezes, na tentativa de ajudar, podemos acabar decidindo pela pessoa ou presumindo que ela não vai conseguir realizar determinada atividade. Incluir também é perguntar antes de agir, escutar e respeitar a autonomia de cada pessoa”, explicou.

A palestra apresentou ainda os diferentes tipos de deficiência e as principais barreiras que podem dificultar a participação profissional, entre elas obstáculos físicos, de comunicação, sociais, organizacionais e atitudinais. Situações relacionadas ao capacitismo também foram discutidas a partir de exemplos de comportamentos que podem subestimar ou infantilizar pessoas com deficiência.

O encontro também abriu espaço para relatos de colaboradores com deficiência e de profissionais que possuem familiares com deficiência. As experiências compartilhadas ajudaram a ampliar o debate sobre convivência, respeito e adaptação das rotinas dentro do ambiente profissional.

Na Santa Casa, as ações de inclusão estão reunidas no Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência e Reabilitação Profissional. Atualmente, 43 colaboradores com deficiência são acompanhados pela iniciativa, além de dois profissionais que passam por processo de reabilitação. O trabalho reúne equipes da Medicina do Trabalho, Núcleo de Capacitação de Pessoas (NUCAP), Recursos Humanos, Psicologia e Gestão de Pessoas.

A instituição também mantém processo seletivo contínuo exclusivo para pessoas com deficiência. Os interessados podem encaminhar currículo para [email protected]. Após a contratação, são avaliadas eventuais necessidades de adaptação e acompanhamento durante a integração profissional.

Para o provedor da Santa Casa de São Carlos, Antonio Valério Morillas Junior, a inclusão precisa envolver não apenas a abertura de oportunidades, mas também a preparação das equipes. “Queremos que todos se sintam pertencentes. Nós abrimos as nossas portas e queremos cada vez mais pessoas na instituição. Quando uma pessoa chega para trabalhar, é importante que ela encontre não apenas uma oportunidade, mas também um ambiente preparado para recebê-la e acompanhá-la”, afirmou.

As ações do Setembro Verde reforçam a importância de ampliar o acesso das pessoas com deficiência ao mercado de trabalho e de criar ambientes capazes de garantir autonomia, respeito e condições adequadas para o desenvolvimento profissional.

Post navigation

Previous: PM prende suspeito por tráfico de drogas no Beco da Baldan em São Carlos
Next: Helicóptero com Rick, da dupla Rick & Renner, desaparece em Santa Catarina; FAB faz buscas

LEIA TAMBÉM

pnab-2
  • SÃO CARLOS

PNAB convoca proponentes para procedimento de heteroidentificação em São Carlos

Redação 21 de setembro de 2026
museu
  • SÃO CARLOS

20ª Primavera dos Museus tem programação especial no Museu de São Carlos

Redação 21 de setembro de 2026
uber-camara
  • SÃO CARLOS

Motoristas de aplicativo levam reivindicações à Câmara de São Carlos e pedem mais segurança

Redação 21 de setembro de 2026
POLICENTER - CARD 2 - 500x500px
rodeio-lateral
ZEEK-NOVO-LATERAL
drogaria-avenida-lateral01
Jornal-Ruscito-(2)-4
Jornal-Ruscito-(2)-3
Jornal-Ruscito-(2)-2
Jornal-Ruscito-(2)-1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate-lateral2
terezinha-planos
funerais pet
POLICENTER - CARD 3 - 350x500px

Posts recentes

  • Helicóptero com Rick, da dupla Rick & Renner, desaparece em Santa Catarina; FAB faz buscas
  • Santa Casa promove palestra sobre inclusão de PCDs no ambiente de trabalho em São Carlos
  • PM prende suspeito por tráfico de drogas no Beco da Baldan em São Carlos
  • Idoso morre na Santa Casa dias após queda em via pública de São Carlos
  • Carro incendiado é encontrado ao lado de bovino morto na zona rural de São Carlos

Você pode ter perdido

rick
  • GERAL

Helicóptero com Rick, da dupla Rick & Renner, desaparece em Santa Catarina; FAB faz buscas

Redação 21 de setembro de 2026
STA-CASA
  • SÃO CARLOS

Santa Casa promove palestra sobre inclusão de PCDs no ambiente de trabalho em São Carlos

Redação 21 de setembro de 2026
drogas-21
  • POLÍCIA

PM prende suspeito por tráfico de drogas no Beco da Baldan em São Carlos

Redação 21 de setembro de 2026
santa casa
  • POLÍCIA

Idoso morre na Santa Casa dias após queda em via pública de São Carlos

Redação 21 de setembro de 2026

Calendário

setembro 2026
DSTQQSS
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930 
« ago    

NOTÍCIAS RECENTES

  • Helicóptero com Rick, da dupla Rick & Renner, desaparece em Santa Catarina; FAB faz buscas 21 de setembro de 2026
  • Santa Casa promove palestra sobre inclusão de PCDs no ambiente de trabalho em São Carlos 21 de setembro de 2026
  • PM prende suspeito por tráfico de drogas no Beco da Baldan em São Carlos 21 de setembro de 2026
  • Idoso morre na Santa Casa dias após queda em via pública de São Carlos 21 de setembro de 2026
  • Carro incendiado é encontrado ao lado de bovino morto na zona rural de São Carlos 21 de setembro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}