Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Alunos da rede municipal lotam Teatro para assistir Coral Eu Canto Minha África
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Alunos da rede municipal lotam Teatro para assistir Coral Eu Canto Minha África

Redação 14 de novembro de 2023
TEATRO
Apresentação faz parte da programação em comemoração ao mês da Consciência Negra

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) levou na tarde da última segunda-feira (13/11), 400 alunos das Escolas de Ensino Básico (EMEB’s) Arthur Natalino Deriggi, Carmine Botta, Afonso Fioca Vitalli, Janete Lia e do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Deputado Lauro Monteiro ao Teatro Municipal de São Carlos “Drº Alderico Vieira Perdigão” para a apresentação do Coral Eu Canto minha África.

“A apresentação terá outras duas sessões no dia 21 de novembro, reunindo no total a participação de 1.200 alunos, sendo uma das ações desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Educação em comemoração ao mês da Consciência Negra”, destacou Juliana Tessarin, chefe da Seção de Projetos Especiais da SME.

Com repertório que valoriza a Cultura Negra, seus valores, tradições e costumes, é composto por músicas como Oro Omim Má, Dama do Samba (homenagem à Odette dos Santos), So Bashiya, Ba Hlala Ekhaya, Barulhinho Bom e Esperança.

O projeto Coral Eu Canto minha África de vozes infanto-juvenis foi implantado na cidade em 2020 por Dnize Castro e nasceu para valorizar a construção da identidade negra e afrodescendente de crianças e adolescentes com a proposta de ensinar a meninos e meninas o canto e a percussão afro-brasileiros, destacar a negritude, através da aprendizagem de tranças turbantes, penteados e cuidados adequados com os cabelos crespos.

Vale ressaltar que em 20 de novembro é celebrado o Dia da Consciência Negra, data de relembrar as lutas dos movimentos negros pelo fim da opressão provocada pela escravidão. A data refere-se à morte de Zumbi, importante líder do Quilombo dos Palmares, situado no nordeste do Brasil.

A cultura afro-brasileira é um dos pilares mais significativos da identidade e história do Brasil que enriquece o panorama cultural, e também desempenha um papel crucial na construção da riqueza social e na formação de uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

O coral “Eu Canto minha África” é uma vertente que busca enfatizar os valores, tradições e costumes africanos trazidos ao Brasil pelos negros escravizados, que contribuiram e ainda contribuem fortemente com as raízes do povo brasileiro.

Tem idealização, coordenação e produção de Dnize Castro, regência, direção musical e make up de Nara Dom, percussão de Daniel da Silva António, hair design e mediadora social, Gil Arruda, produção musical de Felipe Cortes, captação de imagem e edição de vídeo de Matheus André Salles de Carra, fotografia de Andre Luis Ferreira, figurinos e adereços de Luciane Sant’Ana, cenografia de Dagoberto João Cavaleito, assistente de produção, Gercilene Azevedo da Cunha, assistente de hair design e monitora de alunos, Merucha Agatha Donato.

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Servidores municipais participam do Projeto “Guardião da Vida” da CPFL
Next: SÃO CARLOS | SMPDMR abre inscrições para oficinas especiais à surdos

LEIA TAMBÉM

eder
  • SÃO CARLOS

Condenado pelos atos de 8 de janeiro, morador de São Carlos morre na Argentina

Redação 28 de março de 2026
fiscalizacao
  • SÃO CARLOS

Operação do GGIM fiscaliza bares, emite notificações e interdita estabelecimento por irregularidades

Redação 28 de março de 2026
bruno02
  • SÃO CARLOS

São Carlos recebe nova ambulância viabilizada por articulação do vereador Bruno Zancheta

Redação 28 de março de 2026
sc_dengue_banner_350x350px
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
350x350
Jornal-Ruscito-(8)-4
Jornal-Ruscito-(8)-3
Jornal-Ruscito-(8)-2
Jornal-Ruscito-(8)-1
350x550
sc_dengue_banner_350x550
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Homem baleado no Cruzeiro do Sul morre durante socorro em São Carlos
  • Suspeito foge ao ver viatura e abandona drogas no Jardim Cruzado, em Ibaté
  • Condenado pelos atos de 8 de janeiro, morador de São Carlos morre na Argentina
  • Operação do GGIM fiscaliza bares, emite notificações e interdita estabelecimento por irregularidades
  • Atletas de Ibaté disputam neste sábado o 32º Circuito de Atletismo da Juventude em Sertãozinho

Você pode ter perdido

morte
  • POLÍCIA

Homem baleado no Cruzeiro do Sul morre durante socorro em São Carlos

Redação 28 de março de 2026
drogasaaa
  • POLÍCIA

Suspeito foge ao ver viatura e abandona drogas no Jardim Cruzado, em Ibaté

Redação 28 de março de 2026
eder
  • SÃO CARLOS

Condenado pelos atos de 8 de janeiro, morador de São Carlos morre na Argentina

Redação 28 de março de 2026
fiscalizacao
  • SÃO CARLOS

Operação do GGIM fiscaliza bares, emite notificações e interdita estabelecimento por irregularidades

Redação 28 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}