Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • POLÍTICA
  • SÃO CARLOS | Caos na saúde mental é tema de debate entre Prefeitura, HU, Santa Casa, DRS e Câmara
  • POLÍTICA

SÃO CARLOS | Caos na saúde mental é tema de debate entre Prefeitura, HU, Santa Casa, DRS e Câmara

Redação 16 de setembro de 2019
ELTON

Na última sexta-feira (13) foi realizada, na sala dos ex-prefeitos do Paço Municipal, uma reunião acerca da situação atual da saúde mental na cidade de São Carlos. Convocada pelo presidente da Comissão de Saúde e Promoção Social Elton Carvalho (PSB) estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Universitário, Santa Casa, SINDSPAM, CAPS e até mesmo da Diretoria Regional de Saúde (DRS III) para deliberar sobre o assunto.

De acordo com o parlamentar, o município vive uma situação de calamidade nos atendimentos voltados á saúde mental, principalmente no tocante aos casos de internação que vêm ocorrendo na UPA Vila Prado, onde, pacientes psiquiátricos ficaram oito dias internados sem a mínima estrutura para tal.

“A UPA é destinada para urgência e emergência, não para internação. Ali não têm infraestrutura, alimentação, serviço de hotelaria hospitalar e nem sequer os servidores detém treinamentos e capacitações específicas para tal”, destacou Elton. “O Objetivo da reunião foi o de avaliar qual o papel de cada instituição perante esta situação e qual o fluxo de atendimento mais adequado e digno ao munícipe que carece desta modalidade de atendimento”, complementou.

O Hospital Universitário sinalizou que também atua no limite e apresenta déficit de psiquiatra em seu quadro clínico. A Santa Casa enfatizou que a única diferença entre a instituição e o que vem ocorrendo na UPA é que eles dispõem de hotelaria e alimentação, mas que, por lá a situação também é crítica.

“O objetivo era pactuar um acordo onde cada instituição assumiria seu papel mediante esta situação caótica que vem ocorrendo na UPA Vila Prado. No entanto, não houve acordo de imediato”, explicou o vereador.

De acordo com Elton, ainda esta semana documentações técnicas serão formalizadas objetivando providências com urgência. Segundo o parlamentar foi decidido por descentralizar os atendimentos da UPA Vila Prado para as outras duas UPAS (Cidade Aracy e Santa Felícia), avaliar os investimentos no CAPS e acionar por via judicial para que os papéis da Santa Casa e HU sejam cumpridos adequadamente.

“A situação é muito crítica. Remamos contra o tempo. As providências são para ontem”, finalizou.

 

 


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: ECONOMIA | ACISC realiza oficina ‘Promover e Divulgar para Vender’
Next: POLÍCIA | São Carlos registra quarto mortes no fim de semana

LEIA TAMBÉM

plantaopolicial
  • POLÍTICA

Força Tática captura procurado por homicídio em São Carlos

Redação 10 de abril de 2025
policia
  • DESTAKE

Procurado pela Justiça é preso em Operação no Jardim América

Redação 17 de julho de 2024
PSX_547
  • DESTAKE

Força Tática prende jovem por porte de arma no Antenor Garcia

Redação 7 de abril de 2024
sc_dengue_banner_350x350px
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
drogaria2
350x350
Jornal-Ruscito-(8)-4
Jornal-Ruscito-(8)-3
Jornal-Ruscito-(8)-2
Jornal-Ruscito-(8)-1
350x550
sc_dengue_banner_350x550
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • Homem baleado no Cruzeiro do Sul morre durante socorro em São Carlos
  • Suspeito foge ao ver viatura e abandona drogas no Jardim Cruzado, em Ibaté
  • Condenado pelos atos de 8 de janeiro, morador de São Carlos morre na Argentina
  • Operação do GGIM fiscaliza bares, emite notificações e interdita estabelecimento por irregularidades
  • Atletas de Ibaté disputam neste sábado o 32º Circuito de Atletismo da Juventude em Sertãozinho

Você pode ter perdido

morte
  • POLÍCIA

Homem baleado no Cruzeiro do Sul morre durante socorro em São Carlos

Redação 28 de março de 2026
drogasaaa
  • POLÍCIA

Suspeito foge ao ver viatura e abandona drogas no Jardim Cruzado, em Ibaté

Redação 28 de março de 2026
eder
  • SÃO CARLOS

Condenado pelos atos de 8 de janeiro, morador de São Carlos morre na Argentina

Redação 28 de março de 2026
fiscalizacao
  • SÃO CARLOS

Operação do GGIM fiscaliza bares, emite notificações e interdita estabelecimento por irregularidades

Redação 28 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}