
São Carlos se prepara para viver um dos momentos mais tradicionais do seu calendário religioso: a festa em honra a São Benedito, padroeiro da paróquia localizada na região central da cidade. As celebrações acontecem entre sexta-feira (3) e domingo (5), reunindo missas, momentos de oração, distribuição do bolo do santo e o tradicional jantar dançante no Ítalo-Brasileiro.
O pároco, padre José Luiz Beltrame, natural de São Carlos, esteve nos estúdios da São Carlos FM [107,9] e destacou que a festividade vai além da dimensão religiosa. “Falar da paróquia de São Benedito é falar da presença da fé traduzida em amor fraterno, em serviço e em comunhão. Nossa comunidade é pequena, mas muito atuante e engajada”, afirmou.
Na sexta-feira (3), às 19h30, acontece a Hora Santa com adoração ao Santíssimo, oração do terço e bênção do Santíssimo, momento em que, segundo o padre, as intenções se estendem “a todas as famílias e trabalhadores de São Carlos”.
No sábado (4), a igreja permanece aberta desde as primeiras horas do dia. Às 16h30, será celebrada uma missa mais solene em preparação ao dia do padroeiro. Ainda no sábado, às 19h, ocorre o Jantar Dançante com a Banda Doce Veneno, evento tradicional que reúne cerca de 450 pessoas no Ítalo-Brasileiro.
O ponto alto da festa será no domingo (5), dia de São Benedito no Brasil. Estão previstas três missas: às 8h, com bênção do bolo; às 10h, presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Carlos Dias, ocasião em que serão instituídos novos ministros da Eucaristia; e às 18h, encerrando a programação.
O famoso bolo de São Benedito será distribuído a partir da sexta-feira à noite, após a bênção do Santíssimo, e também no sábado e domingo. A tradição, já consolidada em São Carlos, simboliza a confraternização e o espírito comunitário em torno do padroeiro.
Além das celebrações, a paróquia mantém trabalhos sociais em apoio a famílias em vulnerabilidade, reforçando o legado de São Benedito como padroeiro dos pobres, negros e cozinheiros. “Nosso desafio é dar continuidade a uma obra de caridade que vem de longa data, ampliando o atendimento aos mais necessitados”, destacou padre Beltrame.
História e devoção a São Benedito
São Benedito nasceu em 1524, na Sicília, filho de pais escravizados oriundos da Etiópia. Conhecido como “O Mouro”, destacou-se pela humildade, sabedoria e profunda piedade, mesmo sendo analfabeto. Tornou-se frade franciscano e superior do convento de Palermo, atraindo devotos ainda em vida por seus milagres e pela serenidade diante das dificuldades.
É considerado padroeiro dos cozinheiros, pobres e negros e sua devoção está entre as mais populares do Brasil, ao lado de Santo Antônio e São Francisco de Assis. Curiosamente, enquanto em outros países sua festa é celebrada em abril, no Brasil a data foi transferida para 5 de outubro, para não coincidir com o período da Quaresma.
Encerrando a entrevista, padre Beltrame convidou toda a população para participar das festividades. “Vale a pena prestigiar a nossa comunidade paroquial. Que São Benedito interceda por nossas famílias, trazendo paz, saúde e prosperidade a todos”, disse.
Ouça a entrevista completa abaixo: