Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Centro de Atendimento de Infecções Crônicas intensifica oferecimento de testes para Hepatite C
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Centro de Atendimento de Infecções Crônicas intensifica oferecimento de testes para Hepatite C

Redação 16 de julho de 2018
hepatite

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atendimento de Infecções Crônicas (CAIC), seguindo determinações do Programa Estadual de Hepatites Virais – CVE – CCD – SES-SP está intensificando o oferecimento de testagem para Hepatite C com foco nos maiores de 40 anos. Nos casos positivos os profissionais do CAIC farão o encaminhamento para realização de exames complementares e tratamento.

A Hepatite C é uma doença contagiosa que evolui para a fase crônica em 80% dos casos, com 20% de chance de evoluir para cirrose hepática, destes, até 5% de chance para câncer no fígado. Não existe vacina para a doença e a prevenção é feita evitando possíveis meios de transmissão, como sexo desprotegido e compartilhamento de materiais perfurocortantes. Pessoas que receberam transfusão ou foram submetidas a cirurgias antes de 1993 devem ser testadas.

O grande desafio, principalmente nessa população, é o diagnóstico da doença. Por ser uma doença de longa evolução e que, geralmente, não apresenta sintomas, essas pessoas podem ter se contaminado no passado e não sabem que têm o vírus. Por isso a recomendação de realização do teste para Hepatite C pelo menos uma vez na vida, com o objetivo de diagnosticar e tratar o mais precocemente.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) propõe a eliminação da Hepatite C até 2030, através da interrupção de sua transmissão, por meio de tratamento seguro e efetivo. Hoje em todo mundo estima-se de 6 a 10 milhões de portadores da Hepatite C não diagnosticados e sem acesso ao tratamento. Em São Carlos, o CAIC calcula que cerca mil pessoas têm o vírus da Hepatite C, sem saber.

Várias atividades acontecerão no Estado de São Paulo por meio do Programa Estadual de Hepatites Virais. Em São Carlos o teste será oferecido na quarta-feira, dia 25 de julho, das 8h às 15h, na Fundação Educacional São Carlos (FESC), localizada na rua São Sebastião, 2828, na Vila Nery. Na sexta-feira, dia 27 de julho, também das 8h às 15h, os testes estarão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) da Vila São José, da Vila Isabel, do Cidade Aracy, da Redenção e na UBS do Santa Felícia.

O Centro de Atendimento de Infecções Crônicas faz testes rápidos tanto para Hepatite C como para HIV e Sífilis durante o ano todo. O CAIC está localizado na rua 7 de Setembro, 2.277, no centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (16) 3419-8240.

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | Bovinos da Prefeitura irão a Leilão Público Extrajudicial
Next: NACIONAL | Comissão mista aprova MP que estabelece preço mínimos para frete
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

Obituario_20251005_111035_0000
  • OBITUÁRIO

Falecimento de Otávio Henrique da Luz comove comunidade de Ibaté

Redação 5 de outubro de 2025
BRUNO
  • SÃO CARLOS

Bruno Zancheta cobra providências sobre árvores com risco de queda em São Carlos

Redação 4 de outubro de 2025
camara01
  • SÃO CARLOS

Audiência pública da Câmara vai debater acessibilidade nos espaços esportivos de São Carlos

Redação 4 de outubro de 2025
MADRIGAL
  • SÃO CARLOS

Shopping Iguatemi São Carlos celebra o Dia das Crianças com o espetáculo “Encanto dos Madrigal”

Redação 4 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Falecimento de Otávio Henrique da Luz comove comunidade de Ibaté
  • Bruno Zancheta cobra providências sobre árvores com risco de queda em São Carlos
  • Audiência pública da Câmara vai debater acessibilidade nos espaços esportivos de São Carlos
  • Shopping Iguatemi São Carlos celebra o Dia das Crianças com o espetáculo “Encanto dos Madrigal”
  • Netto Donato exonera 21 comissionados e realiza reorganização administrativa em São Carlos
  • Falecimento de Nadir Siqueira aos 55 anos comove familiares e amigos em Ibaté

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}