Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • Home
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • Contato
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Cidade inicia atividades da “Semana da Biodiversidade”
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Cidade inicia atividades da “Semana da Biodiversidade”

Redação 19 de maio de 2023
BIODIVERSIDADE

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável programou um total de nove atividades para celebrar a “Semana da Biodiversidade”, que terá eventos em diversos locais da cidade. A data foi instituída via Lei Municipal nº 19.260/2019.

Neste sábado (20/05) e domingo (21/05), a semana será aberta simbolicamente com a eleição para escolha do nome do novo filhote de Cervo do Pantanal do Parque Ecológico. A votação acontece no próprio parque, das 8h às 16h, e é aberta para participação da população.

Depois, ao longo da semana, atividades descentralizadas ocorrem em locais como o Sindicato Rural Patronal, a EMEJA Austero Mangerona, a FESC I – Vila Nery e o Sítio São João, seja para públicos específicos ou com participação livre. Além disso, na sexta-feira (26/05), também haverá evento online sobre capacitação de compostagem, com transmissão pelo YouTube.

A “Semana da Biodiversidade” será concluída em São Carlos apenas na quarta-feira (31/05), quando o projeto AcorDar Literário realiza seu segundo encontro do Clube de Leitura e Literatura para crianças e adultos com uma reflexão sobre o livro “A Boca da Noite”, de Cristino Wapichana, a partir das 14h30, na Biblioteca Euclides da Cunha.

Acompanhe a programação completa:

20 e 21/05 (sábado e domingo)
– Eleição para escolher o nome do novo filhote, nascido em 25/02/23.
Horário: das 8h às 16h
Local: Parque Ecológico de São Carlos (Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 2, s/n – Espraiado)

22/05 (segunda-feira)
– Elaboração de normas e procedimentos para resgate de abelhas em áreas urbanas. Reunião para discussão de procedimentos e normas para resgate de abelhas em áreas urbanas.
Horário: 14h.
Local: Auditório do Sindicato Rural Patronal de São Carlos (R. Jesuíno de Arruda, 2431 – Centro)
*Evento exclusivo para alunos do EMEJA

24/05 (quarta-feira)
– Oficina: “Vogais: Arte Sustentável na Reutilização de Objetos, do Pensar ao Transformar”
Atividade referente ao Projeto de Educação Ambiental “Tour Ambiental – Circuito Resíduos”, destinada aos alunos da escola EMEJA Austero Mangerona.
Instrutores: Sérgio Luiz Roda (Iéio) e Luciano M. F. Vidal (Vidal).
Horário: das 7h30 às 11h
Local: R. 7 de Setembro, 1767 – Centro
*Evento exclusivo para alunos do EMEJA.
– Palestra: “Biodiversidade Urbana – desafios para o convívio entre pessoas e animais”.
Palestrante: Profª Drª. Sonia Buck – Coordenadora do Laboratório de Estudos da Fauna (LEF), Professora do Departamento de Ciências Ambientais (DCAm) no Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) da UFSCar. Pós-doutorado no ISPA-PT em Divulgação da Biodiversidade Aquática.
Horário: 14h30
Local: FESC I – Sala 24 (Rua São Sebastião, 2828 – Vila Nery)

26/05 (sexta-feira)
– Visita à Escola da Floresta – Sítio São João, pelo grupo da Terceira Idade da Fundação Educacional de São Carlos – FESC.
Horário: 8h
Local: Sítio São João (Rodovia Domingos Innocentini, km 8, São Carlos – SP)
*Evento exclusivo para alunos da FESC previamente inscritos.
– “Capacitação de Compostagem: Resgate da Implantação da Compostagem dos Resíduos Orgânicos do Restaurante Universitário da Área 2 da USP”.
Palestrantes: Grupo GEISA/USP e Eng. Ambiental Júlia Guermandi, Diretora do Departamento de Política Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de São Carlos.
Horário: 14h.
Local: evento online (https://www.youtube.com/channel/UCJmdbBfZbIAnNYoipfacCjQ)

27/05 (sábado)
– Oficina de máscaras em comemoração ao Dia Internacional da Lontra.
Horário: das 8h às 16h
Local: Parque Ecológico de São Carlos (Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 2, s/n – Espraiado)

28/05 (domingo)
– Oficina de máscaras e origamis em comemoração ao Dia Mundial dos Psitacídeos.
Horário: das 8h às 16h
Local: Parque Ecológico de São Carlos (Estrada Municipal Guilherme Scatena, Km 2, s/n – Espraiado).

31/05 (quarta-feira)
– AcorDar Literário – 2º encontro do Clube de Leitura e Literatura para crianças e adultos.
Livro: “A Boca da Noite” de Cristino Wapichana, com ilustrações de Graça Lima.
Mediação: Sônia Pinheiro e Adriana Dantas.
Horário: 14h30
Local: Biblioteca Euclides da Cunha (Rua Antônio de Almeida Leite, 535 – Vila Prado).

 

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | CMDCA divulga lista preliminar de candidatos ao Conselho Tutelar
Next: IBATÉ | Novos títulos à disposição na Biblioteca Municipal 

LEIA TAMBÉM

saae1403-2
  • SÃO CARLOS

SAAE alerta para risco de erosão e interdita parcialmente trecho no Santa Felícia em São Carlos

Redação 14 de março de 2026
tati
  • SÃO CARLOS

São Carlos homenageia Tatiana Lobo destaque na medicina regenerativa

Redação 13 de março de 2026
zeladoria01
  • SÃO CARLOS

Chuvas fortes atrasam início da operação tapa-buraco do programa São Carlos Mais Bonita

Redação 13 de março de 2026
Era do Gelo_Anu_350x550px
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
Jornal-Ruscito-(26)-1
Jornal-Ruscito-(26)-2
Jornal-Ruscito-(26)-3
Jornal-Ruscito-(26)-4
350x550
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet
an-dengue-IBATE-350x350

Posts recentes

  • SAAE alerta para risco de erosão e interdita parcialmente trecho no Santa Felícia em São Carlos
  • Adolescente é apreendido por tráfico de drogas no CDHU em São Carlos
  • Tráfico de drogas: GCM prende suspeito no Jardim Cruzado em Ibaté
  • Ecovias promove ações “Vá Seguro, Motorista” e “Vá Seguro, Caminhoneiro” na Washington Luís em Araraquara
  • Falecimento de Zelinda Laurentino é comunicado pela Funerária Terezinha de Jesus

Você pode ter perdido

saae1403-2
  • SÃO CARLOS

SAAE alerta para risco de erosão e interdita parcialmente trecho no Santa Felícia em São Carlos

Redação 14 de março de 2026
drogas140326-2
  • POLÍCIA

Adolescente é apreendido por tráfico de drogas no CDHU em São Carlos

Redação 14 de março de 2026
drogas140326-1
  • POLÍCIA

Tráfico de drogas: GCM prende suspeito no Jardim Cruzado em Ibaté

Redação 14 de março de 2026
ecovias002
  • REGIÃO

Ecovias promove ações “Vá Seguro, Motorista” e “Vá Seguro, Caminhoneiro” na Washington Luís em Araraquara

Redação 14 de março de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}