A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania realizou, no último dia 5 de maio, a Assembleia de Eleição da sociedade civil para a composição do Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Carlos.
O encontro aconteceu no Centro Municipal de Cultura Afro-Brasileira “Odette dos Santos” e reuniu representantes de entidades, movimentos sociais, coletivos e organizações ligadas à promoção da igualdade racial, à participação social e à valorização da cultura afro-brasileira.
Durante a assembleia, foram eleitas instituições representativas, entre elas o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânica e de Material Elétrico de São Carlos e Ibaté; a Associação Sal da Terra (AST); a Comunidade Acadêmica Africana de São Carlos e Região (CAASCAR); a Associação São-carlense de Atletismo (ASA); o Omorodé Instituto Cultural e Ilè Asè Odé Fun Okan Tobi; a UNEGRO São Carlos; o Coletivo Coral AfroSoulJazz; o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB); e o Instituto Formiga.
Como suplentes, foram escolhidas a Associação dos Moradores do Parque Residencial Maria Stella Fagá e a Associação de Moradores do Parque Fehr.
A secretária adjunta municipal de Cidadania, Ana Paula Vaz Panhoca, destacou a importância da participação popular e do fortalecimento dos espaços de controle social. “Fortalecer o Conselho Municipal da Comunidade Negra é fortalecer a participação da sociedade civil na construção das políticas públicas. A presença das entidades e movimentos demonstra o compromisso coletivo com a promoção da igualdade racial, da inclusão e da garantia de direitos em nosso município”, afirmou.
O Conselho Municipal da Comunidade Negra terá papel estratégico no acompanhamento e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao combate ao racismo, à valorização da cultura afro-brasileira e à promoção da equidade racial em São Carlos.





















