
A Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) divulgou nesta quarta-feira (06) a nova edição do Informativo Econômico ACISC, que traz uma análise detalhada dos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) referentes ao mês de junho de 2025.
O levantamento mostra que São Carlos gerou 248 novas vagas com carteira assinada em junho, resultado de 3.926 admissões e 3.678 desligamentos. Embora o número represente um recuo em relação ao mesmo período de 2024, quando o saldo foi de 516 vagas, o município manteve desempenho positivo e encerrou o primeiro semestre com 89.747 vínculos formais de trabalho, contra 87.523 no primeiro semestre do ano passado.
“O saldo ainda é positivo e demonstra a força da nossa economia local, com destaque para os setores da Construção Civil, Indústria e Comércio. Seguimos atentos e comprometidos com o desenvolvimento sustentável de São Carlos”, destaca Ivone Zanquim, presidente da ACISC.
Segundo os dados, a Construção Civil liderou a geração de vagas no mês, com +171 postos, impulsionada por obras de infraestrutura e construção de edifícios. A Indústria também apresentou saldo positivo de +96 vagas, principalmente nas áreas de Fabricação de Produtos Alimentícios (+88) e Manutenção de Máquinas e Equipamentos (+52). Por outro lado, o setor de Fabricação de Veículos Automotores teve o maior número de demissões, com -79 postos.
No Comércio, o saldo foi de +95 vagas, com destaque para o varejo não especializado, comércio de produtos alimentícios e farmacêuticos. Já no setor de Serviços, o desempenho foi negativo, com -124 vagas, puxado pelo segmento de seleção e locação de mão de obra, que teve -153 desligamentos.
Para o economista do Núcleo Econômico da ACISC, Elton Casagrande, os dados apontam para um mercado de trabalho mais cauteloso. “Apesar da geração de empregos em alguns setores, o ritmo ainda é inferior ao observado no ano passado. O crescimento consistente dos vínculos formais depende de novos investimentos públicos e privados”, analisa.
No cenário mais amplo, o Brasil registrou 166.621 novas vagas formais em junho, sendo 76.332 na região Sudeste e 40.089 no estado de São Paulo.
Assessoria de Imprensa – ACISC São Carlos