Skip to content
cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • EDITORIAIS
    • SÃO CARLOS
    • IBATÉ
    • POLÍCIA
    • GERAL
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍTICA
    • FUNERAIS PET
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • PUBLICIDADE LEGAL
  • Política de Privacidade
  • CONTATO
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • São Carlos participa do XXXI Simpósio Brasileiro de Políticas e Administração da Educação
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

São Carlos participa do XXXI Simpósio Brasileiro de Políticas e Administração da Educação

Redação 8 de abril de 2024
PSX_572

A Secretaria Municipal de Educação (SME), representada pelo Departamento Pedagógico, participou do XXXI Simpósio Brasileiro de Política e Administração da Educação realizado no período de 03 a 05 de abril, na cidade de Goiânia/Goiás, nas dependências da Universidade Federal de Goiás (UFG) e da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás).

O Simpósio reuniu mais de mil professores, pesquisadores, estudantes e gestores da educação de todo o Brasil e teve como tema central “Estado, Democracia e Educação: O Plano Nacional de Educação (PNE) em Perspectiva”, promovendo reflexões sobre a gestão democrática da educação com foco no Plano Nacional de Educação e Planos Estaduais e Municipais de Educação.

São Carlos foi representada por Rafaela Marchetti, chefe da Seção de Apoio ao Infantil II, da SME, que apresentou o relato de experiência em relação a Conferência Intermunicipal e Conferência Municipal de Educação realizada em São Carlos.

O Simpósio foi objeto de proposições por parte da sociedade civil e política e constitui-se em novo marco relevante para as políticas e gestão da educação, o alinhamento das esferas federativas, por meio PNE, Planos Estaduais (PEE) e Planos Municipais (PME), buscando sistematizar um Sistema Nacional de Educação, com perspectiva de reduzir desigualdades históricas e consolidar um conjunto coerente e integrado de políticas, a partir de diagnósticos, definição de metas e estratégias, com intuito de garantir o direito à educação, com qualidade no ensino e na aprendizagem, a toda população brasileira.

“Mostrar a nossa experiência em relação a promoção de espaços democráticos de participação é acreditar que estamos no caminho certo para a promover uma educação de qualidade para nossas crianças e adolescentes”, salientou Rafaela Marchetti.

Os participantes também chamaram a atenção para a educação profissional, necessidade de se ampliar a oferta da educação profissional, inclusive em atendimento à meta do PNE, ações desenvolvidas com debates sobre a qualidade e os sentidos dessa oferta, que deve se pautar na concepção de formação humana integral e integrada promovendo o diálogo entre a ciência, a cultura, o trabalho e a tecnologia, possibilitando ao trabalhador o acesso aos conhecimentos, seja na forma do ensino médio integrado, de qualificação profissional ou de formação inicial e continuada.

O Simpósio debateu também eixos temáticos como: Políticas de educação básica e sistemas de ensino; Política e gestão da educação superior; Políticas e práticas de formação dos docentes e gestores escolares; Planejamento, cooperação federativa e regime de colaboração entre sistemas na educação; Políticas, financiamento e processos de privatização da educação; Organização do trabalho pedagógico, currículo e avaliação escolar; Educação, desigualdades, direitos humanos, diversidade e inclusão; Regulação, avaliação de políticas e qualidade da educação; Planos educacionais e participação social: monitoramento, acompanhamento e avaliação e a valorização dos profissionais da educação: formação, carreira, salários e condições de trabalho e saúde.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

Post navigation

Previous: Água Vermelha recebe 19ª Festa do Milho a partir de sexta
Next: UBS Vila São José vai continuar com atendimento suspenso

LEIA TAMBÉM

dengue
  • SÃO CARLOS

Boletim aponta queda de 97% nos casos confirmados de dengue em São Carlos

Redação 28 de abril de 2026
CAPACITACAO
  • SÃO CARLOS

Servidores municipais recebem capacitação para programa de prevenção à violência nas escolas

Redação 28 de abril de 2026
ZANCHETA
  • SÃO CARLOS

Vereador Bruno Zancheta lança abaixo-assinado pela duplicação da SP-215

Redação 28 de abril de 2026
Maes_Anuncios_Região em destaque banner vertical 350 x 550 px
quadrado-lateral-350x350
an-dengue-IBATE-350x550
350x350
drogaria2
350x550
Jornal-Ruscito-(27)-1
Jornal-Ruscito-(27)-2
Jornal-Ruscito-(27)-3
Jornal-Ruscito-(27)-4
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
an-dengue-IBATE-350x350
aguianet-lateral
martinelli19072023
papelaria-ibate
terezinha-planos
funerais pet

Posts recentes

  • Governo suspende 3,4 milhões de multas do free flow e dá novo prazo para pagamento
  • Funerais Pet registra morte do gatinho Oliver, em São Carlos
  • Funerais Pet registra morte do cachorrinho Luck, em São Carlos
  • Real Park tem retirada de solo excedente após pedido de Val Construtor
  • Boletim aponta queda de 97% nos casos confirmados de dengue em São Carlos

Você pode ter perdido

FREEFLOW
  • GERAL

Governo suspende 3,4 milhões de multas do free flow e dá novo prazo para pagamento

Redação 29 de abril de 2026
Funeral Pet
  • FUNERAIS PET

Funerais Pet registra morte do gatinho Oliver, em São Carlos

Redação 29 de abril de 2026
LUCK
  • FUNERAIS PET

Funerais Pet registra morte do cachorrinho Luck, em São Carlos

Redação 29 de abril de 2026
real01
  • IBATÉ

Real Park tem retirada de solo excedente após pedido de Val Construtor

Redação 28 de abril de 2026
Copyright©2026 - Região em Destake | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}