Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

DELICIA
RCSERVICOSTOPO
CORTAFOGO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • São Carlos participou do Workshop ValorizaSP de capacitação e finanças em Bauru
  • SÃO CARLOS

São Carlos participou do Workshop ValorizaSP de capacitação e finanças em Bauru

Redação 1 de abril de 2025
valoriza05

A Secretaria de Cultura e Turismo de São Carlos (SMCT) participou na última sexta-feira (28/03) do Workshop ValorizaSP – Gestão Pública, plataforma de capacitação e troca de conhecimento do setor de turismo, voltado a informação e qualificação dos gestores públicos municipais, promovido pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) e a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC), na cidade de Bauru-SP.

Durante o evento foram abordados temas como Ações da Setur, pelo secretário Roberto de Lucena, programas e calendários de eventos da Coordenadoria de Turismo (COTUR), com Ana Clemente; informações sobre o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (DADETUR), que atualmente congrega 70 municípios denominados Estâncias Turísticas e 140 municípios classificados como Municípios de Interesse Turístico – MIT; por Aline Bernardo; orientações sobre o Inventário Turístico, por Vanilson Ficket; e a palestra de Gregory Andrade sobre o CREDITUR, maior Programa de Crédito e Investimentos Turísticos do Brasil coordenado pela Setur/Governo do Estado de São Paulo com atendimento e orientações sobre perguntas e dúvidas.

valoriza03
valoriza04

O secretário de Estado de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, acompanhado do deputado estadual Sebastião Santos, fez a abertura do Workshop, frisou que reuniões como essa apresentam as ferramentas que o Governo do Estado tem, através da Setur, a disposição dos municípios para ativar todo o potencial turístico nas mais diversas regiões e cada município tem a sua vocação.

“Precisamos pensar o Turismo regionalmente e equipar todo esse potencial dos municípios para que cada região seja atrativa do ponto de vista do Turismo. Organizar esse potencial e colocar na prateleira para que o Brasil e o Mundo possam consumir o que nós temos para entregar e mostrar como atrativo turístico e nós podemos fazer juntos mais rápido e vamos longe”, salientou Lucena.

Sobre a região de São Carlos o secretário Roberto de Lucena lembrou que o Governo do Estado está trabalhando com voos a partir de Araraquara para potencializar a promoção e conexão turística com diversas regiões e disse que ainda no primeiro semestre visitará São Carlos.

Ana Clemente, coordenadora estadual de Turismo enfatizou que o workshop do ValorizaSP valoriza o trabalho das estâncias de governança das regiões turísticas do Estado de São Paulo e apresenta as iniciativas, projetos e ações desenvolvidos pela Setur.

“São ações nos âmbitos de promoção, estruturação, qualificação do setor para conseguir potencializar e desenvolver a atividade turística. Trouxemos também o Dadetur por conta da questão das obras e estrutura turística para tirar as dúvidas da Estâncias e Municípios de Interesse Turístico sobre os projetos que podem ser desenvolvidos, além de orientar sobre a utilização da Plataforma de Inventário Turístico e o Creditur, uma política de investimentos com vários parceiros como bancos e instituições financeiras, para que o município consiga ter uma estratégia e possa desenhar um planejamento turístico”, destacou.

valoriza01
valoriza02

Hicaro Alonso, secretário adjunto de Turismo, acompanhado dos diretores Fabiana Nascimento (Qualificação do Turismo) e Manoel Virginio (Promoção Turística) ressaltou que a capacitação de gestores e integração com os diversos programas de gestão e financiamento turístico do Governo do Estado “são fundamentais no fortalecimento dos mecanismos e modelagens de crédito qualificado para o desenvolvimento produtivo e sustentável de projetos turísticos. Bons projetos, conquistam apoio e obter o crédito fomenta e viabiliza a implementação das políticas públicas e dos projetos que atraem investimentos e dinamiza a infraestrutura turística”, frisa Alonso.

Para acessar os recursos do DADETUR as prefeituras devem determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados no ano, os objetos devem ser apresentados primeiramente ao Conselho Municipal de Turismo – COMTUR e, após aprovação, direcionados ao DADETUR para prévia análise e posterior aprovação do Conselho de Orientação e Controle (COC).

Quando o COC aprova os objetos pleiteados pela municipalidade, a Prefeitura deve apresentar o projeto e demais documentos para cada um dos pleitos aprovados, explicando detalhadamente como será utilizada a verba que receberá do DADETUR. O Departamento então analisa tecnicamente cada projeto e os aprova quando estiverem de acordo com as normas técnicas e legais aplicáveis. Depois da aprovação dos projetos, os convênios entre município e SETUR/DADETUR, são assinados, pelo prefeito e pelo secretário de Turismo e Viagens do Estado. A partir daí, cabe ao município licitar e executar os convênios para que os recursos sejam liberados.

 

 

 


[metaslider id=”126182″]


[metaslider id=”126182″]


[metaslider id=”126182″]

 

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: Netto Donato comenta medidas contra a dengue e ampliação de horários em São Carlos
Next: “Mulheres Empreendedoras” lota auditório do SENAC em comemora ao Mês da Mulher

RELACIONADAS

led02
  • SÃO CARLOS

Parceria entre CPFL e Prefeitura resulta na troca de cerca de 3 mil lâmpadas por LED

Redação 2 de agosto de 2025
saaee1
  • SÃO CARLOS

SAAE marca presença no ‘Integra Resíduos SP’ em São Paulo e reforça compromisso com sustentabilidade

Redação 1 de agosto de 2025
saae0108-2
  • SÃO CARLOS

SAAE São Carlos anuncia interdições em vias para obras neste domingo (3)

Redação 1 de agosto de 2025
REGIÃO EM DESTAKE_banner_vertical lateral 350x550px
policenter-banner-lateral
1Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-4
4Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329
3Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-2
2Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-3
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner-Vertical-lateral-500x350px
REGIÃO EM DESTAKE_banner_quadrado lateral 350x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

sidertec
  • IBATÉ

Metalúrgicos na Sidertec aprovam aviso de greve durante assembleia com trabalhadores

Redação 2 de agosto de 2025
jonatan02
  • IBATÉ

Motociclista que morreu em acidente na SP-310 será sepultado neste sábado em Ibaté

Redação 2 de agosto de 2025
jonatan
  • OBITUÁRIO

Nota de Falecimento – Jonatas Cabral dos Santos, aos 38 anos de idade

Redação 2 de agosto de 2025
led02
  • SÃO CARLOS

Parceria entre CPFL e Prefeitura resulta na troca de cerca de 3 mil lâmpadas por LED

Redação 2 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
« jul    

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
DELICIA
RCSERVICOSTOPO
CORTAFOGO
Regiao-em-Destaque-820x300px (2)
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}