Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SÃO CARLOS | Plano Municipal de Mobilidade Urbana é apresentado em audiência pública
  • SÃO CARLOS

SÃO CARLOS | Plano Municipal de Mobilidade Urbana é apresentado em audiência pública

Redação 29 de setembro de 2022
PLANO

A Fundação Getúlio Vargas, responsável pela elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana do Município de São Carlos –PlanMob – apresentou na primeira audiência pública, das três que serão realizadas, as etapas já realizadas do projeto, os conceitos e metodologia até detalhes da participação social, sobre as principais áreas abordadas.

O Plano de Mobilidade é o principal instrumento para planejamento das intervenções e investimentos em mobilidade, e sua implementação deve guiar a forma de deslocamento e qualidade de vida das pessoas, garantindo inclusão social, melhorias de acessibilidade e mobilidade no território do município de São Carlos.

O coordenador de projetos da Fundação Getulio Vargas (FGV), professor Manoel de Andrade e Silva Reis, apresentou a metodologia de trabalho utilizada pela Fundação é os retornos obtidos nessas etapas já finalizadas.

O carro é o principal meio de transporte utilizado por 37,3% dos são-carlenses para se deslocar; 18,8% utiliza ônibus; 10,6% transporte por aplicativo, 9,2% motocicletas; 8% bicicletas; 6,6% fretamento, 4,4% táxi, 3,9 se desloca a pé e 1,2% utiliza van.

Questionados quais os meios de transporte que deveriam ter mais investimento por parte do poder público e/ou da iniciativa privada, 41,6% dos são-carlenses responderam que o investimento deveria ser nos ônibus do transporte coletivo; 14,5% em bicicletas, 12,3% em transporte por aplicativo; 9,3 em carros; 6,3 em bicicletas elétricas/patinetes, 5,4% em vans; 4,3% em fretamento; 4% em motocicletas e 2,3% em táxis.

Quanto as ações que estariam dispostos a adotar para a melhoria da mobilidade urbana, 30,1% das pessoas responderam que usariam o ônibus com maior frequência; 21,4% andariam mais a pé; 17,3% usariam táxi ou transporte por aplicativo com outras pessoas; 14,5% usariam bicicleta; 12,4% usariam ou ofereceriam carona e 4,4% usariam bicicleta elétrica ou patinetes.

Os munícipes citaram o que precisaria mudar para que mais pessoas passassem a utilizar o transporte coletivo: 23,1% o menor custo das tarifas; 20% disse já utilizar o transporte; 13,7% não está disposta utilizar; 10,8% a maior frequência dos ônibus; 8,3% maior segurança dos veículos e dos pontos; 7% menor tempo de viagem; 5,8% maior conforto dos ônibus; 5,4% maior integração dos ônibus com os outros meios; 3,1% mais tecnologia e 2,7% mais comodidade nos pontos.

Principais condições que fariam o são-carlense utilizar a bicicleta: 36,5% se tivessem mais ciclovias e ciclofaixas; 34,2% não usaria em nenhuma hipótese; 12,6% mais segurança e melhor sinalização na interação com os demais meios de transporte; 7,4% já utiliza bicicleta; 4% disponibilidades de locais adequados para estacionar as bicicletas; 2,7% maior integração da bicicleta com outros meios de transporte e 2,6% existência de opções de aluguel/compartilhamento de bicicletas.

O professor Alexandre Pignanelli, da FGV, falou da pesquisa origem/destino. “A matriz origem/destino de movimentação das pessoas em São Carlos está sendo desenvolvida em duas fases. Primeiro é realizada a matriz completa obtida a partir de dados de celulares das pessoas, incluindo as movimentações de pessoas por qualquer meio de transporte. Já a matriz segmentada é obtida a partir da completa, separando movimentação por transporte público e por transporte individual. Essa etapa consiste de estudos aprofundados sobre as áreas priorizadas e temas correlatos a elas. Além disso, as informações levantadas nas entrevistas e pesquisa com a população serão utilizadas nesses estudos. Em conjunto com a matriz origem/ destino, os diagnósticos são a base para elaboração das partes mais importantes do Plano de Mobilidade: Objetivos específicos, metas e programas de ação”, explicou o professor da FGV.

O secretário de Transporte e Trânsito, Paulo Luciano, garantiu que outras duas as audiências serão realizadas. “Na próxima audiência vamos apresentar a elaboração das propostas e programas de ações, a consolidação do plano de elaboração do projeto de lei e a análise da qualidade do plano. Depois, na terceira audiência, o plano completo.

O prazo estipulado pelo Governo Federal para finalização do Plano Municipal de Mobilidade Urbana de São Carlos é abril de 2023.

Para acompanhar a elaboração do plano basta a acessar o site http://mobilidadeurbana.saocarlos.sp.gov.br/. Para conferir a 1ª Audiência Pública do PlanMob os interessados devem clicar no link http://mobilidadeurbana.saocarlos.sp.gov.br/index.php/2022/09/28/confira-a-apresentacao-da-1a-audiencia-publica-para-apresentacao-do-planmob/.

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

POSTS RELACIONADOS

Post navigation

Previous: SÃO CARLOS | CRI desenvolve atividades de mobilidade física e oferece atendimento psicológico
Next: SÃO CARLOS | Membros da CIPA 2022 tomam posse nesta segunda-feira
RUSCITO4
RUSCITO3
RUSCITO2
RUSCITO1
policenter-banner-lateral
Banner-350x550
swat-(350-x-550-px)-(1)
ruscito-carro2
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
acisc-pontencialize-ok
Banner-350x350
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

Elenice Aparecida Corrial
  • OBITUÁRIO

Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Elenice Aparecida Corrial, aos 64 anos

Redação 6 de outubro de 2025
IVONE3
  • SÃO CARLOS

Ivone Zanquim participa de sessão solene que concedeu Título de Cidadão Honorário a Lindomar José Borges

Redação 6 de outubro de 2025
LUCAO0610
  • SÃO CARLOS

Projeto de Lei de Lucão Fernandes prevê sanções para estabelecimentos que venderem bebidas adulteradas

Redação 6 de outubro de 2025
CONEXAOOK
  • SÃO CARLOS

Conexão Contábil Paulista debate Reforma Tributária e impulsiona setor empresarial em São Carlos

Redação 6 de outubro de 2025

Calendário

outubro 2025
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  
« set    

Posts recentes

  • Funerária Terezinha de Jesus comunica o falecimento de Elenice Aparecida Corrial, aos 64 anos
  • Ivone Zanquim participa de sessão solene que concedeu Título de Cidadão Honorário a Lindomar José Borges
  • Projeto de Lei de Lucão Fernandes prevê sanções para estabelecimentos que venderem bebidas adulteradas
  • Conexão Contábil Paulista debate Reforma Tributária e impulsiona setor empresarial em São Carlos
  • Santa Casa recebe Rotary Clube Bandeirantes em encontro institucional
  • Secretaria de Saúde de Ibaté realiza ação do Outubro Rosa no PSF Jardim Icaraí

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}