Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • São Carlos sedia 1º Fórum das Cidades Acessíveis
  • DESTAKE
  • SÃO CARLOS

São Carlos sedia 1º Fórum das Cidades Acessíveis

Redação 24 de abril de 2024
PSX_709

A Prefeitura de São Carlos juntamente com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPDMR) sediou nesta quarta-feira (24/04), no Auditório “Bento Prado Júnior”, no Paço Municipal, o 1º Fórum das Cidades Acessíveis com o tema “Aqui todos somos iguais”.

Foram discutidas experiências e a construção de políticas públicas com garantia de diretos para todos, mobilidade urbana, eliminação de barreiras arquitetônicas, acessibilidade cultural e inclusão digital.

Durante todo o dia foram realizadas palestras, com especialistas acadêmicos representantes do poder público e da sociedade civil, com troca de experiências e informações mostrando como é possível avançar em direção a um futuro onde a acessibilidade seja um direito de todos.

A primeira edição do Fórum das Cidades Acessíveis discutiu em duas jornadas, sendo uma pela manhã e outra à tarde, a promoção da acessibilidade, que significa assegurar às pessoas com deficiência o acesso, em igualdade de oportunidades, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ao público ou de uso comum.

Considerando a estrutura física das cidades, por exemplo, foram discutidas políticas públicas voltadas para a acessibilidade e inclusão, como a ampliação de calçadas regulares e a aplicação de piso tátil, a criação de equipamentos urbanos multiplamente acessíveis, o aumento da quantidade de calçadas com rampas de acesso conectadas à faixa de pedestres, a adaptação de semáforos inteligentes para PCDs, e a criação de ações de apoio à mobilidade inclusiva.

De acordo com a SMPDMR a parceria com o Governo do Estado de São Paulo já viabilizou para São Carlos o recebimento de equipamentos como cadeiras juliet e anfíbias, duas vans adaptadas, que em parceria com a Secretaria de Saúde realiza o transporte porta a porta dos pacientes que precisam de hemodiálise, quimioterapia e fisioterapia e para realizar também os transportes do serviço social, de lazer e turismo dos grupos que participam de excursões, investimento na compra de equipamentos de tecnologia assistiva e furgão para transporte.

Entre as ações desenvolvidas pela SMPDMR em 2023 estão a eleição do Conselho para a Pessoa com Deficiência, realização da Conferência Municipal, e formalização de 400 contratos de comodato.

O serviço de assistência social da SMPDMR realizou mais de 2 mil atendimentos em 2023, passou de 2.800 para 4.500 a entrega dos cartões mais acesso que identifica a Pessoa com Deficiência e oferece vários benefícios como passagens de ônibus gratuitas, prioridade no atendimento nas filas e refeições gratuitas nos restaurantes populares.

A secretária da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Lucinha Garcia, enfatizou que o Fórum tem relevância fundamental na troca de experiência e construção de políticas públicas que visem uma sociedade mais justa e inclusiva e o evento é um passo significativo em direção a um espaço onde é possível compartilhar conhecimentos, desafiar preconceitos e encontrar soluções criativas que possam ser aplicadas no ambiente urbano.

“Para a nossa cidade e para todas as pessoas que tem deficiência essa é uma oportunidade única para que possamos levar as nossas demandas, entender e conhecer os programas e projetos das cidades da região, realizar a troca de informações para que cada cidade adapte às suas necessidades e condições. São Carlos tem uma equipe dedicada e competente para atender com todo o carinho a população do jeito que ela merece”, salientou a secretária.

Marcos da Costa, secretário estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, enfatizou que as políticas públicas desenvolvidas pelo Governo do Estado de São Paulo terão maior eficácia na medida em ocorram parcerias e envolvimento dos municípios de acordo com a necessidades e interesses locais. “Um encontro de gestores de São Carlos com outros municípios da região, em parceria com o Estado, soma esforços e permite a reflexão, que a gente pondere a construção de caminhos, enfim um estado mais acessível, permitindo que as pessoas com deficiência exerçam na plenitude a sua cidadania, sem que haja barreiras arquitetônicas que impeçam, por exemplo, um cadeirante acessar um prédio público. A acessibilidade representa dignidade para todos nós. O estado pode ajudar os municípios promovendo essa articulação, levantando e dando visibilidade as ações, programas e recursos disponíveis”, explicou Marcos da Costa.

“A Procuradoria atua justamente visando assegurar a implantação das políticas públicas junto ao Poder Judiciário, atuando nas licitações, nos contratos e participando deste tipo de evento podemos assistir a discussão da construção destas políticas”, disse Maria Cecilia Claro Silva, representante regional da Procuradoria Geral do Estado (PGE) de São Paulo.

“A OAB se fez presente para representar os interesses da cidadania, um dos cuidados e prerrogativas que nós temos. O Fórum trouxe ideias e alavancou novas oportunidades, porque a sociedade precisa estar melhor preparada. Portanto, é muito importante termos olhos e atividades de planejamento para acolher estas demandas”, desatacou o Dr. Alex Oliveira Pádua, secretário geral, representando o presidente da 30ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Carlos, Renato Barros.

O secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Wilson Jorge Marques, representando o prefeito Airton Garcia, lembrou que como engenheiro pensa muito em eliminar a barreira física que impede a acessibilidade, mas o universo é muito maior. “Não é só o espaço físico, mas a necessidade de dar condições as pessoas com deficiência de serem protagonistas, como todo mundo. As discussões proporcionadas por esse Fórum são importantes contribuições e serão aproveitadas para a revisão do Plano Diretor e do Código de Obras, onde poderemos discutir com a sociedade os impactos urbanos, as transformações e a acessibilidade”.

Ao final do Fórum foi apresentada a “Carta de São Carlos para as Cidades Acessíveis” aos representantes dos municípios de Ibaté, Araraquara, Capivari, Itirapina, Campinas, Ribeirão Preto, Águas de São Pedro e Ribeirão Bonito e das Organizações da Sociedade Civil e demais entidades.

A Carta reafirma o compromisso de debater princípios, estratégias e compromissos e assegurar direitos das pessoas com deficiência, garantir a acessibilidade, elaborar, acompanhar e orientar a execução de planos, programas e projetos pela administração municipal, seguindo os compromissos elaborados e consignados durante o Fórum.

Participaram também do Fórum os vereadores Robertinho Mori, representando o presidente da Câmara Municipal, vereador Marquinho Amaral, a vereadora licenciada Professora Neusa, o vereador Elton Carvalho, representantes das entidades ligadas ao Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de São Carlos (COMDEFSC), como a APAE, Instituto Acorde, Espaço Azul, Associação dos Surdos de São Carlos “Jurandyra Fehr”, Instituto da Visão “O Pequeno Príncipe”, Associação Bom Samaritano e Projeto Amigos contra o Câncer (PAAC), a diretora Regional de Ensino, Débora Costa Blanco, artistas plásticos e autoridades de outros municípios presentes.

 

 

 


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]


[metaslider id=30268]

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: Araraquara tem 630 casos confirmados de Dengue; zero óbitos
Next: Sesi Araraquara faz quarto jogo seguido fora de casa nesta quinta (25)

RELACIONADAS

valdir
  • SÃO CARLOS

Valdir Penteado recebe alta da UTI após 20 dias na Santa Casa de São Carlos

Redação 10 de agosto de 2025
pai-stacasa
  • SÃO CARLOS

Santa Casa de São Carlos homenageia colaboradores pelo Dia dos Pais

Redação 8 de agosto de 2025
saae0808-1
  • SÃO CARLOS

Dia dos Pais no SAAE: Duas histórias de afeto, amor, sensibilidade e superação!

Redação 8 de agosto de 2025
policenter-banner-lateral
1Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-4
4Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329
3Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-2
2Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-3
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner-Vertical-lateral-500x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

JoãoMendonça
  • OBITUÁRIO

Falece o Sr. João Mendonça Garcia, aos 66 anos de idade, em Ibaté

Redação 10 de agosto de 2025
valdir
  • SÃO CARLOS

Valdir Penteado recebe alta da UTI após 20 dias na Santa Casa de São Carlos

Redação 10 de agosto de 2025
marilda
  • OBITUÁRIO

Faleceu, aos 38 anos, a jovem Marilda Thomaz, em São Carlos

Redação 10 de agosto de 2025
policia1007
  • POLÍCIA

Polícia Militar realiza captura de procurado durante patrulhamento em São Carlos

Redação 10 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
« jul    

Posts recentes

  • Falece o Sr. João Mendonça Garcia, aos 66 anos de idade, em Ibaté
  • Valdir Penteado recebe alta da UTI após 20 dias na Santa Casa de São Carlos
  • Faleceu, aos 38 anos, a jovem Marilda Thomaz, em São Carlos
  • Polícia Militar realiza captura de procurado durante patrulhamento em São Carlos
  • PM apreende mais de 500 porções de drogas em operação na zona urbana de São Carlos

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}