Skip to content
Região em Destake

Região em Destake

O canal da Informação

DELICIA
RCSERVICOSTOPO
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Primary Menu
  • CAPA
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • SÃO CARLOS
    • GERAL
    • IBATÉ
    • REGIÃO
    • DESTAKE
    • FUNERAIS PET
    • POLÍCIA
    • ARARAQUARA
  • APIMENTANDO
  • OBITUÁRIO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
REGIÃO EM DESTAKE WEB RÁDIO
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SAÚDE | Sarampo: tem início a vacinação para crianças de 6 meses a menores de 1 ano
  • SÃO CARLOS

SAÚDE | Sarampo: tem início a vacinação para crianças de 6 meses a menores de 1 ano

Redação 21 de agosto de 2019
SARAMPO00

São Carlos está com oito notificações e 1 caso confirmado

 

Por determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, inicia nesta quarta-feira (22/8), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família (USF), a vacinação da chamada “dose zero” contra o sarampo em crianças a partir de 6 meses a menores de 1 ano (11 meses e 29 dias).

A ação é uma resposta do Ministério da Saúde em decorrência do aumento de casos da doença em alguns estados. O Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto deste ano, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.

Kátia Spiller, supervisora da Vigilância Epidemiológica, reforça aos pais que essa dose zero não substituiu as doses previstas no calendário nacional de vacinação. “A vacinação de rotina das crianças deve ser mantida. Com 12 meses de idade a criança deve tomar a primeira dose da vacina (tríplice viral) e aos 15 meses a segunda dose (tetra viral ou a tríplice viral + varicela). O intervalo entre as doses deve ser de 30 dias. Se a criança tomar a dose zero agora, quando ela completar 1 ano, deve receber a primeira dose do calendário”, explica Spiller.

A Vigilância Epidemiológica ressalta, também, que quem está com a vacinação em dia, principalmente crianças que já tomaram as duas doses recomendadas pelo calendário do SUS, não precisa tomar outra dose agora. Os adultos que foram vacinados na infância ou que tem 29 anos e duas doses carimbadas na carteira de vacinação também não. O adulto que não tem confirmação de que foi vacinado, a orientação é para que procure uma unidade de saúde para receber a imunização. Quem tem 60 anos ou mais a vacina não é indicada, exceto no caso de ser comunicante de alguém com a doença.

O quadro do município neste momento é de um caso positivo, um negativado e oito aguardando resultados de exames do Instituto Adolfo Lutz.  “Essa semana entraram mais 3 notificações, porém já realizamos as ações de bloqueio em todos esses locais com suspeitas, distribuímos 2.500 doses que tínhamos em estoque para as unidades de saúde e já recebemos outras 2.000 doses. Acreditamos que conforme a demanda vamos receber semanalmente a vacina”, disse a supervisora.

A Vigilância Epidemiológica também fez uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação e as escolas vão enviar comunicados aos pais alertando para a importância da vacinação antecipada para crianças de 6 meses a menores de 1 ano.

Fazem parte da rede municipal de ensino 48 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS), 9 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBS) e 1 Escola de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA), totalizando 15.500 alunos.

O estado de São Paulo concentra 99% dos casos de sarampo no país. A vacina é a principal forma de tratamento do sarampo.

 


[metaslider id=30268]

LEIA TAMBÉM

Continue Reading

Previous: GERAL | Caminhão itinerante do Fundo Social estará no São Carlos VIII nesta quinta-feira
Next: SÃO CARLOS | Moradores do CDHU vão ter escritura dos imóveis

RELACIONADAS

familia07
  • SÃO CARLOS

Prefeitura de São Carlos realiza 1ª Conferência Municipal das Famílias

Redação 5 de agosto de 2025
INTERVENCAO
  • SÃO CARLOS

Intervenção viária na Avenida João Deriggi segue até 14 de agosto

Redação 5 de agosto de 2025
pesc
  • SÃO CARLOS

Parque Ecológico promove caminhada noturna para observação de corujas no Cerrado

Redação 5 de agosto de 2025
policenter-banner-lateral
1Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-4
4Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329
3Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-2
2Jornal-Ruscito---2025-07-30T131329-3
swat-(350-x-550-px)-(1)
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
RADIOSNET
Banner-Vertical-lateral-500x350px
terezinha-jesus-2020
funerais-pet

Você pode ter perdido

IGOR
  • OBITUÁRIO

LUTO: Morre Igor Nascimento Cristalli, aos 41 anos, em Ibaté (SP)

Redação 5 de agosto de 2025
familia07
  • SÃO CARLOS

Prefeitura de São Carlos realiza 1ª Conferência Municipal das Famílias

Redação 5 de agosto de 2025
INTERVENCAO
  • SÃO CARLOS

Intervenção viária na Avenida João Deriggi segue até 14 de agosto

Redação 5 de agosto de 2025
pesc
  • SÃO CARLOS

Parque Ecológico promove caminhada noturna para observação de corujas no Cerrado

Redação 5 de agosto de 2025

Calendário

agosto 2025
DSTQQSS
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
« jul    

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
DELICIA
RCSERVICOSTOPO
unimedjulho25
cardinali topo
aguianet-topo
swat-(820-x-300-px)-(1)
zeek-topo
zeek-julho-2020
casa-do-construtor_abril
ruscito
policenter-banner-topo
proart-top-ok
HEWERTON
ogis-13_06_bannerPrancheta 2
atacadao-limpeza
MARTINELLI-TOPO-2020
papelaria-ibate-topo
cantinho-pastel-novo
Anúncio 4 Líder
VParaty-BANNER-IBATE
Banner-horizontal-topo-rotativo-820x300px
anuncios-REFIS-820x300
Copyright©2024 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Ver preferências
{title} {title} {title}