Skip to content
cropped-cropped-logo-site-novo.png

Primary Menu
  • HOME
  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  • EDITORIAS
    • IBATÉ
    • SÃO CARLOS
    • ARARAQUARA
    • REGIÃO
    • POLÍCIA
    • POLÍTICA
    • GERAL
  • OBITUÁRIO
  • APIMENTANDO
  • POLÍTICA DE PRIVACIDADE
SÃO CARLOS FM
  • Home
  • SÃO CARLOS
  • SERVIÇO | ACISC orienta comerciantes sobre cuidados com o lixo na época de chuva
  • SÃO CARLOS

SERVIÇO | ACISC orienta comerciantes sobre cuidados com o lixo na época de chuva

Redação 14 de novembro de 2018
acisc001

Iniciativas simples ajudam a reduzir a poluição e previnem o entupimento de bueiros.

 

Nos períodos chuvosos, a baixada do comércio de São Carlos é uma das áreas mais atingidas pelo transbordamento do córrego do Gregório. Além do transtorno aos comerciantes e consumidores, a população em geral também sofre com a grande quantidade de resíduos e entulhos, como sacos de lixos, que ficam evidenciados após cada novo alagamento na área.

Para ajudar na prevenção, a Associação Comercial e Industrial de São Carlos (ACISC) orienta os comerciantes da região central, que em época de chuva, não deixem sacos de lixos nas calçadas, principalmente após às 18h. “Se possível, utilizem as lixeiras, pois sabemos que se chover, as águas levarão todo o entulho junto. Inclusive, solicitamos o apoio da Prefeitura para disponibilizar uma caçamba na Praça do Mercado a ser utilizada como descarte de lixo”, ressalta o presidente da ACISC, José Fernando Domingues.

A ACISC orienta ainda que o correto é colocar os sacos de lixos para fora da loja apenas nos horários em que ocorrem os recolhimentos realizados pelo serviço de limpeza urbana. “É importantíssimo também o apoio de toda a população, afinal todos somos responsáveis por nossas ações, o ser humano interfere na natureza quando joga lixo na rua pela janela do carro, por exemplo”, pontua o presidente.

Anualmente, o governo municipal se vê desafiado a encontrar soluções para resolver a questão dos alagamentos na cidade, principalmente na região central do comércio. “Não é possível remediar ou eliminar o problema em todos os setores classificados como de áreas de risco. Por isso decidimos, com apoio do Ministério Público Estadual, elaborar um Plano de Mitigação que começou com placas de identificação das áreas de risco, posteriormente com a identificação dos bueiros e sua localização, conscientização da população para que não deixem sacos de lixos nas calçadas, principalmente na área comercial, para poder adotar medidas ativas que minimizem os impactos dos alagamentos das vias públicas”, explica Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil de São Carlos.

Post navigation

Previous: IBATÉ | Prefeitura divulga programação oficial do “Natal de Luzes e Sons 2018”
Next: REGIÃO | CDHU faz vistorias em áreas na cidade de Ribeirão Bonito

LEIA TAMBÉM

retro
  • SÃO CARLOS

São Carlos recebe retroescavadeira do governo do Estado para reforçar zeladoria urbana

Redação 20 de janeiro de 2026
dengue
  • SÃO CARLOS

Boletim de arboviroses aponta 19 casos de dengue em 2026 e nenhum óbito registrado até o momento

Redação 20 de janeiro de 2026
BIKE FEST
  • SÃO CARLOS

3º Bike Fest promete reunir centenas de ciclistas e famílias em São Carlos

Redação 20 de janeiro de 2026
sc_dengue_banner_350x550
drogaria2
ruscito-1
ruscito-2
ruscito-3
ruscito-4
terezinha-jesus-2020
funerais pet
ogis-13_06_bannerPrancheta 1
PALMEIRAS_1 SITE 550x350
acisc-pontencialize-ok
aguianet-lateral
martinelli-tintas
papelaria-ibate
terezinha-jesus-2020
funerais pet

Posts recentes

  • Drogas são encontradas em cano após fuga de suspeitos na Vila Jacobucci
  • São Carlos recebe retroescavadeira do governo do Estado para reforçar zeladoria urbana
  • Boletim de arboviroses aponta 19 casos de dengue em 2026 e nenhum óbito registrado até o momento
  • 3º Bike Fest promete reunir centenas de ciclistas e famílias em São Carlos
  • Feira de adoção do Canil Municipal disponibiliza mais de 280 cães e gatos neste sábado
sc_dengue_banner_350x350px

Você pode ter perdido

drogas2101-01
  • POLÍCIA

Drogas são encontradas em cano após fuga de suspeitos na Vila Jacobucci

Redação 21 de janeiro de 2026
retro
  • SÃO CARLOS

São Carlos recebe retroescavadeira do governo do Estado para reforçar zeladoria urbana

Redação 20 de janeiro de 2026
dengue
  • SÃO CARLOS

Boletim de arboviroses aponta 19 casos de dengue em 2026 e nenhum óbito registrado até o momento

Redação 20 de janeiro de 2026
BIKE FEST
  • SÃO CARLOS

3º Bike Fest promete reunir centenas de ciclistas e famílias em São Carlos

Redação 20 de janeiro de 2026

NOTÍCIAS RECENTES

  • Drogas são encontradas em cano após fuga de suspeitos na Vila Jacobucci 21 de janeiro de 2026
  • São Carlos recebe retroescavadeira do governo do Estado para reforçar zeladoria urbana 20 de janeiro de 2026
  • Boletim de arboviroses aponta 19 casos de dengue em 2026 e nenhum óbito registrado até o momento 20 de janeiro de 2026
  • 3º Bike Fest promete reunir centenas de ciclistas e famílias em São Carlos 20 de janeiro de 2026
  • Feira de adoção do Canil Municipal disponibiliza mais de 280 cães e gatos neste sábado 20 de janeiro de 2026

Copyright – Direitos Autorais

É proibida a reprodução, total ou parcial, de qualquer conteúdo deste portal, sem prévia autorização. Todos os textos, fotos e imagens, mapas e logomarca apresentados no portal Região em Destake são protegidos por lei.
Copyright©2026 - Região em Destake - Notícias em tempo real da Região Central do Estado de São Paulo. | MoreNews by AF themes.
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou acessar informações do dispositivo. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamente certos recursos e funções.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
  • Gerenciar opções
  • Gerenciar serviços
  • Gerenciar {vendor_count} fornecedores
  • Leia mais sobre esses objetivos
Ver preferências
  • {title}
  • {title}
  • {title}