A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, reforçou nesta semana a importância da vacinação de reforço com a vacina bivalente contra a Covid-19. Aplicada em dose única, ela aumenta a imunidade ao longo do tempo e oferece proteção contra diferentes variantes do coronavírus que continuam em circulação.
A vacina faz parte do calendário de rotina do Programa Nacional de Imunizações e é direcionada a grupos prioritários, como crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos, povos indígenas, comunidades quilombolas, população em situação de rua, pessoas com deficiência permanente e portadores de doenças crônicas ou imunossupressão.
Apesar da relevância, a cobertura vacinal ainda é considerada baixa. Apenas 29,47% do público-alvo com 12 anos ou mais recebeu a dose de reforço. Entre as crianças menores de 1 ano, a taxa é de apenas 2,52%. O índice é um pouco mais elevado entre idosos, variando de 54,3% na faixa de 60 a 64 anos a 75% entre 70 e 74 anos. Curiosamente, o grupo de 75 a 79 anos ultrapassou a marca de 100%, resultado atribuído a ajustes cadastrais.
Para a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Denise Martins Gomide, manter a vacinação em dia é essencial. “O imunizante é fundamental porque amplia a proteção contra as variantes mais recentes do vírus, que continuam trazendo riscos, especialmente para as pessoas mais vulneráveis. A vacinação é um ato de cuidado coletivo: quem se protege também ajuda a reduzir a transmissão e a preservar vidas”, destacou.
As doses da bivalente estão disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30. A orientação da SMS é que todos os integrantes do público-alvo procurem os postos para garantir a imunização e contribuir com a segurança de toda a comunidade.

















