SÃO CARLOS | Guarda Municipal se reúne com prefeito Airton Garcia

 

O prefeito Airton Garcia recebeu na tarde da última terça-feira (10), no auditório do Paço Municipal, o comandante da Guarda Municipal, Michael Teruo Yabuki, o subcomandante Luiz Antonio Marques, além de parte do efetivo da corporação.

Na ocasião o prefeito apresentou a todos o diretor de Segurança Pública e Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini.

Airton comunicou oficialmente que a partir desse ano a Guarda Municipal será subordinada ao major Samir Gardini, promovido recentemente ao posto de tenente coronel, porém já desligado da Polícia Militar por aposentadoria. “O tenente é um especialista em segurança, inclusive deve assumir, assim que criarmos, a Secretaria de Segurança Pública. Não queremos interferência política na Guarda Municipal, queremos um trabalho coordenado por pessoas da área”, disse o prefeito.

De acordo com Samir Gardini a Guarda Municipal será um braço da futura Secretaria de Segurança. “A nossa intenção é trabalhar em conjunto com o novo comandante da GM, Michael Teruo Yabuki e subcomandante Luiz Antonio Marques, escolhidos por indicação do próprio efetivo, no redirecionamento para a ronda escolar e na reorganização de todo efetivo”.

O Canil da Guarda Municipal é outro setor que a nova administração pretende investir. “Vamos buscar parcerias na iniciativa privada para a manutenção e ampliação do nosso canil, uma ferramenta importante e que está atuando juntamente com a Polícia Militar e a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), com os agentes e cães farejadores participando de operações de apreensão de entorpecentes, já que essas instituições não possuem este recurso”, comentou Gardini.

Questionado sobre o armamento da GM, o futuro secretário disse que está trabalhando para poder receber as 60 armas de fogo calibre 38, doadas pela cidade de Campinas. “Para armar a nossa Guarda era preciso preencher 17 requisitos, 16 já foram preenchidos, faltando a criação das funções de corregedor e ouvidor da Guarda Municipal. Para resolver essa questão o prefeito Airton Garcia já está encaminhando ofício à Polícia Federal solicitando dilação de prazo para a realização dessa pequena reestruturação administrativa dentro da Guarda”.

O futuro secretário comentou, ainda, que com a criação da nova pasta, o próximo passo será a criação de uma central de inteligência e que o trabalho vai envolver Defesa Civil e área de trânsito.

gmsamir2

Carreira – Samir Gardini, convidado pelo prefeito Airton Garcia para assumir a futura pasta da Secretaria de Segurança Pública que será criada no processo de reestruturação administrativa, possui um vasto currículo na área. Ingressou na Polícia Militar em 1986. No decorrer dos anos exerceu funções como comandante de força patrulha, comandante de pelotão, oficial P1, SJD, P3 e P5, oficial de motomecanização, comandante de CIA, coordenador operacional, chefe de divisão operacional e subcomandante de batalhão. Foi promovido ao posto de Major PM em 2013, passando para a inatividade no último dia de 2017, data em que foi promovido a Tenente Coronel.

Deixe um comentário