SÃO CARLOS | Comandante do 38º. BPM-I discute Segurança Pública na Câmara Municipal

A sala das sessões da Câmara Municipal sediou no início da tarde desta terça-feira (17) uma reunião com o Comandante do 38º. Batalhão da Polícia Militar do Interior, Tenente Coronel Alexandre Wellington de Souza, com representantes de diversos segmentos da sociedade, para discutir assuntos relacionados à segurança pública em São Carlos.

O presidente da Câmara, vereador Julio Cesar (Democratas) e vereadores da Casa recepcionaram o comandante e as autoridades que compareceram ao encontro: a reitora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Wanda Hoffman, o vice-prefeito do campus USP São Carlos, o presidente da OAB São Carlos, Renato Barros, o presidente do Conseg, Joel Amaro, o presidente da Guarda municipal, Michael Teruo Yabuki, e o futuro secretário municipal de Segurança Públia, Samir Gardini, o comandante da 1ª. Companhia da Polícia Militar, capitão Paulo Roberto Nucci Júnior e o coordenador operacional do 38º. Batalhão da Polícia Militar, Capitão Jeferson Lopes Jorge.

A reunião contou presença de vereadores que fizeram comentários e questionamentos sobre o tema. Participaram Chico Loco (PSB), Rodson Magno do Carmo (PSDB), Azuaite França (PPS), Edson Ferreira (PRB), Robertinho Mori (PSDB), João Muller (PMDB), Dimitri Sean (PDT), Gustavo Pozzi (PR), Moisés Lazarine (Democratas), Cidinha do Oncológico (SD), Lucão Fernandes (PMDB), Roselei Françoso (Rede), Luis Enrique (Democratas), Aleksander Fernandes Vieira Malabim (PTB), Elton Carvalho (PSB), Paraná Filho (PSB) e Laíde das Graças Simões (PMDB).

Um dos temas mais relevantes na atualidade, conforme ressaltou o comandante, “a segurança pública é dever do estado e direito e responsabilidade de todos, exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio através de alguns órgãos, entre eles as polícias militares”.

Foram apresentadas na oportunidade as ferramentas de combate à criminalidade no município e abordados os projetos desenvolvidos com as instituições do município visando à redução de ilícitos. O Tenente Coronel Alexandre Wellington de Souza destacou a importância de estabelecer parcerias das forças de segurança com a Câmara Municipal, UFSCar, USP e entidades representativas da comunidade. O encontro enfatizou a necessidade do envolvimento da sociedade para alcançar bons resultados na questão de segurança pública.

Para o presidente da Câmara, vereador Julio Cesar, a reunião foi de extrema importância, “pois de fato deve haver um trabalho integrado, com apoio do poder público e da coletividade para que as polícias militar e civil possam atuar de maneira efetiva na proteção dos cidadãos de bem em nosso município”. Ele destacou a iniciativa do comandante da Policia Militar  em promover a reunião, ressaltando que é tarefa de todos contribuir com as polícias para a segurança pública no município.

Deixe um comentário