SÃO CARLOS | Guarda Municipal busca parceria com universade

O diretor de Segurança Pública e Coordenação de Política Institucional da Secretaria de Governo, Samir Gardini e o comandante da Guarda Municipal (GM), Michael Yabuki, se reuniram na manhã desta terça-feira (24) com os diretores do Centro Universitário Paulista (UNICEP), David Hortenzi Vilela Braga, Marcelo Ienco e João Tobias Filho, para propor uma parceria com a instituição para manutenção e ampliação do Canil da Guarda.

A universidade possui o primeiro hospital veterinário da cidade que atende animais de pequeno, médio e grande porte e oferece serviços na área de anatomia patológica, anestesiologia veterinária, clínica cirúrgica de grandes animais, clínica cirúrgica de pequenos animais, diagnóstico por imagem, patologia clínica, reprodução e obstetrícia.

No campus Miguel Petroni, a universidade também possui o Laboratório de Pronto Atendimento Veterinário que atende casos clínicos de animais de pequeno porte com apoio de alunos e docentes do curso de Medicina Veterinária.

De acordo com Samir Gardini a intenção é ampliar o Canil da GM e para isso será necessário parcerias. “Como a universidade, por meio do seu curso de medicina veterinária, possui vários serviços nessa área, viemos propor um convênio com a Guarda, para que eles façam o atendimento clínico dos animais e também forneçam a alimentação”.

Gardini afirmou que hoje a GM é a única instituição em São Carlos que possui cães para auxiliar em operações policiais. “Uma ferramenta importante e que está atuando juntamente com a Polícia Militar e a Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), com os agentes e cães farejadores participando de operações de apreensão de entorpecentes, já que essas instituições não possuem este recurso”.

Segundo Michael Yabuki hoje o Canil da GM possui 5 animais das raças Pastor Belga Malinois e PastorHolandês. “Todos os cães são treinados por agentes envolvidos no adestramento que participaram de cursos de capacitação para treinamento específico de cães farejadores, de patrulhamento e proteção”.

O convênio entre a Guarda Municipal e a universidade deve ser formalizado e assinado nos próximos dias.

Deixe um comentário