SÃO CARLOS | Paraná Filho quer o Serviço de Verificação de Óbitos na cidade

O vereador Paraná Filho (PSB) protocolou, nesta segunda-feira (30), requerimento solicitando à Prefeitura informações sobre a possível implantação do Serviço de verificação de Óbitos – SVO em São Carlos.

Segundo Paraná Filho a cidade de São Carlos não dispõe deste relevante serviço, fazendo com que os casos decorrentes de morte natural sejam levados para a cidade de Américo Brasiliense, criando com isso grandes transtornos para os familiares que perderam seu ente querido.

O Serviço de Verificação de Óbitos – SVO visa à determinação da causa dos óbitos naturais (não violentos), da rede pública e privada, contribuindo para o correto preenchimento da Declaração de Óbito, para detecção de doenças de notificação compulsória e para as ações em saúde.

Entre os principais problemas enfrentados pelos familiares é o deslocamento do falecido e o horário de funcionamento do serviço, pois os médicos realizam os exames das 06h às 18h, que após esse horário, as famílias são obrigadas a esperarem outro expediente e aguardar a ordem de chegada.

Paraná Filho vem recebendo visitas de diversas famílias em seu gabinete, para que interceda junto aos órgãos públicos competentes, a fim de que São Carlos disponibilize em caráter de urgência para a população, o Serviço de Verificação de Óbitos, trazendo com isso maior conforto àqueles que perderam seu ente.

“Este terrível problema já existe em nossa cidade há tempos, e até o presente momento, nenhuma ação pró ativa foi tomada no sentido de viabilizar em nossa cidade este importante serviço para a população.”

Deixe um comentário