ESPORTES | Atletas amadores e profissionais realizam primeira prova de revezamento na Pista de Atletismo

Cerca de 70 atletas, amadores e profissionais, participaram da “I Corrida de Revezamento entre Amigos”, realizada na Pista de Atletismo Professor “Zé Índio”, no Centro Olímpico Bichara Damha, na manhã do último domingo (19). Inaugurada em junho de 2016, esse foi o primeiro evento realizado na pista. 

A prova foi idealizada pela atleta Edna dos Santos e pelo proprietário de uma Academia, Carlão Tomazi. “Eu sempre gostei de corrida, mas quando eu comecei aqui não tinha evento. Comecei organizando corridas entre amigos, quando soube dessa pista, que estava sem atividade, resolvi procurar a Prefeitura. Quero programar outros eventos, pensar em coisas diferentes para atrair o pessoal do esporte”, afirmou Maria Edna dos Santos.

Oito equipes participaram da prova. “Conseguimos reunir pessoas para a prática de atividade física, corredores profissionais, ex-atletas, pessoas com mais idade, adolescentes. É um espaço maravilhoso e estamos ocupando ele. Vamos pensar numa atividade com crianças”, disse Carlos Tomazzi, proprietário da Academia O2.

Para Alessandro Anselmo Pereira, atleta, educador físico, chefe do Departamento de Esportes da UFSCar e participante da prova, agora é preciso aproximar a Pista da população carente. “É muito importante para São Carlos ter um local para a prática de esporte. É preciso aproximar esse espaço das comunidades mais carentes, realizar atividades que promovam a saúde e o bem estar, através do esporte”.

O secretário de Esporte e Lazer, Edson Ferraz, explicou que a administração está fazendo o uso do espaço público e retomando os eventos na cidade. “É uma pista de nível internacional. Poucas pessoas na cidade conhecem. Nossa preocupação, logo no início da administração, foi fazer a manutenção e colocar em uso. Essa prova de revezamento foi o primeiro passo para que outros eventos aconteçam. Vamos ocupar os espaços públicos, já que essa também é a vontade do prefeito Airton Garcia. Estamos de portas abertas para a realização de novos eventos e parcerias, principalmente no esporte e lazer”.

O prefeito Airton Garcia ficou satisfeito com a parceria e convidou a população para participar. “Nós não podemos deixar os próprios equipamentos da Prefeitura parados, a gente tem que usar. Queria agradecer e parabenizar a Edna, o Carlão e o nosso secretário de Esportes e Lazer, Edson Ferraz, por agitar o pedaço, que estava muito enferrujado”.

Pista – A pista de atletismo “professor Zé Índio” em piso sintético esportivo seguindo o padrão internacional, possui oito raias de 400 metros, com área de 6.278 m², contendo áreas de salto em altura, salto em distância, salto triplo, lançamento de martelo, lançamento de disco, lançamento de dardo e arremesso de peso. Além disso, foi feito o fechamento da pista com gradil, o entorno com alambrado e as construções do vestiário e guarita. A obra foi realizada por meio de convênio com o Ministério dos Esportes, gerenciado pela Caixa, com orçamento de R$ 2.798.130,27.

Deixe um comentário