POLÍTICA | João Muller defende continuidade do programa “Mais Médicos”

O vereador João Muller (PMDB) apresentou na Câmara Municipal, requerimento à Prefeitura solicitando a renovação de convênio com o Ministério da Saúde para manutenção do programa “Mais Médicos” no município. A medida, conforme ressalta, evitará prejuízos no atendimento médico e a descontinuidade na prestação dos serviços de saúde básica, primária na periferia e nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia. O requerimento No.375 foi aprovado em destaque na sessão plenária desta terça-feira (2).

No documento, Muller relembra que no dia 22 de abril de 2014 o município recepcionou 28 médicos cubanos que vieram trabalhar em São Carlos pelo programa “Mais Médicos” do Ministério da Saúde.

“A presença desses médicos foi fundamental para melhoria significativa dos serviços de atenção básica nas Unidades de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde, as quais prescindiam de profissionais médicos na quantidade necessária para o bom atendimento dos usuários do Sistema único de Saúde (SUS)”, afirma.

Acrescenta que, depois de quase três anos pode-se afirmar, com base em relatos dos usuários do sistema e servidores que trabalharam com esses profissionais, que o programa foi um sucesso, tendo atendimento com respeito e humanizado na atenção básica de saúde pública.

Também cita que o Governo Federal publicou a Medida Provisória nº 723 prorrogando o prazo da vigência do Programa por mais três anos e que a sua continuidade “será de grande importância e significado para os usuários do SUS, haja vista, a dificuldade de contratação de médicos que aceitem trabalhar na administração pública, nos bairros mais distantes do centro e nos distritos de Água Vermelha e Santa Eudóxia”.

Muller declara que vereadores têm sido procurados para manter os atuais profissionais médicos nas Unidades Básicos de Saúde ou Unidades de Saúde da Família “e não há possibilidade, mas sim a troca dos mesmos pelo programa”.

Deixe um comentário