UFSCAR | Professora Ângela Leal toma posse como superintendente do Hospital Universitário

Cerimônia aconteceu no dia 24 de março; desafio do HU-UFSCar é ganhar mais amplitude nos próximos anos

Na última sexta-feira, dia 24 de março, aconteceu a cerimônia de posse da nova superintendente do Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepucci, da Universidade Federal de São Carlos (HU-UFSCar). Ângela Merice de Oliveira Leal, docente do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar, assumiu a superintendência do HU. A cerimônia aconteceu no próprio HU e a mesa de autoridades foi composta pela Reitora da UFSCar, Wanda Hoffmann; o Prefeito Municipal de São Carlos, Airton Garcia; o Presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Kléber Morais; o Diretor de Atenção à Saúde da Ebserh, Cláudio Saab; o Gerente Administrativo do HU-UFSCar, Gilberto Taboga; e a própria professora Ângela Leal.

Para a nova superintendente, embora seja um momento difícil do ponto de vista nacional, a conjuntura política local é favorável para se obter apoio e avanços no HU-UFSCar. “Estou muito otimista com esta nova empreitada. O Hospital Universitário configura um importante cenário de educação e formação de profissionais da área da saúde e vem para somar à cidade de São Carlos. Esperamos que ele assuma um papel ainda mais importante e preencha lacunas especificamente nos serviços que envolvem assistência”, relata. A nova superintendente lembra que o HU, criado em 2007, passou a ser gerido pela Ebserh e aderido à UFSCar em 2014. A partir deste ano, os benefícios têm sido nítidos. “Tivemos avanços que podem ser notados por pacientes, servidores e pela comunidade em geral. Mesmo com nossa estrutura física limitada, oferecemos serviços de assistência diferenciados à população. Simultaneamente, ofertamos à comunidade UFSCar um cenário de prática em serviço que até então não tínhamos. Como nova superintendente, assumo o compromisso com a excelência – tanto de assistência como de gestão – e, principalmente, com a transparência do Hospital”, destacou Ângela Leal.

Segundo Kléber Morais, a Ebserh terá iniciativas para que o HU-UFSCar ganhe amplitude nos próximos anos. “Atualmente contamos com 21 leitos e é preciso aumentar este número para que o Hospital consiga agir em sua totalidade e, assim, corresponder às expectativas da população. Para isso, temos que aglutinar forças e juntá-las com a capacidade de trabalho dos servidores e colaboradores. Só assim conseguiremos transformar este Hospital num modelo da Ebserh”, reforçou ele. Esta foi a primeira visita do diretor da Ebserh a São Carlos e ao HU-UFSCar. Já o Prefeito de São Carlos, Airton Garcia, lembrou a importância do local como ponto de apoio à saúde de São Carlos: “Precisamos muito da parceria deste Hospital para que, em pleno funcionamento, nos ajude a melhorar a saúde da cidade”.

Em seguida, a Reitora finalizou a cerimônia de posse ressaltando a importância da parceria entre todos os atores envolvidos. “Nós realizamos um marco muito importante neste dia, pois este é um momento em que simboliza uma perspectiva de um futuro otimista. A parceria entre diversos agentes – como o próprio HU, a Ebserh, o Ministério da Educação e a Prefeitura – é essencial para que o Hospital atinja sua capacidade máxima de excelência e atuação. Este é um desafio de ensino, pesquisa e extensão e também um desafio que envolve diretamente a sociedade. Por isso prezamos por uma gestão transparente, aberta a todos os atores, à cidade e à região”, concluiu Wanda Hoffmann.

Além da cerimônia de posse da professora Ângela Leal, o evento contou com uma visita monitorada às instalações do HU, bem como às obras de ampliação. O evento também teve a presença dos Pró-Reitores de Administração, Marcio Merino Fernandes; de Assuntos Comunitários e Estudantis, Leonardo Antonio de Andrade; de Pesquisa, João Batista Fernandes; do diretor institucional da Fundação de Apoio Institucional ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FAI), Ednaldo Pizzolato; de Paulo Teixeira Lacava, representando a diretoria do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS); e de autoridades externas à Universidade – Vanessa Barbuto, representando a Secretaria Municipal da Saúde; Luiz Antonio Resende, superintendente do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Augusto Hoyler, gerente administrativo do Hospital de Clínicas da UFTM; e Elton Carvalho, representando a Comissão da Saúde dos vereadores e a Câmara Municipal.

Currículo da nova superintendente

A professora Ângela Leal é graduada em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), possui doutorado pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado no Salk Institute for Biological Studies (EUA). Atualmente, é docente associada do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar e seu trabalho tem ênfase em Endocrinologia e Metabologia, atuando principalmente nos temas diabetes mellitus e metabolismo, biologia molecular e terapia celular.

Deixe uma resposta