LIMPEZA | Mutirão Renova retira mais de 700 toneladas de sujeira da região do Aracy

Depois de 15 dias de limpeza, o Mutirão Renova retirou mais de mil toneladas de entulhos e materiais inservíveis da região do Cidade Aracy. O mutirão integra o ProjetoRenova São Carlos, uma grande campanha de conscientização de cuidado com a cidade, com a participação de diversas secretarias e a população da cidade.

“O trabalho no Cidade Aracy foi muito positivo. A colaboração da população foi fundamental para a operação de limpeza. Os moradores entenderam que a saúde pública e a qualidade de vida dependem da ação de todos. Eles jogaram fora tudo aquilo que estava atrapalhando. Esse é o objetivo do Renova, que todos cuidem da cidade”, contou Mariel Olmo, secretário de Serviços Público.

A equipe retirou dos bairros Presidente Collor, Cidade Aracy, Planalto Verde, Antenor Garcia, Jardim Zavaglia e Eduardo Abdelnur, 7 caminhões de pneus, 27 caminhões de madeira, 15 caminhões de sofá e 18 caminhões de entulhos, o equivalente a aproximadamente 700 toneladas de sujeira. O material foi colocado em uma área de transbordo para triagem, armazenamento temporário e posterior remoção para destinação final ou reciclagem.

Dentro do Mutirão Renova, as equipes de combate a dengue visitaram 11.262 residências e retiraram 3.082 criadouros. “Tivemos 80% de cobertura na região do Aracy. Nós conseguimos fazer a remoção de criadouros e conversamos com a população sobre a importância da manutenção das ações de limpezas, mesmo depois que o caminhão passa. É necessário fazer esse trabalho de tirar todo e qualquer lixo do quintal, de cuidar de dentro de casa e eliminar todos aqueles recipientes que podem servir de criadouros do mosquito”, afirmou Denise Scatolini, instrutora da equipe de Combate a Endemias.

Até a próxima terça-feira (11), o Mutirão Renova estará nos bairros Jardim Beatriz, Jardim Belvedere, Jardim Martinelli, Jardim Boa Vista II e Mirante. Um carro de som está percorrendo as ruas onde os caminhões vão passar. 

Com o auxílio dos reeducandos, a Prefeitura de São Carlos está realizando a limpeza urbana. Também está atendendo os processos que estavam parados na Secretaria de Serviços Públicos com limpeza de bocas de lobo e terrenos, podas e cortes de árvores.

Além do mutirão, o Renova também contempla outras ações como o projeto Adote uma Praça, Cuide do seu Lixo, Plano de Contingência de Chuva e Seca. O Adote uma Praça é um projeto que visa estimular a participação de empresários e associações para a revitalização de praças e áreas verdes. “A proposta é que os interessados assumam esses espaços e promovam a manutenção e revitalização deles. Pode ser uma limpeza, um reflorestamento se for o caso, a substituição de árvores e ou plantio de novas, propor projetos de educação ambiental. As ações contam com o apoio das secretarias e Coordenadoria do Meio Ambiente”, afirmou José Galizia Tundisi, secretário de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Sustentável.

O Plano de Contingência de Emergência de Inverno prevê ações de prevenção, proteção e atendimento de problemas causados pela seca ou estiagem. As ações são executadas pela Defesa Civil em conjunto com várias secretarias entre elas Habitação e Desenvolvimento Urbano, Saúde, Educação, Serviços Públicos, Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, além de Coordenadoria do Meio Ambiente, SAAE, Corpo de Bombeiros e empresas. “Esse ano teremos picos de altas e baixas temperaturas durante o inverno. A estação será seca e com baixa umidade. Com isso, temos dois problemas: um problema ambiental e de saúde. As pessoas colocam fogo nos terrenos e isso é crime, tem lei que pune, o dono do terreno será multado e indiciado pelo Ministério Público. A baixa umidade traz problemas de saúde para homens e animais. Nos meses de junho e julho, podemos ter níveis de emergência, abaixo de 15% de umidade”, afirmou Pedro Caballero, diretor da Defesa Civil.

Em todas as ações, a Prefeitura de São Carlos quer contar com o apoio da população. “O Renova vai despertar a participação voluntária da população nos cuidados com a cidade. Precisamos de ajuda em todas as áreas. Ajudando a fazer, valorizamos mais nossa São Carlos”, afirmou o prefeito Airton Garcia.  

Deixe um comentário