SÃO CARLOS | Mais de 400 crianças da lista de espera da educação já estão na escola

Três meses de trabalho foram suficientes para diminuir em 40% a lista de espera por uma vaga na rede municipal de ensino de São Carlos. Para crianças de 5 anos, a fila foi zerada. A retomada da central de vagas e a reorganização da rede permitiu a diminuição da lista.

“Quando assumimos, a lista de espera tinha mais de 2400 crianças. Era uma lista desorganizada, uma mesma criança com pedidos de vaga em várias escolas. Não havia por parte da Prefeitura um controle se, de fato, essa criança estava matriculada. Com a reativação da central de vagas fizemos dois trabalhos: um levantamento da real demanda e a reorganização das salas de aulas. A central apontou que a cidade tinha 1029 crianças esperando por uma vaga”, afirmou Nino Mengatti, secretário de Educação.

A primeira ação foi a abertura da EMEB Névio Dias. Uma reforma no Centro da Juventude possibilitou o atendimento de 130 crianças do 1ª ao 5º ano do ensino fundamental, em dois períodos. Além dos alunos da região do Cidade Aracy, a escola também atende estudantes do Zavaglia e do Residencial Eduardo Abdelnur.

Com um estudo detalhado das salas de aulas, a Secretaria de Educação abriu novas vagas. Ao todo, 409 crianças da lista de espera foram atendidas. Com idade de 5 anos, a demanda foi zerada. Para atender o restante da lista, a Secretaria está reformando alguns prédios e construindo novas escolas. “Nosso compromisso é zerar o déficit de vagas. Em alguns bairros será preciso construir prédios, em outros, a otimização dos espaços e a contratação de professores será suficiente para atender a demanda”, afirmou Nino.

As obras de ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Deputado Lauro Monteiro da Cruz, na Vila Monteiro devem ficar prontas em agosto. Com a ampliação serão mais 50 novas vagas. A reforma do CEMEI Benedito Aparecido da Silva, no Cidade Aracy, antiga Casa Amarela, também abrirá novas vagas. No Jardim Embaré, a previsão é entregar a escola em novembro, com capacidade para atender 200 crianças de 0 a 6 anos. A ordem de serviço da Escola do Parque Novo Mundo já foi assinada e a Secretaria de Educação prepara uma licitação para reforma do prédio doado pela Construtora RPS, no Jardim Araucária.

“Esse foi um pedido do prefeito Airton Garcia, ter uma política permanente para atender à crescente demanda de vagas e para oferecer aos pais trabalhadores o acesso e o direito a uma educação de qualidade. Desde o primeiro momento, estamos com um olhar diferenciado dentro das nossas unidades. O investimento que nós vamos fazer hoje vai contemplar os bairros que surgiram e não tem equipamentos. A partir dos próximos anos, vamos ampliar as unidades com necessidade de vagas”.

Deixe um comentário