POLÍTICA | Julio Cesar apresenta ações dos 100 dias de gestão e reafirma compromissos com transparência

Ao anunciar as ações implantadas nos 100 dias de gestão na presidência da Câmara Municipal, o vereador Julio Cesar (Democratas) reafirmou nesta quarta-feira (12) o compromisso de que todo o Legislativo esteja a serviço de São Carlos e de portas abertas para a população. Em apresentação realizada na sala das sessões do Legislativo perante representantes de órgãos de imprensa da cidade, o presidente agradeceu a todos, lamentando apenas que seu pai, falecido uma semana antes das eleições, não tenha conseguido realizar o sonho de ver o filho alcançar o posto.

Julio Cesar enalteceu o trabalho dos integrantes da Mesa Diretora, de todos os vereadores e servidores da Câmara e também o apoio da imprensa. Também frisou o compromisso de implantar mecanismos para maior transparência nas ações da Casa, reafirmando o propósito de estabelecer protagonismo ao parlamento e reafirmá-lo como fórum permanente de debates e busca de soluções para os problemas da comunidade.

O evento foi prestigiado pelos vereadores Rodson Magno do Carmo e Sérgio Rocha, 1º. e 2º. Secretários da Mesa Diretora, (também integrada por Marquinho Amaral, 1º. Vice, e Chico Loco, 2º. Vice, que justificaram ausências), Lucão Fernandes, João Muller, Elton Carvalho, Luis Enrique, Moisés Lazarine, Cidinha do Oncológico, Gustavo Pozzi, Laíde Simões, Malabim, Leandro Guerreiro, Edson Ferreira e Paraná Filho. Compareceram diretores e repórteres de jornais, emissoras de rádio e televisão, sites de notícias e também os presidentes da OAB local, Renato Cassio Soares de Barros, ACISC, José Fernando Domingues, e o representante da diretoria do Sindispam,  Gilberto Rodrigues Antunes.

Lucão Fernandes foi convidado por Julio Cesar para ocupar o assento reservado à presidência em plenário, enquanto se dirigiu à tribuna para a apresentação do painel dos 100 dias.

“CEM DIAS EM AÇÃO”

Durante a exposição, o presidente elencou as principais medidas tomadas no período, com destaque para a devolução de mais de meio milhão de reais do orçamento da Câmara ao Executivo já no primeiro mês de gestão.

Entre as ações se incluem a implantação de pregão eletrônico para aquisição de bens e serviços, medidas de transparência administrativa e eficiência de gestão e também determinações relevantes, como a da revia do Regimento Interno, para agilizar o andamento das sessões plenárias.

Ressaltou as iniciativas que refletem o respeito aos servidores da Casa, a implantação de crachás de identificação funcional, cursos de capacitação e a assinatura de convênios de cooperação com universidades. Logo no começo da gestão, houve reunião com os servidores de todos os departamentos da Câmara, para apresentação de sugestões.

Entre os projetos em destaque, citou a intensificação do Projeto Visite a Câmara e a implantação do programa “Câmara em Ação”. Outro aspecto enfocado foi o direcionamento de campanha publicitária para a interação com a comunidade e as medidas para ampliar a acessibilidade por meio do sistema closed caption e a transmissão integral das sessões pela TV com tradução na Lingua Brasileira de Sinais (Libras).

Julio Cesar citou também a realização da consulta pública sobre o transporte coletivo e a introdução de dispositivos para interatividade com os cidadãos, como a modernização do site, aplicativo para celular, disponibilização da implantação do gabinete online para os vereadores e a implantação do espaço “Presidente em Pauta”, apresentado nas redes sociais.Também foram ampliadas as audiências públicas abordando temas de relevante interesse da comunidade.

O presidente apresentou ainda um balanço das atividades legislativas registradas nos primeiros 100 dias de gestão.

No período foram apresentados 46 Projetos de Lei de iniciativa da Prefeitura; 31 Projetos de Lei de iniciativa dos vereadores; 3 Projetos de Lei da Mesa Diretora; 4 Resoluções; e 4 Projetos de Decreto Legislativo. Entre as proposições foram apresentados  609 requerimentos, 159 moções; e 171 indicações. Foram realizadas 12 sessões ordinárias, 6 solenes, 9 audiências públicas, 7 pronunciamentos na Tribuna Livre, 1 Consulta Pública e 10 Visitas do Projeto Visite a Câmara.

Deixe uma resposta