SÃO CARLOS | Vacinação contra a gripe segue até o dia 26 em todas as unidades de Saúde

Com o fim do dia de mobilização pela prevenção à gripe, as pessoas mais vulneráveis a doença, que preenchem os requesitos dos grupos prioritários para vacinação, podem continuar a receber as doses da vacina contra a gripe até do dia 26 de maio em todas as unidades de Saúde. São Carlos já vacinou até o momento, 20.966 pessoas, uma cobertura vacinal de 39,05%.

Na rede pública, a vacina contra a influenza é direcionada para os grupos prioritários: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, idosos (a partir de 60 anos), povos indígenas, pacientes portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e os professores das escolas públicas e privadas. Também estão autorizados a receberem a vacina os policiais militares e civis, bombeiros, funcionários do Poupatempo, funcionários dos Correios e trabalhadores da Defesa Civil e Guarda Municipal. Para terem acesso à vacina, os profissionais deve apresentar algum comprovante de que exerce a atividade. A Secretaria Municipal de Saúde tem como meta, até o próximo dia 26, alcançar a vacinação de 95% de uma população total de 49.725 pessoas. 

Dia D

O Dia D da Mobilização Nacional realizado no sábado (13) foi a oportunidade para que as pessoas que não encontram tempo durante os dias úteis também recebessem a dose da vacina. Em São Carlos todas as unidades de saúde e postos extras de vacinação na Fundação Educacional São Carlos (FESC) da Vila Nery e na Igreja Santo Antônio, na Vila Prado estiveram abertas para vacinação de todos os grupos das 8h às 17h.

O prefeito Airton Garcia manteve o compromisso com a Saúde e durante visita a Unidade de Saúde da Família (USF) Jóquei Clube e Jardim Guanabara conversou com os pacientes e profissionais de saúde e recebeu do vereador Elton Carvalho, que também atua no setor de saúde do município, a dose da vacina contra a gripe. O prefeito também foi convidado pela cirurgiã dentista Milvia Marrara a fazer uma rápida avaliação para a prevenção do câncer bucal. Acompanharam o prefeito durante visita a USF os secretários municipais Edson Ferraz (Esportes e Lazer) e Mateus de Aquino (Comunicação).

Balanço de vacinação

Segundo a Vigilância Epidemiológica pouco mais de 20 mil pessoas já estão vacinados contra a gripe na cidade. Entre os chamados grupos prioritários, aponta o balanço parcial, 20.966 pessoas receberam a vacina. A maior cobertura foi entre os idosos (60 anos ou mais) contabilizando 14.112 doses aplicadas. Entre os trabalhadores de saúde foram vacinadas 3.380 pessoas e entre as gestantes já foram aplicadas 715 doses. Foram vacinadas ainda 2.153 crianças, 326 professores, 109 puérperas, 104 funcionários do sistema prisional e 65 pessoas entre a população privada de liberdade.

A proteção da vacina Influenza trivalente de 2017 atua contra três subtipos do vírus da gripe: Influenza A (H1N1), A (H3N2) e Influenza B; dura cerca de um ano e reduz a possibilidade do agravamento dos casos. A imunização é contraindicada para quem tem alergia grave a ovo ou que já apresentaram reação alérgica à vacina anteriormente.

Deixe uma resposta