IBATÉ | Projeto Parlamento Jovem Ibateense movimenta jovens das escolas da cidade

 

Na tarde desta segunda-feira, 19, foi realizada a abertura do Parlamento Jovem Ibateense (PJI) 2017, projeto de autoria do ex-vereador Mario Alberto Frigieri Junior, o Marinho, que visa ensinar aos alunos do ensino médio das escolas estaduais públicas e privadas, a funcionalidade do Legislativo Municipal.

Os vereadores jovens eleitos tomaram posse e irão vivenciar na prática, o trabalho da Câmara de Ibaté, elaborando e defendendo seus projetos de leis e debatendo temas de grande importância para o município. Cada um dos nove vereadores jovens também contarão com um assessor jovem, escolhidos através dos projetos inscritos na edição desse ano.

A cerimônia de abertura contou com a presença do vice-prefeito Horácio Sanchez, que representou o prefeito José Luiz Parella; do secretario parlamentar Paulo Melo, que representou o deputado federal Lobbe Neto; do presidente da Câmara de Ibaté, Valentim da Autoescola; dos vereadores Tonho Pernambuco, Ivani de Almeida, Neia Monte, Du da Autoescola e Silvano da Água Viva; além do professor Valdir Paganotto, representando a dirigente regional de ensino, Débora Gonzalez Costa Blanco; alunos; diretores, professores e coordenadores das escolas participantes.

Em seu pronunciamento, Horácio Sanchez destacou a importância do PJI aos jovens. “Comecei trabalhar muito cedo e entrei para a política um pouco tarde. Vocês têm a chance de conhecer o trabalho legislativo e serem os futuros vereadores, prefeitos, deputados, enfim, o que sonharem. Basta acreditar, sonhar e realizar”, comentou. “Em nome do nosso prefeito Zé Parrella, coloco-me à disposição de vocês para debatermos os assuntos importantes para a nossa cidade e tenham uma excelente semana de aprendizados e discussões”, completou.

Paulo Melo lembrou que o Parlamento Jovem Ibateense foi originado do Parlamento Jovem Brasileiro da Câmara dos Deputados, que tem como autor o deputado federal Lobbe Neto. “Esse ano, acontece no Congresso Nacional, a 14ª edição do Parlamento Jovem Nacional, que foi criado em 2003, por uma Resolução da Câmara dos Deputados, de iniciativa do deputado Lobbe, que em seu primeiro mandato, levou essa ideia para o Congresso”, comentou. “Nosso Estado será, mais uma vez, representado por 11 jovens e esperamos contar com algum jovem daqui de Ibaté”, completou.

De acordo com o ex-vereador Marinho, o principal objetivo do PJI é preparar os jovens para o exercício da cidadania, para que garantam seus direitos fundamentais, exerçam seus deveres e participem ativamente da construção do bem comum. “Fico feliz em saber que os vereadores dessa legislatura deram sequência nesse projeto, que me foi apresentado pelo deputado federal Lobbe Neto. O papel da juventude é sempre importante para oxigenar a política da nossa cidade, do nosso Estado e também do país”, comentou.

Durante a sessão de hoje, os nove jovens foram diplomados e os trabalhos do Parlamento Jovem Ibateense serão dirigidos por uma Mesa Executiva, eleita por eles mesmos, composta por Presidente, Vice – Presidente, 1° e 2° Secretários.

A legislatura terá a duração de uma semana e ocorre entre os dias 19 e 23 de junho, na Câmara Municipal de Ibaté, onde acontecem todas as Sessões. 

Por 05 votos a 04, a Mesa Diretora do Parlamento Jovem Ibateense 2017 ficou composta da seguinte forma:

  • Luma de Oliveira Ferreira – presidente;
  • Ana Rafaela Ibelli de Araújo – vice-presidente;
  • Guilherme da Silva Santos – primeiro-secretário;
  • José Benedito Trevisan – segundo-secretário.

Deixe um comentário